Como Implementar um Sistema Gerencial de Controle

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Todas as informações sobre o tema encontram-se abaixo.
Programa sujeito a alterações.

As organizações públicas e privadas têm como preocupação permanente o alcance de objetivos operacionais. Os gestores não dão a importância necessária na gestão de seus processos às práticas e princípios de Controle Interno e Análise de Risco, duas ferramentas que podem dar suporte á consecução de objetivos, identificação de riscos e melhor gerencia desses processos. Nesse treinamento serão abordadas as práticas e princípios de Controle Interno da Escola Americana de Auditoria, um resumo da metodologia do C.O.S.O e das proposições do Comitê da Basiléia. Além disso, será demonstrada uma metodologia de Análise de Processos e os princípios do Sistema Gerencial de Controles, informações necessárias para melhor gestão de processos internos.

PÚBLICO-ALVO

Dada a generalidade do programa apresentado, o curso aplica-se, indiferentemente, a gestores e profissionais de instituições públicas e empresas privadas, com atuação em qualquer área da estrutura organizacional, havendo, no entanto, maior aplicabilidade àqueles que tenham sob sua responsabilidade a operação e controle de processos internos da organização.

BENEFÍCIOS ESPERADOS PARA O PARTICIPANTE

• Claro entendimento da importância dos Controles Internos e Análise de Risco na administração dos processos internos
• Conhecimento do conceito de Controle Interno incluindo a Metodologia C.O.S.O (Comitee of Sponsoring Organizations) e a nova versão do COSO 2013, além dos princípios do Comitê da Basiléia destacando seus fundamentos e aplicação aos processos organizacionais.
• Conscientização quanto ao ganho de eficiência em suas atividades, com o conhecimento da Análise de Processos.
• Domínio de técnicas para analisar e melhorar os processos existentes e para implementar novos processos.

PROGRAMA

Módulo I

  • O Sistema Gerencial de Controles;
  • Responsabilidade da Diretoria e dos Gestores;
  • O Ambiente de Controles Internos na Organização;
  • Como “incentivar” a prática de controles pelos Gestores;
  • Benefícios de um Sistema Gerencial de Controles.

Módulo II: Controle Interno

  • Escola Americana de Auditoria;
  • Definição de Controle Interno;
  • Principais tipos de Controle Interno;
  • Controle Contábil, Controle Administrativo e Controle Estrutural.

Módulo III: Controles Internos (Metodologia C.O.S.O.)

  • Como surgiu a Metodologia C.O.S.O;
  • Objetivos do C.O.S.O;
  • Visão do Processo Controle Interno (os cinco elementos);
  • Ambiente de Controle;
  • Avaliação e gerenciamento de Riscos;
  • Atividades de Controle;
  • Informação e Comunicação;
  • Monitoramento;
  • Componentes da Avaliação dos Controles e Gerenciamento dos Riscos de acordo com a Metodologia C.O.S.O;
  • Cenário Interno;
  • Fixação de Objetivos;
  • Identificação de Impactos;
  • Avaliação de Risco;
  • Planos de Ação;
  • Atividades de Controle;
  • Disseminação;
  • Follow-up.

Módulo IV- Controles Internos (Comitê da Basiléia)

  • Objetivo Inicial;
  • Responsabilidade do Conselho de Administração e dos Gestores;
  • Considerações sobre os Principais Riscos:
  1. de crédito;
  2. de país e transferência;
  3. de mercado;
  4. de liquidez;
  5. de operação;
  6. da taxa de juros;legais.

COSO 2013 (Nova Versão)

  • Nova Visão;
  • Objetivos do COSO 2013;
  • Componentes do COSO 2013;
  • Os 17 princípios de controle do COSO 2103.

Princípios Aplicáveis de Controle Interno segundo orientação do Comitê da Basiléia

  • As Atividades de Controle;
  • A Informação e Comunicação;
  • O Monitoramento dos Planos de Ação;
  • Comparação entre a Escola Americana, a metodologia C.O.S.O e Comitê da Basiléia nas práticas de controle recomendadas;
  • Relação Entre Processo, Risco e o Objetivo do Controle:
  1. Em Compras;
  2. No Contas a Pagar.

Módulo V: Análise de Risco

  • Esquema da análise de risco;
  • Princípios de avaliação de risco;
  • Tipos de risco;
  • Matriz de risco (exemplo: compras).

Módulo VI: Análise de Processos

  • Preliminares;
  • Definição;
  • Categorias de processos;
  • Origem da análise de processos;
  • Solução de tarefas x Solução de processos;
  • Objetivos da Análise de Processos;
  • Quando Precisamos Analisar nossos processos;
  • Melhoria x Reengenharia de processos;
  • Questões Básicas de Análise de processos;
  • Mudanças Internas Necessárias em uma Organização Voltada a Processos;
  • Na estrutura Organizacional;
  • Nos métodos de trabalho;
  • Nos princípios de Avaliação de Desempenho;
  • Nos Métodos de Gerência;
  • Metodologia de Análise de Processos;
  • As 5 etapas da metodologia “Rápida Reengenharia”.

Módulo VII- Balanced Scorecard

  • Princípios e Definição;
  • Como elaborar o BSC;
  • Exemplo de BSC Organizacional;
  • Objetivos do BSC.

Módulo VIII: Fraudes

  • A motivação do fraudador;
  • A aposta do fraudador;
  • Fases de uma fraude;
  • Porque ocorrem fraudes;
  • Sinais de alerta de uma fraude;
  • Áreas preferidas.

Módulo IX- Fases de Implementação do Sistema Gerencial de Controle

Estudo de Caso (em grupos de trabalho)

LOCALIZAÇÃO Localização no Google Maps

IBEF-Rio, na Av. Rio Branco, 156, Conj. 402/4º andar – Ala C, Centro-RJ - (Fácil acesso com localização privilegiada sobre a Estação Carioca do Metrô, em frente ao VLT, a 100 m do Estacionamento Ed. Garagem - Menezes Cortes - e a 5 min. do aeroporto Santos Dumont).

    Gostaria de ser avisado(a) quando o tema estiver agendado


    * Itens com preenchimento obrigatório

    EDUCAÇÃO EMPRESARIAL

    IBEF Rio de Janeiro

    POLÍTICA DE PAGAMENTO, CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO, CANCELAMENTO E REEMBOLSO

    POLÍTICA DE PRIVACIDADE

    • Pagamento

    O IBEF Rio de Janeiro comunica aos participantes de suas atividades que os pagamentos podem ser realizados da seguinte forma:

    Pessoa Jurídica: faturamos para até 30 dias emitindo boleto e NF.

    Pessoa Física: em espécie (moeda R$) em nossa Secretaria; PIX; transferência bancária; cartão de crédito ou débito pelo PagSeguro em nosso site (não dispomos de máquina física em nossa Sede); boleto à vista; cheque em até 3 vezes, sendo o primeiro cheque descontado em no máximo, 5 (cinco dias) úteis antes da realização do evento e os demais cheques para 30 e 60 dias.

    O prazo máximo de 5 dias úteis antes da realização do evento deverá ser respeitado para todas as modalidades de pagamento, excluindo somente o pagamento on-line através do PagSeguro. A partir deste prazo não podemos garantir a confirmação de inscrição devido ao limite de participantes de cada evento.

    Dados IBEF

    PIX: 34.163.329/0001-95

    Favorecido: Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF Rio de Janeiro
    CNPJ: 34.163.329/0001-95 – I.M: 00.308.927
    Itaú: Nº Banco: 341 – Agência: 8548 – C/C: 25781-8
    Banco do Brasil: Nº Banco: 001 – Agência: 183-X – C/C: 420085-3
    Bradesco: Nº Banco: 237 – Agência: 3122-4 – C/C 082339-2

    Observações

    É indispensável o envio do comprovante de depósito via e-mail para reservas@ibefrio.org.br e financas@ibefrio.org.br, constando nome completo e o respectivo curso/palestra que se refere a fim de identificarmos o pagamento e confirmarmos a inscrição. O prazo de 5 dias úteis anteriores à realização do evento também deverá ser respeitado para o envio da comprovação de pagamento.

    Nota fiscal deverá ser solicitada via e-mail para financas@ibefrio.org.br

    • Confirmação de Inscrição

    A confirmação do evento acontecerá via e-mail quando o número mínimo de inscrições estiver confirmado para viabilizar a sua realização. O prazo para a confirmação será em 24 horas (formato online) e 72 horas (formato presencial) antes da realização do evento.

    Ressaltamos que a inscrição do participante só é efetivada após a confirmação da identificação do pagamento.

    • Cancelamento

     Para solicitar cancelamento de inscrição em eventos, favor enviar e-mail para reservas@ibefrio.org.br com no mínimo 72 horas úteis de antecedência, indicando a sua preferência por reembolso ou crédito.

    Caso este prazo não seja respeitado, o IBEF Rio de Janeiro não possuí nenhuma obrigação de devolução do valor pago, seja este integral ou parcial. Em adição, se o valor estiver sendo parcelado, cabe ao participante honrar com as demais parcelas, independentemente da modalidade de pagamento escolhida. Quando uma inscrição for solicitada e não for cancelada com 72 horas de antecedência e o pagamento (integral ou parcial) não for identificado, será cobrado o valor de R$ 70,00 referente aos custos de impressão do material didático, certificado, placas e outras providências necessárias para receber o participante no referido curso/palestra/evento.

    Exemplo:

    Se o evento estiver marcado para uma segunda-feira, a solicitação de cancelamento deverá ser formalizada, impreterivelmente, na quarta-feira da semana anterior à sua realização. Após este prazo, o participante perde o seu direito ao reembolso ou crédito.

    Em caso de cancelamento do evento, os inscritos serão avisados com antecedência mínima de 24 horas (formato online) e 72 horas (formato presencial) úteis antes da realização. A exceção deste prazo será apenas por motivos de força maior.

    • Reembolso ou Crédito

    Em caso de cancelamento da inscrição pelo participante em até 72 horas antes da realização do evento temos duas formas de devolução dos valores pagos: por depósito na conta corrente do favorecido em até cinco dias úteis após a solicitação ou por meio de crédito por até 06 (seis) meses para utilização em nossas atividades. Para participantes que realizaram o pagamento pelo PagSeguro verificar os procedimentos de cancelamento no próprio site.

    Em caso de cancelamento do evento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido integralmente por depósito na conta corrente do favorecido em até cinco dias úteis após o cancelamento ou por meio de crédito por até 06 (seis) meses para utilização em nossas atividades. Porém, não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa, desta forma sempre orientamos os participantes aguardarem o recebimento da confirmação do evento por e-mail.

    • Informações

    Todos os nossos cursos possuem certificado. Caso alguma Palestra não contenha a informação de que o certificado está incluído e necessite ou deseje a comprovação de presença, favor solicitar via e-mail para reservas@ibefrio.org.br.

    • Política de Privacidade

    Ao confirmar a sua inscrição nos cursos, palestras e eventos, os participantes e instrutores/palestrantes, autorizam a utilização da sua imagem e também do seu nome nas mídias sociais, impressas e digitais, veiculadas pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças.

    Esta autorização é concedida a título gratuito, abrangendo todo território nacional e o exterior, em todas as suas modalidades e sem limite de tempo ou número de utilizações. Consequentemente, os participantes e instrutores/palestrantes, concordam ser identificados pelo nome, sem título de direitos conexos à sua imagem.

    Ao confirmar sua inscrição e/ou participação nas atividades do IBEF, os instrutores/palestrantes e participantes autorizam a utilização de seus dados pessoais e profissionais como por exemplo, e-mail e telefone celular para o envio de comunicados de nossas atividades e o seu compartilhamento somente com empresas associadas a esta Instituição e/ou parceiras. A nossa política de uso de dados do IBEF Rio de Janeiro está de acordo com Lei Geral de Proteção de Dados, (Lei nº 13.709 de 14 de agosto de 2018).

    Caso o palestrante/instrutor/participante não deseje ou não possa autorizar o uso da sua imagem ou de seus dados, solicitamos que avise à equipe do IBEF-Rio.

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