Rafael Monteiro

Sócio da prática de Infraestrutura & Projetos de Capital da Deloitte com mais de 15 anos de experiência e atualmente mestrando em engenharia com foco em contratos internacionais de construção pela Universidade de Stuttgart, Alemanha. Engenheiro Químico pela UFMG e pós-graduado em Estatística pela mesma universidade.
Liderou diversos projetos no Brasil, Peru, México e Moçambique, aconselhando e servindo os clientes em todo o ciclo de vida de um ativo. Minhas áreas de experiência incluem a gestão de portfólio e programas, estratégia para implantar megaprojetos, implantação e operação de PMOs, controle e monitoramento de projetos, gestão de contratos, além de vasta experiência em pleitos, disputas e litígios.
Recentemente, se dedica ao tema de como podemos criar uma relação mais sustentável e colaborativa entre investidores de projetos e os construtores, seja por meio de contratos colaborativos, da alocação adequada de riscos ou até mesmo alavancando a transformação digital no setor de engenharia e construção.
Concomitantemente, é o Sócio Líder na Deloitte para a prática de Disputas e Litígios em Engenharia e Construção.
Membro da Dispute Review Board Foundation (DRBF), da Associação para o Desenvolvimento da Engenharia de Custos (AACE), da Society of Construction Law UK (SCL) e do IBDiC.
Autor convidado da série “Pareceres de Engenharia vols. I, II e III” (Clube dos Autores).

Temas ministrados no IBEF-Rio por Rafael Monteiro