Gestão Financeira de Contratos
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Programa sujeito a alterações.
A abordagem econômico-financeira de contratos de serviços e de compra/venda nas fases de planejamento e execução.
OBJETIVOS
Transmitir os conhecimentos aplicáveis à análise financeira prospectiva de contratos administrativos e privados de prestação de serviços e de compra e venda de bens, do ponto de vista da contratada e do contratante.
Expor a metodologia de acompanhamento de rentabilidade e custo de contratos. Apresentação de ferramentas de análise aplicáveis à renegociação contratual.
PÚBLICO ALVO
Gestores de contratos, profissionais das áreas administrativa, financeira, comercial e jurídica de entidades públicas e privadas, envolvidos com a análise de editais, contratos e propostas comerciais, além da renegociação de contratos e acompanhamento de sua rentabilidade ou custo.
BENEFÍCIOS ESPERADOS PARA O PARTICIPANTE
Domínio de todo o enfoque financeiro do planejamento e controle de contratos.
BENEFÍCIOS ESPERADOS PARA A ORGANIZAÇÃO
Obter uma previsão completa dos impactos financeiros dos contratos antes de sua implementação e fazer a avaliação dos resultados alcançados.
METODOLOGIA
Aulas expositivas ilustradas com exemplos práticos e discussão de casos.
PROGRAMA
Módulo I
Formação do preço contratual
- Elementos de composição do custo direto;
- Critérios para alocação do custo indireto de um contrato;
- Efeito das condições contratuais sobre o
preço (garantias, cronograma de pagamento, fórmula e periodicidade de reajuste, prazo
de pagamento, etc.). - Impacto do sistema da tributação da contratada sobre o preço;
- Cálculo e análise do BDI (Benefícios e despesas indiretas);
- Como tratar a exclusão do Imposto de Renda e Contribuição Social no preço contratual;
- Uso da simulação de Monte Carlo para a estimação de preços concorrentes em propostas.
Análise do preço contratual
- Conceito legal e econômico de preço inexequível;
- Avaliação de propostas comerciais com financiamento;
- Efeito taxa de atratividade da contratante e do prazo do contrato no cálculo do valor presente de uma proposta;
- Efeito de descasamento entre cronograma de execução e cronograma de pagamento.
Módulo II
Atualização monetária
- Montagem de fórmulas paramétricas para reajuste de preços;
- Análise comparativa dos índices de inflação;
- Reajuste de preços em moeda estrangeira;
- Falhas típicas nas cláusulas de atualização monetária de preços contratuais.
Acompanhamento e controle da rentabilidade de contratos
- Critérios de aferição da rentabilidade contratual;
- Indicadores de rentabilidade de um contrato;
- Cálculo das perdas com a ocorrência de eventos imprevistos, de consequências temporárias e permanentes;
- Estimação do resíduo econômico de um contrato.
Módulo III
Renegociação de contratos
- Bases econômicas para revisão de preço;
- Critérios objetivos para identificação do desequilíbrio econômico de um contrato;
- Cálculo dos limites de alteração no preço contratual com base em critérios técnicos;
- Hierarquia de parcelas negociáveis do BDI;
- Indicadores de rentabilidade excessiva ou insuficiente de
um contrato.
LOCALIZAÇÃO
IBEF-Rio, na Av. Rio Branco, 156, Conj. 402/4º andar – Ala C, Centro-RJ - (Fácil acesso com localização privilegiada sobre a Estação Carioca do Metrô, em frente ao VLT, a 100 m do Estacionamento Ed. Garagem - Menezes Cortes - e a 5 min. do aeroporto Santos Dumont).
EDUCAÇÃO EMPRESARIAL
IBEF Rio de Janeiro
POLÍTICA DE PAGAMENTO, CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO, CANCELAMENTO E REEMBOLSO
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
- Pagamento
O IBEF Rio de Janeiro comunica aos participantes de suas atividades que os pagamentos podem ser realizados da seguinte forma:
Pessoa Jurídica: faturamos para até 30 dias emitindo boleto e NF.
Pessoa Física: em espécie (moeda R$) em nossa Secretaria; PIX; transferência bancária; cartão de crédito ou débito pelo PagSeguro em nosso site (não dispomos de máquina física em nossa Sede); boleto à vista; cheque em até 3 vezes, sendo o primeiro cheque descontado em no máximo, 5 (cinco dias) úteis antes da realização do evento e os demais cheques para 30 e 60 dias.
O prazo máximo de 5 dias úteis antes da realização do evento deverá ser respeitado para todas as modalidades de pagamento, excluindo somente o pagamento on-line através do PagSeguro. A partir deste prazo não podemos garantir a confirmação de inscrição devido ao limite de participantes de cada evento.
Dados IBEF
PIX: 34.163.329/0001-95
Favorecido: Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF Rio de Janeiro
CNPJ: 34.163.329/0001-95 – I.M: 00.308.927
Itaú: Nº Banco: 341 – Agência: 8548 – C/C: 25781-8
Banco do Brasil: Nº Banco: 001 – Agência: 183-X – C/C: 420085-3
Bradesco: Nº Banco: 237 – Agência: 3122-4 – C/C 082339-2
Observações
O IBEF Rio de Janeiro somente se comunica com seus clientes através de seus canais oficiais, seja por e-mail, com o domínio @ibefrio.org.br, ou pelos números de Whatsapp: (21) 96925-0202 / (21) 96740-6784 / (21) 97145-1798.
É indispensável o envio do comprovante de depósito via e-mail para reservas@ibefrio.org.br e financas@ibefrio.org.br, constando nome completo e o respectivo curso/palestra que se refere a fim de identificarmos o pagamento e confirmarmos a inscrição. O prazo de 5 dias úteis anteriores à realização do evento também deverá ser respeitado para o envio da comprovação de pagamento.
Nota fiscal deverá ser solicitada via e-mail para financas@ibefrio.org.br
- Confirmação de Inscrição
A confirmação do evento acontecerá via e-mail quando o número mínimo de inscrições estiver confirmado para viabilizar a sua realização. O prazo para a confirmação será em 24 horas (formato online) e 72 horas (formato presencial) antes da realização do evento.
Ressaltamos que a inscrição do participante só é efetivada após a confirmação da identificação do pagamento.
- Cancelamento
Para solicitar cancelamento de inscrição em eventos, favor enviar e-mail para reservas@ibefrio.org.br com no mínimo 72 horas úteis de antecedência, indicando a sua preferência por reembolso ou crédito.
Caso este prazo não seja respeitado, o IBEF Rio de Janeiro não possuí nenhuma obrigação de devolução do valor pago, seja este integral ou parcial. Em adição, se o valor estiver sendo parcelado, cabe ao participante honrar com as demais parcelas, independentemente da modalidade de pagamento escolhida. Quando uma inscrição for solicitada e não for cancelada com 72 horas de antecedência e o pagamento (integral ou parcial) não for identificado, será cobrado o valor de R$ 70,00 referente aos custos de impressão do material didático, certificado, placas e outras providências necessárias para receber o participante no referido curso/palestra/evento.
Exemplo:
Se o evento estiver marcado para uma segunda-feira, a solicitação de cancelamento deverá ser formalizada, impreterivelmente, na quarta-feira da semana anterior à sua realização. Após este prazo, o participante perde o seu direito ao reembolso ou crédito.
Em caso de cancelamento do evento, os inscritos serão avisados com antecedência mínima de 24 horas (formato online) e 72 horas (formato presencial) úteis antes da realização. A exceção deste prazo será apenas por motivos de força maior.
- Reembolso ou Crédito
Em caso de cancelamento da inscrição pelo participante em até 72 horas antes da realização do evento temos duas formas de devolução dos valores pagos: por depósito na conta corrente do favorecido em até cinco dias úteis após a solicitação ou por meio de crédito por até 06 (seis) meses para utilização em nossas atividades. Para participantes que realizaram o pagamento pelo PagSeguro verificar os procedimentos de cancelamento no próprio site.
Em caso de cancelamento do evento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido integralmente por depósito na conta corrente do favorecido em até cinco dias úteis após o cancelamento ou por meio de crédito por até 06 (seis) meses para utilização em nossas atividades. Porém, não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa, desta forma sempre orientamos os participantes aguardarem o recebimento da confirmação do evento por e-mail.
- Informações
Todos os nossos cursos possuem certificado. Caso alguma Palestra não contenha a informação de que o certificado está incluído e necessite ou deseje a comprovação de presença, favor solicitar via e-mail para reservas@ibefrio.org.br.
- Política de Privacidade
Ao confirmar a sua inscrição nos cursos, palestras e eventos, os participantes e instrutores/palestrantes, autorizam a utilização da sua imagem e também do seu nome nas mídias sociais, impressas e digitais, veiculadas pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças.
Esta autorização é concedida a título gratuito, abrangendo todo território nacional e o exterior, em todas as suas modalidades, pelo prazo de 5 (cinco) anos, independentemente do número de utilizações. Consequentemente, os participantes e instrutores/palestrantes, concordam ser identificados pelo nome, sem título de direitos conexos à sua imagem.
Ao confirmar sua inscrição e/ou participação nas atividades do IBEF, os instrutores/palestrantes e participantes autorizam a utilização de seus dados pessoais e profissionais como por exemplo, e-mail e telefone celular para o envio de comunicados de nossas atividades e o seu compartilhamento somente com empresas associadas a esta Instituição, patrocinadores e/ou parceiras, inclusive para fins promocionais, comerciais e de marketing. A nossa política de uso de dados do IBEF Rio de Janeiro está de acordo com Lei Geral de Proteção de Dados, (Lei nº 13.709 de 14 de agosto de 2018). Para solicitações de exclusão de dados ou descadastro de e-mail de nosso sistema, encaminhar e-mail para administracao@ibefrio.org.br com cópia para marketing@ibefrio.org.br.
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