Gestão e Mensuração de Carbono: Riscos e Oportunidades para as Organizações e Investidores (On-line)

27, 28 e 29 de setembro - 18h30 às 20h30
Carga Horária: 08 horas - Núcleo:

 

Devido à realização da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP26, em Glasgow, é imprescindível que os líderes empresariais e investidores unam esforços para limitar o aquecimento global e, por conseguinte, acelerar a chamada transição para carbono zero.
De modo a colaborar com esta discussão, o presente curso está constituído com princípios que contribuem (e orientam) para uma gestão sustentável e eficiente na redução e no equilíbrio das emissões de gases de efeito estufa (GEE).

OBJETIVOS

Analisar os riscos e oportunidades das mudanças climáticas para melhores estratégias da limitação do aquecimento global e da transição para carbono zero, bem como discutir as recomendações de relato da Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD). Esclarecer o contexto da precificação de carbono e os mecanismos e estratégias da descarbonização por meio de exemplos de aplicação por empresas e investidores.

PÚBLICO-ALVO

Para todo e qualquer profissional do setor privado e do setor público, da indústria, do comércio, de serviços e bancário-financeiro, assim como alunos das áreas de Economia, Administração e Direito e demais interessados em obter uma visão sobre os riscos e oportunidades na gestão e mensuração de carbono por uma organização e seus investidores.

BENEFÍCIOS ESPERADOS PARA A ORGANIZAÇÃO E PARTICIPANTES

O curso oferece um conjunto de princípios que orientam as estratégias das empresas e investidores em limitar o aquecimento global abaixo de 2oC ao limite máximo de até 1,5oC acima dos níveis pré-industriais, conforme orientações do Acordo de Paris (2015). Ao mesmo tempo, o curso corrobora com a construção de cenários para desenvolvimento da transição para o carbono zero das organizações.

METODOLOGIA

Aulas expositivas online, com exemplos e interação através das perguntas sobre os casos reais dos participantes. Material didático, distribuído previamente, composto por um conjunto de slides que contemplam as informações para o devido aprofundamento analítico sobre os temas a serem apresentados ao longo do curso.

PROGRAMA

Riscos e Oportunidades relacionados às Mudanças do Clima

  • Visão geral dos riscos físicos e de transição das mudanças climáticas;
  • Oportunidades relacionadas ao clima.

Recomendações de categorias de relato propostas pelo Task Force on Climate-related Financial Disclosures

  • Caminhos globais dos GEE em função de diferentes cenários de mitigação e adaptação, políticas atuais, compromissos de Paris e ações forçadas;
  • Recomendações da TCFD sobre divulgações financeiras relacionadas ao Clima.

Precificação de Carbono: grande desafio da COP-26

  • Análise da importância da COP-26;
  • Mensuração da pegada de carbono: métricas e metas;
  • Aplicações e ferramentas para adaptar à estratégia do negócio;
  • Integração às diretrizes ESG.

Mecanismos e Estratégias de Descarbonização: um olhar para os investidores

  • Mudanças climáticas e estabilidade financeira: materialidade dos riscos climáticos;
  • Conceitos e ferramentas para investidores.

APOIO

 

LOCALIZAÇÃO Localização no Google Maps

On-line

INVESTIMENTO

Integral: R$ 240,00

FOA - Funcionários de Organizações Associadas ao IBEF: R$ 180,00

Associados ao IBEF: R$ 120,00

O investimento inclui: Certificado e material didático digital.

EDUCAÇÃO EMPRESARIAL

IBEF Rio de Janeiro

POLÍTICA DE PAGAMENTO, CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO, CANCELAMENTO E REEMBOLSO

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

  • Pagamento

O IBEF Rio de Janeiro comunica aos participantes de suas atividades que os pagamentos podem ser realizados da seguinte forma:

Pessoa Jurídica: faturamos para até 30 dias emitindo boleto e NF.

Pessoa Física: em espécie (moeda R$) em nossa Secretaria; PIX; transferência bancária; cartão de crédito ou débito pelo PagSeguro em nosso site (não dispomos de máquina física em nossa Sede); boleto à vista; cheque em até 3 vezes, sendo o primeiro cheque descontado em no máximo, 5 (cinco dias) úteis antes da realização do evento e os demais cheques para 30 e 60 dias.

O prazo máximo de 5 dias úteis antes da realização do evento deverá ser respeitado para todas as modalidades de pagamento, excluindo somente o pagamento on-line através do PagSeguro. A partir deste prazo não podemos garantir a confirmação de inscrição devido ao limite de participantes de cada evento.

Dados IBEF

PIX: 34.163.329/0001-95

Favorecido: Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF Rio de Janeiro
CNPJ: 34.163.329/0001-95 – I.M: 00.308.927
Itaú: Nº Banco: 341 – Agência: 8548 – C/C: 25781-8
Banco do Brasil: Nº Banco: 001 – Agência: 183-X – C/C: 420085-3
Bradesco: Nº Banco: 237 – Agência: 3122-4 – C/C 082339-2

Observações

É indispensável o envio do comprovante de depósito via e-mail para reservas@ibefrio.org.br e financas@ibefrio.org.br, constando nome completo e o respectivo curso/palestra que se refere a fim de identificarmos o pagamento e confirmarmos a inscrição. O prazo de 5 dias úteis anteriores à realização do evento também deverá ser respeitado para o envio da comprovação de pagamento.

Nota fiscal deverá ser solicitada via e-mail para financas@ibefrio.org.br

  • Confirmação de Inscrição

A confirmação do evento acontecerá via e-mail quando o número mínimo de inscrições estiver confirmado para viabilizar a sua realização. O prazo para a confirmação será em 24 horas (formato online) e 72 horas (formato presencial) antes da realização do evento.

Ressaltamos que a inscrição do participante só é efetivada após a confirmação da identificação do pagamento.

  • Cancelamento

 Para solicitar cancelamento de inscrição em eventos, favor enviar e-mail para reservas@ibefrio.org.br com no mínimo 72 horas úteis de antecedência, indicando a sua preferência por reembolso ou crédito.

Caso este prazo não seja respeitado, o IBEF Rio de Janeiro não possuí nenhuma obrigação de devolução do valor pago, seja este integral ou parcial. Em adição, se o valor estiver sendo parcelado, cabe ao participante honrar com as demais parcelas, independentemente da modalidade de pagamento escolhida. Quando uma inscrição for solicitada e não for cancelada com 72 horas de antecedência e o pagamento (integral ou parcial) não for identificado, será cobrado o valor de R$ 70,00 referente aos custos de impressão do material didático, certificado, placas e outras providências necessárias para receber o participante no referido curso/palestra/evento.

Exemplo:

Se o evento estiver marcado para uma segunda-feira, a solicitação de cancelamento deverá ser formalizada, impreterivelmente, na quarta-feira da semana anterior à sua realização. Após este prazo, o participante perde o seu direito ao reembolso ou crédito.

Em caso de cancelamento do evento, os inscritos serão avisados com antecedência mínima de 24 horas (formato online) e 72 horas (formato presencial) úteis antes da realização. A exceção deste prazo será apenas por motivos de força maior.

  • Reembolso ou Crédito

Em caso de cancelamento da inscrição pelo participante em até 72 horas antes da realização do evento temos duas formas de devolução dos valores pagos: por depósito na conta corrente do favorecido em até cinco dias úteis após a solicitação ou por meio de crédito por até 06 (seis) meses para utilização em nossas atividades. Para participantes que realizaram o pagamento pelo PagSeguro verificar os procedimentos de cancelamento no próprio site.

Em caso de cancelamento do evento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido integralmente por depósito na conta corrente do favorecido em até cinco dias úteis após o cancelamento ou por meio de crédito por até 06 (seis) meses para utilização em nossas atividades. Porém, não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa, desta forma sempre orientamos os participantes aguardarem o recebimento da confirmação do evento por e-mail.

  • Informações

Todos os nossos cursos possuem certificado. Caso alguma Palestra não contenha a informação de que o certificado está incluído e necessite ou deseje a comprovação de presença, favor solicitar via e-mail para reservas@ibefrio.org.br.

  • Política de Privacidade

Ao confirmar a sua inscrição nos cursos, palestras e eventos, os participantes e instrutores/palestrantes, autorizam a utilização da sua imagem e também do seu nome nas mídias sociais, impressas e digitais, veiculadas pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças.

Esta autorização é concedida a título gratuito, abrangendo todo território nacional e o exterior, em todas as suas modalidades, pelo prazo de 5 (cinco) anos, independentemente do número de utilizações. Consequentemente, os participantes e instrutores/palestrantes, concordam ser identificados pelo nome, sem título de direitos conexos à sua imagem.

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