Gestão de Projetos Avançado, com base nas práticas do PMI

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Todas as informações sobre o tema encontram-se abaixo.
Programa sujeito a alterações.

Conceitos básicos de gerenciamento de projetos, com aplicação prática e uso de ferramentas de mercado

As empresas e suas operações estão cada vez mais projetizadas, ou seja, não funcionam mais só sob a ótica departamental e funcional, passando a operar por projetos, de forma que os resultados possam ser apurados por empreendimentos ou projetos. Isso não mais se aplica somente as empresas de TI e engenharia, se aplicam também a empresas de moda, eventos, turismo, e todas as outras em que os projetos de mudança e melhoria, são necessários a sua manutenção no mercado. Conhecer as práticas de gerenciamento de projetos, fazem parte do conjunto de conhecimentos de um profissional de alta performance.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais das mais diversas áreas de atuação, que busquem conhecer as práticas de gerenciamento de projetos e como aplica-las. Se capacitando com práticas reconhecidas internacionalmente e cada vez mais cobradas nas empresas no Brasil e no mundo.

BENEFÍCIOS ESPERADOS PARA A EMPRESA

Proporcionar aos colaboradores, conhecimentos e acesso as ferramentas e técnicas de gerenciamento de projetos, que os permitirão elaborar um planejamento mais assertivo de seus projetos, assim como permitir o acompanhamento desses projetos, com maior índice de sucesso na sua conclusão, com base nas práticas do PMI (Project Management Institute).

BENEFÍCIOS ESPERADOS PARA O PARTICIPANTE

Conhecer ferramentas e técnicas de mercado e suas aplicações nos projetos em uma empresa, que garanta seus resultados usando as práticas de gerenciamento de projetos propostos pelo PMI e conhecer os benefícios e caminhos para certificação PMP (Project Management Professional).

PROGRAMA

  • Introdução ao Gerenciamento de Projetos e onde se aplicam;
  • O PMI (Project Management Institute), e sua principal certificação de mercado PMP (Project Management Professional);
  • Os benefícios de gerenciarmos projetos nos empreendimentos, quais as principais instituições onde que usam essas práticas e outras onde há demanda e espaço para aplica-las;
  • Portfólio de Projetos, Programa de Projetos e Escritório de Projetos (PMO – Project Management Office);
  • Apresentação do PMBoK (Project Management Body of Knowledge) em sua 5° versão, com o corpo de conhecimento atual e melhoras práticas do PMI.
  • As áreas de conhecimento em Gerenciamento de Projetos, suas aplicações, principais documentos e ferramentas:
  • Gerenciamento da Integração – responsável por estruturar todo o projeto de modo a garantir que todas as necessidades dos envolvidos sejam atendidas. Tem como documentos principais:
  1. Termo de abertura do projeto – busca consolidar o objetivo e premissas básicas do projeto, assim como obter a sua aprovação;
  2. Plano de Projeto – busca consolidar e orientar o planejamento do projeto;
  3. Plano de Gerenciamento de Mudanças – orienta o processo de gerenciamento de mudanças para que essas sigam um rito planejado.
  • Gerenciamento do Escopo – responsável pela definição e do planejamento das entregas do projeto. Tem como principais documentos:
  1. Plano de Gerenciamento de Escopo – regras para condução do planejamento, e execução das entregas do projeto;
  2. EAP / WBS – Estrutura Analítica do Projeto / Work Breakdown Structure – descreve graficamente as entregas do projeto e orienta ao outras áreas de planejamento. Esse documento é apresentado no curso, de forma prática com o uso de uma ferramenta de mercado;
  • Gerenciamento do Tempo – responsável por planejar e garantir que o projeto seja entregue dentro do prazo previsto. Tem como principal documento e ferramenta:
  1. Cronograma – ferramenta de planejamento que é usada como base para o planejamento das atividades e orienta o planejamento das alocações dos recursos humanos e materiais, assim como seus custos. Essa ferramenta é apresentada no curso de forma prática, usando ferramentas de mercado.
  • Gerenciamento dos Custos – responsável pelo planejamento e controle dos custos do projeto. Tem como seu principal documento a planilha de custos;
  • Gerenciamento de RH – responsável por elaborar um plano de gestão da equipe do projeto, mobilizá-la e capacitá-la, assim como acompanha-la durante o projeto. Tem como seus principais documentos o organograma, e matriz de responsabilidade (Matriz RACI);
  • Gerenciamento dos Riscos – uma das características do um projeto, é ser único. Se é único, é incerto. O gerenciamentos dos riscos, visa diminuir o grau de incerteza nos projetos, através do planejamento da identificação, qualificação, quantificação, respostas aos riscos, e seu acompanhamento durante o projeto. Seu principal documento, é a planilha de riscos;
  • Gerenciamento das Comunicações – visa garantir que todas as partes interessadas no projetos (Steakholder’s), recebam as informações pertinentes do projeto, a tempo e hora e de forma oportuna, personalizada e adequada. Garante a padronização e execução de outros documentos do projeto, como atas de reunião, status report, lições aprendidas, solicitações de mudança, etc…
  • Gerenciamento da Qualidade – responsável por definir os padrões de qualidade e controla-los durante o projeto;
  • Gerenciamento das Aquisições – responsável por definir como serão feitas as aquisições durante o projeto;
  • Gerenciamento das Expectativas das Partes Interessadas – responsável por garantir o alinhamento das entregas do projeto, com as expectativas das partes interessadas. Essa é uma nova área de conhecimento que esta presente no PMBoK a partir de sua 5° versão.

 

  • Aplicação das ferramentas de mercado na prática de gerenciamento de projetos.
    No curso faremos exercícios em sala, com o uso de ferramentas de mercado específicas para gerenciamento de projetos, como WBS e Cronograma, e outras ferramentas de apoio. Mostrando como aplicar esse conhecimentos de gestão em seus projetos;
  • Estudos de caso com situações reais em projetos.

LOCALIZAÇÃO Localização no Google Maps

IBEF-Rio, na Av. Rio Branco, 156, Conj. 402/4º andar – Ala C, Centro-RJ - (Fácil acesso com localização privilegiada sobre a Estação Carioca do Metrô, em frente ao VLT, a 100 m do Estacionamento Ed. Garagem - Menezes Cortes - e a 5 min. do aeroporto Santos Dumont).

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    * Itens com preenchimento obrigatório

    EDUCAÇÃO EMPRESARIAL

    IBEF Rio de Janeiro

    POLÍTICA DE PAGAMENTO, CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO, CANCELAMENTO E REEMBOLSO

    POLÍTICA DE PRIVACIDADE

    • Pagamento

    O IBEF Rio de Janeiro comunica aos participantes de suas atividades que os pagamentos podem ser realizados da seguinte forma:

    Pessoa Jurídica: faturamos para até 30 dias emitindo boleto e NF.

    Pessoa Física: em espécie (moeda R$) em nossa Secretaria; PIX; transferência bancária; cartão de crédito ou débito pelo PagSeguro em nosso site (não dispomos de máquina física em nossa Sede); boleto à vista; cheque em até 3 vezes, sendo o primeiro cheque descontado em no máximo, 5 (cinco dias) úteis antes da realização do evento e os demais cheques para 30 e 60 dias.

    O prazo máximo de 5 dias úteis antes da realização do evento deverá ser respeitado para todas as modalidades de pagamento, excluindo somente o pagamento on-line através do PagSeguro. A partir deste prazo não podemos garantir a confirmação de inscrição devido ao limite de participantes de cada evento.

    Dados IBEF

    PIX: 34.163.329/0001-95

    Favorecido: Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF Rio de Janeiro
    CNPJ: 34.163.329/0001-95 – I.M: 00.308.927
    Itaú: Nº Banco: 341 – Agência: 8548 – C/C: 25781-8
    Banco do Brasil: Nº Banco: 001 – Agência: 183-X – C/C: 420085-3
    Bradesco: Nº Banco: 237 – Agência: 3122-4 – C/C 082339-2

    Observações

    O IBEF Rio de Janeiro somente se comunica com seus clientes através de seus canais oficiais, seja por e-mail, com o domínio @ibefrio.org.br, ou pelos números de Whatsapp: (21) 96925-0202 / (21) 96740-6784 / (21) 97145-1798.

    É indispensável o envio do comprovante de depósito via e-mail para reservas@ibefrio.org.br e financas@ibefrio.org.br, constando nome completo e o respectivo curso/palestra que se refere a fim de identificarmos o pagamento e confirmarmos a inscrição. O prazo de 5 dias úteis anteriores à realização do evento também deverá ser respeitado para o envio da comprovação de pagamento.

    Nota fiscal deverá ser solicitada via e-mail para financas@ibefrio.org.br

    • Confirmação de Inscrição

    A confirmação do evento acontecerá via e-mail quando o número mínimo de inscrições estiver confirmado para viabilizar a sua realização. O prazo para a confirmação será em 24 horas (formato online) e 72 horas (formato presencial) antes da realização do evento.

    Ressaltamos que a inscrição do participante só é efetivada após a confirmação da identificação do pagamento.

    • Cancelamento

     Para solicitar cancelamento de inscrição em eventos, favor enviar e-mail para reservas@ibefrio.org.br com no mínimo 72 horas úteis de antecedência, indicando a sua preferência por reembolso ou crédito.

    Caso este prazo não seja respeitado, o IBEF Rio de Janeiro não possuí nenhuma obrigação de devolução do valor pago, seja este integral ou parcial. Em adição, se o valor estiver sendo parcelado, cabe ao participante honrar com as demais parcelas, independentemente da modalidade de pagamento escolhida. Quando uma inscrição for solicitada e não for cancelada com 72 horas de antecedência e o pagamento (integral ou parcial) não for identificado, será cobrado o valor de R$ 70,00 referente aos custos de impressão do material didático, certificado, placas e outras providências necessárias para receber o participante no referido curso/palestra/evento.

    Exemplo:

    Se o evento estiver marcado para uma segunda-feira, a solicitação de cancelamento deverá ser formalizada, impreterivelmente, na quarta-feira da semana anterior à sua realização. Após este prazo, o participante perde o seu direito ao reembolso ou crédito.

    Em caso de cancelamento do evento, os inscritos serão avisados com antecedência mínima de 24 horas (formato online) e 72 horas (formato presencial) úteis antes da realização. A exceção deste prazo será apenas por motivos de força maior.

    • Reembolso ou Crédito

    Em caso de cancelamento da inscrição pelo participante em até 72 horas antes da realização do evento temos duas formas de devolução dos valores pagos: por depósito na conta corrente do favorecido em até cinco dias úteis após a solicitação ou por meio de crédito por até 06 (seis) meses para utilização em nossas atividades. Para participantes que realizaram o pagamento pelo PagSeguro verificar os procedimentos de cancelamento no próprio site.

    Em caso de cancelamento do evento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido integralmente por depósito na conta corrente do favorecido em até cinco dias úteis após o cancelamento ou por meio de crédito por até 06 (seis) meses para utilização em nossas atividades. Porém, não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa, desta forma sempre orientamos os participantes aguardarem o recebimento da confirmação do evento por e-mail.

    • Informações

    Todos os nossos cursos possuem certificado. Caso alguma Palestra não contenha a informação de que o certificado está incluído e necessite ou deseje a comprovação de presença, favor solicitar via e-mail para reservas@ibefrio.org.br.

    • Política de Privacidade

    Ao confirmar a sua inscrição nos cursos, palestras e eventos, os participantes e instrutores/palestrantes, autorizam a utilização da sua imagem e também do seu nome nas mídias sociais, impressas e digitais, veiculadas pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças.

    Esta autorização é concedida a título gratuito, abrangendo todo território nacional e o exterior, em todas as suas modalidades, pelo prazo de 5 (cinco) anos, independentemente do número de utilizações. Consequentemente, os participantes e instrutores/palestrantes, concordam ser identificados pelo nome, sem título de direitos conexos à sua imagem.

    Ao confirmar sua inscrição e/ou participação nas atividades do IBEF, os instrutores/palestrantes e participantes autorizam a utilização de seus dados pessoais e profissionais como por exemplo, e-mail e telefone celular para o envio de comunicados de nossas atividades e o seu compartilhamento somente com empresas associadas a esta Instituição, patrocinadores e/ou parceiras, inclusive para fins promocionais, comerciais e de marketing. A nossa política de uso de dados do IBEF Rio de Janeiro está de acordo com Lei Geral de Proteção de Dados, (Lei nº 13.709 de 14 de agosto de 2018). Para solicitações de exclusão de dados ou descadastro de e-mail de nosso sistema, encaminhar e-mail para administracao@ibefrio.org.br com cópia para marketing@ibefrio.org.br.

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    Realização