Estudo de Viabilidade Econômica e Financeira de Projetos de Investimento (On-line)

02, 03, 04, 09, 10 e 11 de abril - 18h30 às 20h30
Carga Horária: 12 horas - Núcleo:

A análise de investimentos na empresa é uma das principais atividades de um diretor financeiro. A decisão de investimento é de longe a que mais impacta no aumento do valor de mercado da empresa, que por sua vez é a meta maior de qualquer empresário em uma economia de mercados. Antes de entrar em uma jornada empreendedora, a empresa precisa realizar uma análise criteriosa de projeção de resultados e fluxo de caixa, levando-se em consideração para tomada de decisão determinados critérios que indicam a viabilidade econômica e financeira, sem deixar de lado uma profunda análise de riscos e incertezas.

OBJETIVOS

Capacitar profissionais de áreas financeiras e não financeiras, a compreender, aplicar conceitos e princípios de avaliação econômica e modelagem de projetos de investimento.

PÚBLICO-ALVO

Empreendedores, investidores, gestores de empresas e demais profissionais das áreas de vendas, compras, operações, logística, recursos humanos que desejam ter uma visão da atividade de estudo de viabilidade técnica e econômica (EVTE) de projetos.

BENEFÍCIOS ESPERADOS PARA O PARTICIPANTE

Melhorar as habilidades de tomada de decisão visando a sustentabilidade econômica de seus empreendimentos.

BENEFÍCIOS ESPERADOS PARA A ORGANIZAÇÃO

Melhorar a cultura econômica de seus colaboradores financeiros e não financeiros, facilitando o entendimento de políticas e procedimentos de avaliação econômico-financeiros em toda a organização.

METODOLOGIA

Aulas expositivas ilustradas com a apresentação de exemplos práticos.

PROGRAMA

Módulo I – Valor da Empresa: o que é e como fazer valuation

  • Fundamentos de finanças corporativas e sua importância na gestão da empresa;
  • Fundamentos da estrutura das demonstrações contábeis-financeiras;
  • Fundamentos do método fluxo de caixa descontado para valuation;
  • Caso prático ilustrativo
  • Módulo II – Estudo de Viabilidade Econômica de Projetos: critérios para tomada de decisão
  • Valor do Dinheiro no Tempo: uma breve passagem pela matemática financeira básica;
  • Payback (tempo de retorno do investimento): o que é e como calcular;
  • O que é a TMA (Taxa Mínima de Atratividade) e como estimar adequadamente;
  • VPL (Valor Presente Líquido): o que é e como calcular no Excel e na HP12C;
  • Taxa Interna de Retorno: o que é e como calcular no Excel e na HP12C;
  • Taxa Interna de Retorno Modificada;
  • Índice de Lucratividade e Índice de Rentabilidade do projeto;
  • Escolha entre projetos independentes: qual o melhor critério;
  • Escolha entre projetos mutuamente excludentes: qual o melhor critério;
  • Escolha entre projetos com vidas desiguais: um tratamento especial para escolha correta;

Módulo III – Modelagem Contábil do Projeto: as estimativas necessárias

  • Estimando demanda, preços, receitas, custos e investimentos;
  • Modelagem do resultado operacional, fluxo de caixa e balanço do projeto;
  • Caso prático ilustrativo: a decisão de substituição de ativos;
  • Outros exercícios práticos de modelagem e análise para aprovação de projetos.

Módulo IV – Tópicos avançados: análise no ambiente de risco e incerteza

  • Análise de sensibilidade do projeto;
  • Análise do projeto em cenários pessimista, mais provável e otimista;
  • Técnica de Simulação de Monte Carlo como análise de risco antes da aprovação do projeto.
  • Árvore de Decisão e Opções Reais na análise de projetos em ambientes de forte incerteza.

 

APOIO

LOCALIZAÇÃO Localização no Google Maps

On-line

INVESTIMENTO

PAGAMENTO EM 3 VEZES SEM JUROS DE R$ 146,66 NO CARTÃO DE CRÉDITO. UTILIZE A OPÇÃO PAGSEGURO.

Integral: R$ 440,00

FOA - Funcionários de Organizações Associadas ao IBEF: R$ 330,00

Associados ao IBEF: R$ 220,00

O investimento inclui: Certificado e material didático digital.

EDUCAÇÃO EMPRESARIAL

IBEF Rio de Janeiro

POLÍTICA DE PAGAMENTO, CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO, CANCELAMENTO E REEMBOLSO

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

  • Pagamento

O IBEF Rio de Janeiro comunica aos participantes de suas atividades que os pagamentos podem ser realizados da seguinte forma:

Pessoa Jurídica: faturamos para até 30 dias emitindo boleto e NF.

Pessoa Física: em espécie (moeda R$) em nossa Secretaria; PIX; transferência bancária; cartão de crédito ou débito pelo PagSeguro em nosso site (não dispomos de máquina física em nossa Sede); boleto à vista; cheque em até 3 vezes, sendo o primeiro cheque descontado em no máximo, 5 (cinco dias) úteis antes da realização do evento e os demais cheques para 30 e 60 dias.

O prazo máximo de 5 dias úteis antes da realização do evento deverá ser respeitado para todas as modalidades de pagamento, excluindo somente o pagamento on-line através do PagSeguro. A partir deste prazo não podemos garantir a confirmação de inscrição devido ao limite de participantes de cada evento.

Dados IBEF

PIX: 34.163.329/0001-95

Favorecido: Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF Rio de Janeiro
CNPJ: 34.163.329/0001-95 – I.M: 00.308.927
Itaú: Nº Banco: 341 – Agência: 8548 – C/C: 25781-8
Banco do Brasil: Nº Banco: 001 – Agência: 183-X – C/C: 420085-3
Bradesco: Nº Banco: 237 – Agência: 3122-4 – C/C 082339-2

Observações

O IBEF Rio de Janeiro somente se comunica com seus clientes através de seus canais oficiais, seja por e-mail, com o domínio @ibefrio.org.br, ou pelos números de Whatsapp: (21) 96925-0202 / (21) 96740-6784 / (21) 97145-1798.

É indispensável o envio do comprovante de depósito via e-mail para reservas@ibefrio.org.br e financas@ibefrio.org.br, constando nome completo e o respectivo curso/palestra que se refere a fim de identificarmos o pagamento e confirmarmos a inscrição. O prazo de 5 dias úteis anteriores à realização do evento também deverá ser respeitado para o envio da comprovação de pagamento.

Nota fiscal deverá ser solicitada via e-mail para financas@ibefrio.org.br

  • Confirmação de Inscrição

A confirmação do evento acontecerá via e-mail quando o número mínimo de inscrições estiver confirmado para viabilizar a sua realização. O prazo para a confirmação será em 24 horas (formato online) e 72 horas (formato presencial) antes da realização do evento.

Ressaltamos que a inscrição do participante só é efetivada após a confirmação da identificação do pagamento.

  • Cancelamento

 Para solicitar cancelamento de inscrição em eventos, favor enviar e-mail para reservas@ibefrio.org.br com no mínimo 72 horas úteis de antecedência, indicando a sua preferência por reembolso ou crédito.

Caso este prazo não seja respeitado, o IBEF Rio de Janeiro não possuí nenhuma obrigação de devolução do valor pago, seja este integral ou parcial. Em adição, se o valor estiver sendo parcelado, cabe ao participante honrar com as demais parcelas, independentemente da modalidade de pagamento escolhida. Quando uma inscrição for solicitada e não for cancelada com 72 horas de antecedência e o pagamento (integral ou parcial) não for identificado, será cobrado o valor de R$ 70,00 referente aos custos de impressão do material didático, certificado, placas e outras providências necessárias para receber o participante no referido curso/palestra/evento.

Exemplo:

Se o evento estiver marcado para uma segunda-feira, a solicitação de cancelamento deverá ser formalizada, impreterivelmente, na quarta-feira da semana anterior à sua realização. Após este prazo, o participante perde o seu direito ao reembolso ou crédito.

Em caso de cancelamento do evento, os inscritos serão avisados com antecedência mínima de 24 horas (formato online) e 72 horas (formato presencial) úteis antes da realização. A exceção deste prazo será apenas por motivos de força maior.

  • Reembolso ou Crédito

Em caso de cancelamento da inscrição pelo participante em até 72 horas antes da realização do evento temos duas formas de devolução dos valores pagos: por depósito na conta corrente do favorecido em até cinco dias úteis após a solicitação ou por meio de crédito por até 06 (seis) meses para utilização em nossas atividades. Para participantes que realizaram o pagamento pelo PagSeguro verificar os procedimentos de cancelamento no próprio site.

Em caso de cancelamento do evento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido integralmente por depósito na conta corrente do favorecido em até cinco dias úteis após o cancelamento ou por meio de crédito por até 06 (seis) meses para utilização em nossas atividades. Porém, não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa, desta forma sempre orientamos os participantes aguardarem o recebimento da confirmação do evento por e-mail.

  • Informações

Todos os nossos cursos possuem certificado. Caso alguma Palestra não contenha a informação de que o certificado está incluído e necessite ou deseje a comprovação de presença, favor solicitar via e-mail para reservas@ibefrio.org.br.

  • Política de Privacidade

Ao confirmar a sua inscrição nos cursos, palestras e eventos, os participantes e instrutores/palestrantes, autorizam a utilização da sua imagem e também do seu nome nas mídias sociais, impressas e digitais, veiculadas pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças.

Esta autorização é concedida a título gratuito, abrangendo todo território nacional e o exterior, em todas as suas modalidades, pelo prazo de 5 (cinco) anos, independentemente do número de utilizações. Consequentemente, os participantes e instrutores/palestrantes, concordam ser identificados pelo nome, sem título de direitos conexos à sua imagem.

Ao confirmar sua inscrição e/ou participação nas atividades do IBEF, os instrutores/palestrantes e participantes autorizam a utilização de seus dados pessoais e profissionais como por exemplo, e-mail e telefone celular para o envio de comunicados de nossas atividades e o seu compartilhamento somente com empresas associadas a esta Instituição, patrocinadores e/ou parceiras, inclusive para fins promocionais, comerciais e de marketing. A nossa política de uso de dados do IBEF Rio de Janeiro está de acordo com Lei Geral de Proteção de Dados, (Lei nº 13.709 de 14 de agosto de 2018). Para solicitações de exclusão de dados ou descadastro de e-mail de nosso sistema, encaminhar e-mail para administracao@ibefrio.org.br com cópia para marketing@ibefrio.org.br.

Caso o palestrante/instrutor/participante não deseje ou não possa autorizar o uso da sua imagem ou de seus dados, solicitamos que avise à equipe do IBEF-Rio.

Para solicitar este tema exclusivamente para a sua empresa na modalidade “In Company” clique aqui.

Realização