Encontros de RH IBEF Rio de Janeiro

8h30 às 11h00
Carga Horária: 02 horas e 30 minutos - Núcleo:
TEMA SEM DATA PREVISTA PARA A PRÓXIMA REALIZAÇÃO.
GOSTARIA DE SER AVISADO(A) ASSIM QUE ESTIVER AGENDADO? SOLICITE NO BOTÃO AVISE-ME


OU SOLICITE O TEMA PARA A SUA EMPRESA

Todas as informações sobre o tema encontram-se abaixo.
Programa sujeito a alterações.

VEJA DEPOIMENTOS DE QUEM JÁ PARTICIPOU:

 

44°: DIVERSIDADE ETÁRIA: “NÃO NASCI ONTEM, NASCI NO SÉCULO PASSADO”

O Censo de 2022, realizado pelo IBGE, revelou que a população brasileira está envelhecendo. 31,23 milhões de brasileiros já possuem mais de 60 anos.

Esses dados adquirem uma relevância ainda maior quando confrontados com as estatísticas de preconceito relacionado à idade no Brasil. Conforme indicado por relatório da Organização Mundial da Saúde, cerca de 16,8% dos brasileiros com mais de 50 anos já relataram ter experimentado discriminação com base na idade. Infelizmente,  população mais jovem naturalizou a desqualificação da população id

osa, seja no ambiente de trabalho e até em espaços sociais.

Sob a moderação  de Fernando Potsch, os palestrantes Carlos Molina e Mauro Wainstock apresentaram materiais e explicações essenciais, enriquecendo a compreensão detalhada do tema.

Exploramos aspectos fundamentais da inclusão de indivíduos  50+ anos nas organizações. Além disso, destacamos a importância do empreendedorismo e da inovação na vida da população idosa.

Pudemos saborear um delicioso Coffee Break e realizamos uma esclarecedora roda de conversa, onde os participantes puderam conversar e tirar dúvidas com os palestrantes.

Estamos todos juntos na luta contra o etarismo.

43°: O ASSÉDIO MORAL E SEXUAL NO AMBIENTE DE TRABALHO

De acordo com o site Vagas (banco de vagas para emprego), 52% dos empregados já sofreram algum tipo de assédio. Dentre eles, 87% optaram por não denunciar e 39% tinham medo de perder o emprego.

O assédio consiste em comportamentos abusivos que visam intimidar, humilhar ou constranger a vítima, causando sofrimento psicológico ou emocional.

O assédio sexual ocorre quando práticas indesejadas de natureza sexual invadem a intimidade da vítima, causando constrangimento e desrespeito. Essas práticas são geralmente perpetradas por colegas de trabalho hierarquicamente superiores ou até mesmo por clientes, que se utilizam de seu poder para coagir as vítimas a fornecer favores sexuais.

O assédio moral caracteriza-se por um conjunto de condutas repetitivas e hostis que têm como objetivo desestabilizar e aterrorizar psicologicamente a vítima, causando humilhação e desvalorização.

Ambos os tipos de assédio são inaceitáveis e violam os direitos fundamentais dos indivíduos. No ambiente de trabalho, eles comprometem a qualidade de vida dos colaboradores, afetam negativamente o clima organizacional e prejudicam a produtividade da empresa.

Mauro Wainstock foi responsável por fazer a abertura do evento. Posteriormente, o palestrante William Rocha abordou a perspectiva jurídica do assédio no contexto de gestão de pessoas. Ele também mencionou a Lei mais recente, Lei 14.457/22, que determina a obrigatoriedade de canais de denúncia nas empresas que possuem a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), órgão responsável por fiscalizar as empresas e promover medidas de prevenção e combate ao assédio sexual e outras formas de violência no ambiente de trabalho. William abriu uma roda de conversa para que os participantes tirassem suas dúvidas.

Por fim, Priscilla Couto relatou sobre os impactos do assédio na vida profissional. Compartilhou sua trajetória e experiências no ambiente de trabalho. Priscilla abriu também, uma roda de conversa para maior interação com os presentes.

O evento teve como pauta principal a adoção de políticas que previnam o assédio no ambiente de trabalho. É preciso  promover a conscientização e a capacitação dos colaboradores, e estabelecer canais seguros, confidenciais para denúncias. Além disso, é necessário criar uma cultura de respeito, igualdade e empatia, em que o assédio seja repudiado e as vítimas sejam apoiadas e protegidas.

42°: LIDERANÇA FEMININA NAS ORGANIZAÇÕES

De acordo com a pesquisa realizada em abril de 2022 pela Grant Thornton, as mulheres ocupam apenas 38% dos cargos de liderança no Brasil. O Etarismo, sexismo, networking e equidade no mercado de trabalho, foram questões abordadas durante o 42° encontro de RH do IBEF-Rio.  

Segundo a pesquisa Global Learner Survey, 74% das mulheres manisfestaram que a discriminação e o preconceito, ainda são questões que as atrapalham na hora de buscar novas oportuninades no mercado de trabalho. 65% delas, afirmaram que o etarismo, discriminação de idade, deve ser uma das prioridades entre as questões a serem combatidas.

No Brasil, 87% ainda julgam difícil ingressar no mercado de trabalho corporativo, pois sentem que os homens ainda possuem mais facilidade para conseguirem vagas. Por fim, elas também acreditam que seu gênero e idade sejam obstáculos em suas atividades.

Ao visualizar esses dados, o IBEF-Rio, sentiu a necessidade de desenvolver um evento com a temática apresentada, e assim foi realizado o 42° Encontro de RH – Liderança Feminina nas Organizações.

Moderado por Mauro Wainstock, as palestrantes Graciele Davince, Priscilla Couto e Maria Eleonor Delmas, dividiram histórias de suas trajetórias de vida, dificuldades no mercado de trabalho, conselhos e entre outros. Colocaram em foco a importância da sororidade, união feminina, e do empoderamento, principalmente no mercado de trabalho, onde muitas mulheres ainda sofrem discriminação, preconceito e assédio.

Por fim, os palestrantes Thais Garcia e Leonardo Donato, abriram uma roda de conversa, onde o ponto principal era: Quais ações proporcionam um ambiente seguro para termos mais mulheres nas lideranças?

41º: BURNOUT – REALIDADE CONTEMPORÂNEA

A síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico caracterizado pelo estado de tensão emocional e estresse provocados por condições de trabalho desgastantes. 

O sintoma típico da síndrome de Burnout é a sensação de esgotamento físico e emocional que se reflete em irritabilidade, dificuldades de concentração. Isolamento, conflitos na equipe e falta de produtividade.

O impacto emocional é o mais destacado quando se pensa em Burnout, mas a empresa também sofre, pois o colaborador deixará de entregar resultados com qualidade e dentro dos prazos. Além disso, o turnover da empresa também fica comprometido, pois o isolamento dos colaboradores que sofrem com Burnout proporciona a reestruturação de quadro com maior frequência, ocasionando gastos cada vez maiores para a empresa.

Pela legislação atual, portadores de Burnout têm direito à licença médica e, em casos considerados graves, até à aposentadoria por invalidez. Em 2016, a ISMA – BR (International Stress Management Association) calculou que a exaustão do profissional gera prejuízos de 3,5% ao PIB (Produto Interno Bruto).

Como a área de Recursos Humanos pode lidar com tantos fatores negativos? Como aliviar os impactos na saúde do profissional, no clima organizacional, no rendimento das equipes e no custo financeiro da empresa?

  • Case: Eu dou conta! (com Lylian Toledo)
  • Jogos de Poder: Mapeando aliados e inimigos (com Jorge Pinheiro)
  • Mudando do stress crônico à resiliência (com Beta Gamboa)
  • A ciência do bem-estar (com Miriam Gold)

40º: EDUCAÇÃO CORPORATIVA – AÇÕES PARA O CRESCIMENTO

A Educação Corporativa propicia mais do que funcionários qualificados: Desenvolve pessoas mais participativas, empenhadas, inovadoras e, consequentemente, envolvidas com a empresa.

Independente do setor ou da área de atuação a educação corporativa proporciona uma grande vantagem competitiva frente aos concorrentes.

Além de treinamentos técnicos e de soft skills, a educação corporativa estimula a geração de uma cultura de confiança e colaboração, requisitos indispensáveis às empresas que desejam melhores resultados.

Quando as empresas reconhecem a importância das ações de educação corporativa, mais desejam aprimorá-las, uma vez que os benefícios são perceptíveis para os colaboradores e também para a empresa.

No 40º Encontro de RH, especialistas em Educação Corporativa compartilharam suas experiências, vivências e aprendizados objetivando novas reflexões e ações.

Temas: 

  • Educação Corporativa e sua relação com as Diretrizes Estratégicas (com Elisabete Coronel)
  • O Papel da Transformação Digital na Educação Corporativa (com Fátima Barreiras)
  • Perguntar: A Habilidade Estratégica para Liderar (com Gilda Goldemberg)
  • A Força da Liderança Positiva na Consolidação da Cultura de Educação Corporativa (com Mirian Gold)

39º: DIZEM QUE O MODELO TRADICIONAL DA ÁREA DE RH ESTÁ COM OS DIAS CONTADOS. SERÁ?

O RH CATALISADOR DE MUDANÇAS

O fato é que, hoje, vivemos num mundo com modelos e mindset muito diferentes daqueles do século passado, em função de mudanças contínuas, ambiguidades e incertezas.

Nesse contexto, como o RH pode gerar valor? Poderá a área de RH atuar como parceira em mudanças necessárias que garantam a adequação da organização às novas demandas do século XXI?

A proposta do 39º Encontro de RH foi fazer com que os participantes vivenciassem experiências e trocassem reflexões que os capacitassem a atuar como agentes de mudança positiva nas organizações e em suas próprias vidas.

Temas:

  • Novo Mundo Novo Molde
  • De Dentro para Fora
  • O Motor Vital: a atitude ativa do otimismo científico e emocional
  • E agora, qual a minha jornada?

38º: NOVAS TECNOLOGIAS E SUAS INFLUÊNCIAS NAS DECISÕES DO RH

O assunto da vez é a tecnologia – Os palestrantes se conectaram para conversar sobre este tema que se tornou intrínseco às nossas vidas. 

O RH e o Futuro das Profissões (com Cris Henriques)

  • O futuro Emergente;
  • O que está sendo desenhado;
  • O papel do RH no futuro das Organizações.

WhatsApp como Ferramenta Estratégica para o RH (com Bruno Silva)

  • No processo de Recrutamento & Seleção de profissionais;
  • No processo de Treinamento & Desenvolvimento dos colaboradores;
  • Como um canal de Comunicação Interna e Endomarketing da empresa.

Utilização do LinkedIn na Contratação de Talentos (com Miriam Gold)

  • Verificação da coerência e da veracidade das informações
  • Mapeamento dos soft skilld e dos resultados
  • Adequação da trajetória profissional à cultura da empresa

Como fazer Negócios e Networking no WhatsApp (com Lilian Cidreira)

  • Os grupos de WhatsApp como ferramenta de Networking
  • Postura e Reputação
  • Compartilhando conhecimento como exposição positiva

37º: DESAFIOS PARA 2018-2020

A área de Recursos Humanos sempre cuidou de aspectos legais, contratuais, treinamentos e desenvolvimento dos colaboradores corporativos. Hoje, num cenário de mundo VICA, com reestruturações, downsizing, preparação rápida de lideranças, restrição econômica e grandes mudanças culturais, o RH vive novas perspectivas e novos desafios, agora de ordem estratégica.

Para acompanhar e manter-se alinhado com as mudanças, é necessário um novo olhar. Esta foi a proposta do encontro, quando foi conversado sobre OS DESAFIOS DO RH PARA 2018-2020.

Temas: 

  • Impactos das Mudanças Culturais e Posicionamento Estratégico do RH
  • Desafios de Pertencimento:

              – Retenção de Talentos

              – Desenvolvimento do Capital Intelectual e do Capital Psicológico Positivo

  • Inovação como Valor Estratégico

36º: VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA A RETOMADA DO MERCADO?

Depois de tempos de instabilidade e ainda em meio a incertezas, como está a confiança dos profissionais qualificados e dos recrutadores com relação à economia e ao mercado de trabalho atual? E para os próximos seis meses?

Será que o índice de desemprego é igual para todos os profissionais ou sofre grandes alterações dependendo do nível de especialização e a área de atuação?
Como se preparar para a retomada do mercado?
Qual é o melhor momento para a formação de equipes? E sobre a retenção de talentos, o que fazer?
Com base em um estudo exclusivo da Robert Half,  ao qual os participantes tiveram acesso em primeira mão, o objetivo do encontro, apresentado por Fernando Mantovani, diretor geral da Robert Half, foi responder a essas questões e proporcionar aos participantes um entendimento sobre as expectativas para o mercado de trabalho e economia e ajudá-los a traçar planos e metas de atração e retenção de candidatos para se manterem competitivos.

 

LOCALIZAÇÃO Localização no Google Maps

IBEF-Rio, na Av. Rio Branco, 156, Conj. 402/4º andar – Ala C, Centro-RJ - (Fácil acesso com localização privilegiada sobre a Estação Carioca do Metrô, em frente ao VLT, a 100 m do Estacionamento Ed. Garagem - Menezes Cortes - e a 5 min. do aeroporto Santos Dumont).

    Gostaria de ser avisado(a) quando o tema estiver agendado


    * Itens com preenchimento obrigatório

    EDUCAÇÃO EMPRESARIAL

    IBEF Rio de Janeiro

    POLÍTICA DE PAGAMENTO, CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO, CANCELAMENTO E REEMBOLSO

    POLÍTICA DE PRIVACIDADE

    • Pagamento

    O IBEF Rio de Janeiro comunica aos participantes de suas atividades que os pagamentos podem ser realizados da seguinte forma:

    Pessoa Jurídica: faturamos para até 30 dias emitindo boleto e NF.

    Pessoa Física: em espécie (moeda R$) em nossa Secretaria; PIX; transferência bancária; cartão de crédito ou débito pelo PagSeguro em nosso site (não dispomos de máquina física em nossa Sede); boleto à vista; cheque em até 3 vezes, sendo o primeiro cheque descontado em no máximo, 5 (cinco dias) úteis antes da realização do evento e os demais cheques para 30 e 60 dias.

    O prazo máximo de 5 dias úteis antes da realização do evento deverá ser respeitado para todas as modalidades de pagamento, excluindo somente o pagamento on-line através do PagSeguro. A partir deste prazo não podemos garantir a confirmação de inscrição devido ao limite de participantes de cada evento.

    Dados IBEF

    PIX: 34.163.329/0001-95

    Favorecido: Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF Rio de Janeiro
    CNPJ: 34.163.329/0001-95 – I.M: 00.308.927
    Itaú: Nº Banco: 341 – Agência: 8548 – C/C: 25781-8
    Banco do Brasil: Nº Banco: 001 – Agência: 183-X – C/C: 420085-3
    Bradesco: Nº Banco: 237 – Agência: 3122-4 – C/C 082339-2

    Observações

    O IBEF Rio de Janeiro somente se comunica com seus clientes através de seus canais oficiais, seja por e-mail, com o domínio @ibefrio.org.br, ou pelos números de Whatsapp: (21) 96925-0202 / (21) 96740-6784 / (21) 97145-1798.

    É indispensável o envio do comprovante de depósito via e-mail para reservas@ibefrio.org.br e financas@ibefrio.org.br, constando nome completo e o respectivo curso/palestra que se refere a fim de identificarmos o pagamento e confirmarmos a inscrição. O prazo de 5 dias úteis anteriores à realização do evento também deverá ser respeitado para o envio da comprovação de pagamento.

    Nota fiscal deverá ser solicitada via e-mail para financas@ibefrio.org.br

    • Confirmação de Inscrição

    A confirmação do evento acontecerá via e-mail quando o número mínimo de inscrições estiver confirmado para viabilizar a sua realização. O prazo para a confirmação será em 24 horas (formato online) e 72 horas (formato presencial) antes da realização do evento.

    Ressaltamos que a inscrição do participante só é efetivada após a confirmação da identificação do pagamento.

    • Cancelamento

     Para solicitar cancelamento de inscrição em eventos, favor enviar e-mail para reservas@ibefrio.org.br com no mínimo 72 horas úteis de antecedência, indicando a sua preferência por reembolso ou crédito.

    Caso este prazo não seja respeitado, o IBEF Rio de Janeiro não possuí nenhuma obrigação de devolução do valor pago, seja este integral ou parcial. Em adição, se o valor estiver sendo parcelado, cabe ao participante honrar com as demais parcelas, independentemente da modalidade de pagamento escolhida. Quando uma inscrição for solicitada e não for cancelada com 72 horas de antecedência e o pagamento (integral ou parcial) não for identificado, será cobrado o valor de R$ 70,00 referente aos custos de impressão do material didático, certificado, placas e outras providências necessárias para receber o participante no referido curso/palestra/evento.

    Exemplo:

    Se o evento estiver marcado para uma segunda-feira, a solicitação de cancelamento deverá ser formalizada, impreterivelmente, na quarta-feira da semana anterior à sua realização. Após este prazo, o participante perde o seu direito ao reembolso ou crédito.

    Em caso de cancelamento do evento, os inscritos serão avisados com antecedência mínima de 24 horas (formato online) e 72 horas (formato presencial) úteis antes da realização. A exceção deste prazo será apenas por motivos de força maior.

    • Reembolso ou Crédito

    Em caso de cancelamento da inscrição pelo participante em até 72 horas antes da realização do evento temos duas formas de devolução dos valores pagos: por depósito na conta corrente do favorecido em até cinco dias úteis após a solicitação ou por meio de crédito por até 06 (seis) meses para utilização em nossas atividades. Para participantes que realizaram o pagamento pelo PagSeguro verificar os procedimentos de cancelamento no próprio site.

    Em caso de cancelamento do evento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido integralmente por depósito na conta corrente do favorecido em até cinco dias úteis após o cancelamento ou por meio de crédito por até 06 (seis) meses para utilização em nossas atividades. Porém, não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa, desta forma sempre orientamos os participantes aguardarem o recebimento da confirmação do evento por e-mail.

    • Informações

    Todos os nossos cursos possuem certificado. Caso alguma Palestra não contenha a informação de que o certificado está incluído e necessite ou deseje a comprovação de presença, favor solicitar via e-mail para reservas@ibefrio.org.br.

    • Política de Privacidade

    Ao confirmar a sua inscrição nos cursos, palestras e eventos, os participantes e instrutores/palestrantes, autorizam a utilização da sua imagem e também do seu nome nas mídias sociais, impressas e digitais, veiculadas pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças.

    Esta autorização é concedida a título gratuito, abrangendo todo território nacional e o exterior, em todas as suas modalidades, pelo prazo de 5 (cinco) anos, independentemente do número de utilizações. Consequentemente, os participantes e instrutores/palestrantes, concordam ser identificados pelo nome, sem título de direitos conexos à sua imagem.

    Ao confirmar sua inscrição e/ou participação nas atividades do IBEF, os instrutores/palestrantes e participantes autorizam a utilização de seus dados pessoais e profissionais como por exemplo, e-mail e telefone celular para o envio de comunicados de nossas atividades e o seu compartilhamento somente com empresas associadas a esta Instituição, patrocinadores e/ou parceiras, inclusive para fins promocionais, comerciais e de marketing. A nossa política de uso de dados do IBEF Rio de Janeiro está de acordo com Lei Geral de Proteção de Dados, (Lei nº 13.709 de 14 de agosto de 2018). Para solicitações de exclusão de dados ou descadastro de e-mail de nosso sistema, encaminhar e-mail para administracao@ibefrio.org.br com cópia para marketing@ibefrio.org.br.

    Caso o palestrante/instrutor/participante não deseje ou não possa autorizar o uso da sua imagem ou de seus dados, solicitamos que avise à equipe do IBEF-Rio.

    Para solicitar este tema exclusivamente para a sua empresa na modalidade “In Company” clique aqui.

    Realização