Data Science, Machine Learning e Inteligência Artificial

18h00 às 22h00
TEMA SEM DATA PREVISTA PARA A PRÓXIMA REALIZAÇÃO.
GOSTARIA DE SER AVISADO(A) ASSIM QUE ESTIVER AGENDADO? SOLICITE NO BOTÃO AVISE-ME


OU SOLICITE O TEMA PARA A SUA EMPRESA

Todas as informações sobre o tema encontram-se abaixo.
Programa sujeito a alterações.

Os participantes deverão trazer seu notebook pessoal afim de utilizarem o aplicativo Python e Anaconda.

 

O grande avanço na quantidade de dados coletados e armazenados pelas organizações em todo o mundo nas últimas décadas é inegável. Neste cenário, no qual as empresas estão repletas de informações, a capacidade de acessar e analisar precisamente esses dados está rapidamente se tornando cada vez mais importante, representando um grande diferencial competitivo.

 

OBJETIVO

Capacitar os participantes nas ideias centrais da ciência de dados, aprendizado da máquina e inteligência artificial. Aplicação prática em problemas reais na área de finanças, enfatizando as técnicas mais utilizadas pelo mercado.

 

PÚBLICO-ALVO

Gestores e analistas na área de negócios, auditores, profissionais do mercado financeiro, tomadores de decisão e profissionais interessados em novas tecnologias.

 

PRÉ-REQUISITOS 

  • Conhecimentos básicos de estatística, como média, variância, desvio-padrão;
  • Conhecimentos básicos de raciocínio lógico (testes lógicos “E” e “OU”);
  • Noções de álgebra linear (matrizes e vetores).

 

BENEFÍCIOS ESPERADOS PARA O PARTICIPANTE

O participante terá a oportunidade de aprender os principais conceitos de Data Science, Machine Learning e Inteligência Artificial, desde a análise de um conjunto de dados até a visualização e a comunicação de seus resultados. O aprendizado será realizado mediante aplicação prática, com construção de algoritmos em Python, considerada a linguagem mais utilizada no assunto.

 

BENEFÍCIOS ESPERADOS PARA A ORGANIZAÇÃO

Capacitação dos participantes em um dos temas que está sendo considerado como parte dos pilares estratégicos na maioria das empresas atualmente, em função de sua relevância. Hoje, além de lidar com um volume de dados cada vez maior, as organizações precisam estar aptas a capturar, entender e transformar suas informações em valor para a companhia.

 

METODOLOGIA

Aulas expositivas com apresentação de casos práticos.

PROGRAMA

Módulo I

Introdução Data Science

  • Primeiros passos;
  • Data Science;
  • Instalação Python e pacotes essenciais (numpy e pandas);
  • Tutorial Python (listas, dicionários, classes, objetos, iteração, condicionais e funções);
  • Datasets;
  • Principais domínios em ciência de dados.

Fundamentos de Aprendizado de Máquina e Inteligência Artificial

  • Conceitos gerais de aprendizado de máquina;
  • Conceitos gerais de aprendizado de inteligência artificial;
  • Aprendizado supervisionado;
  • Aprendizado não supervisionado;
  • Aprendizado semi-supervisionado;
  • Aprendizado por reforço  e deep learning.

Módulo II

Pré-processamento de Dados (Data Wrangling)

  • Processo de ciência de dados;
  • Carga de dados em um arquivo;
  • Seleção, avaliação de qualidade dos dados e tratamento de missings;
  • Tratamento de inclusão e exclusão de dados;
  • Como tratar dados categóricos e de texto;
  • Agrupamento e transformação de dados para obtenção de novas informações.

Módulo III

Pipeline de Dados 1/2

  • Análise descritiva dos dados (EDA) e visualização;
  • Redução da dimensionalidade dos dados;
  • Detecção e tratamento de outliars.

Pipeline de Dados 2/2

  • Métricas de avaliação (Matriz de Confusão, Precisão, Recall, F-Score, ROC, AUC e MAE);
  • Obtenção de dados de treinamento e teste;
  • Validação cruzada;
  • Otimização de hiperparâmetros;
  • Seleção de atributos.

Módulo IV

Aplicações de aprendizado de máquina:

  • Aplicações em mineração de texto;
  • Aplicações em regressão e classificação;
  • Aplicações em agrupamento;
  • Árvores de decisão.

Tópicos em visualização e resultados

  • Principais aplicações e pacotes (seaborn, matplotlib e plotly).

Módulo V

Projeto Final

  • Analise Preditiva de Dados Financeiros.

LOCALIZAÇÃO Localização no Google Maps

IBEF-Rio, na Av. Rio Branco, 156, Conj. 402/4º andar – Ala C, Centro-RJ - (Fácil acesso com localização privilegiada sobre a Estação Carioca do Metrô, em frente ao VLT, a 100 m do Estacionamento Ed. Garagem - Menezes Cortes - e a 5 min. do aeroporto Santos Dumont).

    Gostaria de ser avisado(a) quando o tema estiver agendado


    * Itens com preenchimento obrigatório

    EDUCAÇÃO EMPRESARIAL

    IBEF Rio de Janeiro

    POLÍTICA DE PAGAMENTO, CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO, CANCELAMENTO E REEMBOLSO

    POLÍTICA DE PRIVACIDADE

    • Pagamento

    O IBEF Rio de Janeiro comunica aos participantes de suas atividades que os pagamentos podem ser realizados da seguinte forma:

    Pessoa Jurídica: faturamos para até 30 dias emitindo boleto e NF.

    Pessoa Física: em espécie (moeda R$) em nossa Secretaria; PIX; transferência bancária; cartão de crédito ou débito pelo PagSeguro em nosso site (não dispomos de máquina física em nossa Sede); boleto à vista; cheque em até 3 vezes, sendo o primeiro cheque descontado em no máximo, 5 (cinco dias) úteis antes da realização do evento e os demais cheques para 30 e 60 dias.

    O prazo máximo de 5 dias úteis antes da realização do evento deverá ser respeitado para todas as modalidades de pagamento, excluindo somente o pagamento on-line através do PagSeguro. A partir deste prazo não podemos garantir a confirmação de inscrição devido ao limite de participantes de cada evento.

    Dados IBEF

    PIX: 34.163.329/0001-95

    Favorecido: Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF Rio de Janeiro
    CNPJ: 34.163.329/0001-95 – I.M: 00.308.927
    Itaú: Nº Banco: 341 – Agência: 8548 – C/C: 25781-8
    Banco do Brasil: Nº Banco: 001 – Agência: 183-X – C/C: 420085-3
    Bradesco: Nº Banco: 237 – Agência: 3122-4 – C/C 082339-2

    Observações

    É indispensável o envio do comprovante de depósito via e-mail para reservas@ibefrio.org.br e financas@ibefrio.org.br, constando nome completo e o respectivo curso/palestra que se refere a fim de identificarmos o pagamento e confirmarmos a inscrição. O prazo de 5 dias úteis anteriores à realização do evento também deverá ser respeitado para o envio da comprovação de pagamento.

    Nota fiscal deverá ser solicitada via e-mail para financas@ibefrio.org.br

    • Confirmação de Inscrição

    A confirmação do evento acontecerá via e-mail quando o número mínimo de inscrições estiver confirmado para viabilizar a sua realização. O prazo para a confirmação será em 24 horas (formato online) e 72 horas (formato presencial) antes da realização do evento.

    Ressaltamos que a inscrição do participante só é efetivada após a confirmação da identificação do pagamento.

    • Cancelamento

     Para solicitar cancelamento de inscrição em eventos, favor enviar e-mail para reservas@ibefrio.org.br com no mínimo 72 horas úteis de antecedência, indicando a sua preferência por reembolso ou crédito.

    Caso este prazo não seja respeitado, o IBEF Rio de Janeiro não possuí nenhuma obrigação de devolução do valor pago, seja este integral ou parcial. Em adição, se o valor estiver sendo parcelado, cabe ao participante honrar com as demais parcelas, independentemente da modalidade de pagamento escolhida. Quando uma inscrição for solicitada e não for cancelada com 72 horas de antecedência e o pagamento (integral ou parcial) não for identificado, será cobrado o valor de R$ 70,00 referente aos custos de impressão do material didático, certificado, placas e outras providências necessárias para receber o participante no referido curso/palestra/evento.

    Exemplo:

    Se o evento estiver marcado para uma segunda-feira, a solicitação de cancelamento deverá ser formalizada, impreterivelmente, na quarta-feira da semana anterior à sua realização. Após este prazo, o participante perde o seu direito ao reembolso ou crédito.

    Em caso de cancelamento do evento, os inscritos serão avisados com antecedência mínima de 24 horas (formato online) e 72 horas (formato presencial) úteis antes da realização. A exceção deste prazo será apenas por motivos de força maior.

    • Reembolso ou Crédito

    Em caso de cancelamento da inscrição pelo participante em até 72 horas antes da realização do evento temos duas formas de devolução dos valores pagos: por depósito na conta corrente do favorecido em até cinco dias úteis após a solicitação ou por meio de crédito por até 06 (seis) meses para utilização em nossas atividades. Para participantes que realizaram o pagamento pelo PagSeguro verificar os procedimentos de cancelamento no próprio site.

    Em caso de cancelamento do evento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido integralmente por depósito na conta corrente do favorecido em até cinco dias úteis após o cancelamento ou por meio de crédito por até 06 (seis) meses para utilização em nossas atividades. Porém, não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa, desta forma sempre orientamos os participantes aguardarem o recebimento da confirmação do evento por e-mail.

    • Informações

    Todos os nossos cursos possuem certificado. Caso alguma Palestra não contenha a informação de que o certificado está incluído e necessite ou deseje a comprovação de presença, favor solicitar via e-mail para reservas@ibefrio.org.br.

    • Política de Privacidade

    Ao confirmar a sua inscrição nos cursos, palestras e eventos, os participantes e instrutores/palestrantes, autorizam a utilização da sua imagem e também do seu nome nas mídias sociais, impressas e digitais, veiculadas pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças.

    Esta autorização é concedida a título gratuito, abrangendo todo território nacional e o exterior, em todas as suas modalidades e sem limite de tempo ou número de utilizações. Consequentemente, os participantes e instrutores/palestrantes, concordam ser identificados pelo nome, sem título de direitos conexos à sua imagem.

    Ao confirmar sua inscrição e/ou participação nas atividades do IBEF, os instrutores/palestrantes e participantes autorizam a utilização de seus dados pessoais e profissionais como por exemplo, e-mail e telefone celular para o envio de comunicados de nossas atividades e o seu compartilhamento somente com empresas associadas a esta Instituição e/ou parceiras. A nossa política de uso de dados do IBEF Rio de Janeiro está de acordo com Lei Geral de Proteção de Dados, (Lei nº 13.709 de 14 de agosto de 2018).

    Caso o palestrante/instrutor/participante não deseje ou não possa autorizar o uso da sua imagem ou de seus dados, solicitamos que avise à equipe do IBEF-Rio.

    Para solicitar este tema exclusivamente para a sua empresa na modalidade “In Company” clique aqui.

    Realização