Feedback

18h00 às 22h00
Carga Horária: 4 horas - Núcleo:
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Todas as informações sobre o tema encontram-se abaixo.
Programa sujeito a alterações.

OBJETIVO

O objetivo do curso é fazer os participantes: tomarem consciência dos vários aspectos envolvidos no ato de se dar feedback: aspectos de Gestão de Pessoas, de Relações Humanas e de Ética; valorizarem tais aspectos; compreenderem as circunstâncias em que o feedback é cabível e o modo correto de dá-lo. O curso também tem um objetivo secundário que é possibilitar a troca de ideias entre os participantes.

PÚBLICO-ALVO

Diretores, gerentes, supervisores, analistas e outros profissionais com curso superior.

METODOLOGIA

O curso é constituído de dois exercícios e uma exposição final. Como se pode observar, o conteúdo do curso é ministrado não na ordem lógica, mas sim, na ordem psicológica: em primeiro lugar, a prática, ou seja, a discussão de casos particulares, concretos; em segundo lugar, a teoria, ou seja, os conceitos, princípios e critérios, aquilo que é geral e abstrato. Ordem psicológica também significa ir-se do mais fácil para o mais difícil, do mais simples para o mais complexo. Pode-se dizer que a ordem psicológica é a que existe no método científico, na aprendizagem baseada em problemas e na aprendizagem por descoberta.

PROGRAMA

Módulo I

  • O primeiro exercício é constituído de 9 (nove) situações hipotéticas nas quais alguém emite um feedback problemático. Em cada situação, o instrutor pedirá aos participantes que analisem o feedback ali contido e, em seguida, emitirá sua própria análise.

Módulo II

  • Serão apresentados aos participantes 6 (seis) casos reais de feedback:
    1. Os quatro primeiros constituem experiências pessoais do instrutor;
    2. Os dois últimos constituem casos reais dos quais o instrutor tomou conhecimento.
    Os seis casos constituem situações de conflito potencial.
    O exercício tem três partes:
    1ª Parte – os casos serão distribuídos aos participantes na versão reduzida, que contém apenas
    a situação inicial. Nessa versão reduzida, a questão constante de todos os casos é o que os participantes fariam em cada situação. O objetivo é fazê-los exercitar a análise, a formulação de alternativas, a previsão e a tomada de decisão levando em conta a situação de conflito potencial.
    2ª Parte – os casos serão reapresentados, desta vez na versão que contém os respectivos desenrolar e desfecho (note-se que cada caso tem um desenrolar e um desfecho diferente), perguntando-se aos participantes qual seu ponto de vista;
    3ª Parte – o instrutor emitirá seu próprio ponto de vista sobre os seis casos.

Módulo III

  • A terceira e última parte do curso é uma exposição do instrutor sobre feedback, contendo:
    1. Conceito de feedback;
    2. Classificação;
    3. Bases éticas do feedback (condições de legitimidade);
    4. Critério de emissão de feedback.

LOCALIZAÇÃO Localização no Google Maps

IBEF-Rio, na Av. Rio Branco, 156, Conj. 402/4º andar – Ala C, Centro-RJ - (Fácil acesso com localização privilegiada sobre a Estação Carioca do Metrô, em frente ao VLT, a 100 m do Estacionamento Ed. Garagem - Menezes Cortes - e a 5 min. do aeroporto Santos Dumont).

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