Análise de Projetos sob Incerteza

18h00 às 22h00
Carga Horária: 12 horas - Núcleo: /
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Todas as informações sobre o tema encontram-se abaixo.
Programa sujeito a alterações.

OBJETIVO

Este curso visa introduzir o conceito da incerteza em estudos de viabilidade econômica de projetos tradicionais (Valuation), mostrando que os valores encontrados nos estudos tradicionais de Valuation tem uma grande probabilidade de não ocorrerem.

Na modelagem dos projetos, com projeção do DER ou Fluxo de Caixa, considerando as variáveis críticas identificadas na etapa de análise estática e análise dinâmica (Gráfico Tornado estático e dinâmico), identificação de função de distribuição que melhor representa essas variáveis em conjunto com avaliação da matriz de correlação, e executando simulação de risco Monte Carlo, é possível oferecer a seus clientes, uma visão mais realística do estudo realizado.

Este curso apresenta uma breve revisão dos conceitos estatísticos ligados a modelagem de incertezas, principais indicadores econômicos ao se realizar um Valuation, uma breve revisão de conceitos financeiros adotados nesse tipo de análise. Será mostrado também análise de Cenários, e uma breve explanação sobre mitigação de risco de uma carteira de projeto (otimização) e análise de projetos em ambiente de grande volatilidade das principais variáveis e flexibilidade na execução do projeto, segundo análise com utilização de Opções Reais (esses dois temas são abordados em detalhes em cursos específicos).

PÚBLICO-ALVO

Analista de projetos, administradores de carteira de projetos, engenheiros e economista que se dedicam a modelagem e análise de viabilidade de projetos, sejam para estudo econômico de retorno de investimento, seja para estudos de M&A.

PRÉ-REQUISITOS

Ter conhecimento básico das principais técnicas associadas a análise econômica de projetos, matemática financeira, administração financeira (ao longo do curso esses temas serão revistos) e conhecimento básico de Excel.

BENEFÍCIOS ESPERADOS PARA O PARTICIPANTE

Complementar o conhecimento sobre técnicas avançadas associadas e estudo de viabilidade econômica de projetos, técnicas avançadas de mitigação de risco. Todos os alunos poderão utilizar uma licença de demonstração estendida dos softwares Risk Simulator (Add-in-Excel) e PEAT (Project Economic Analysis / Stochastc Discount Cash Flow) da ROV-USA etTodos alunos poderão adquirir a licença do Risk Simulator a preço de academia (grande desconto).

BENEFÍCIOS ESPERADOS PARA A ORGANIZAÇÃO

As organizações que adotam esse tipo de estudo, conseguem avaliar com mais precisão as possíveis incertezas inerentes de um estudo desse tipo, criarem estratégias para participar de leilões e licitações, conseguir uma melhor valia em estudos e M&A e participação em SPE’s, bem como administrarem carteira de investimento de projetos de forma mais precisa.

METODOLOGIA

A metodologia utilizada é voltada para uma ampliação do escopo tradicional de um estudo de Valuation tradicional. O diferencial é que avaliamos os principais parâmetros (inputs) adotados nos modelos de projeção do Fluxo de Caixa (ou DRE), associamos a essas funções de probabilidade e realizamos simulação de risco Monte Carlo. Integramos esses projetos avaliados de forma independentes dentro de uma carteira de projetos (se for o caso), de modo a otimizar o investimento/recursos aplicados.

PROGRAMA

Módulo I – Montagem de Fluxo de Caixa

  • Introdução;
  • Ferramentas disponíveis no software Risk Simulator e PEAT/DCF Estocástico;
  • Padrão de Fluxo de Caixa normalmente empregado;
  • Identificação das variáveis relevantes;
  • Valor esperado do VPL – tipos de taxas empregadas.

Módulo II – Revisão de Finanças Corporativa e Estatística

  • VPL, Taxa de retorno, Fluxo de Caixa Descontado ajustado ao risco;
  • Custo de Capital, Modelo CAPM, WACC;
  • Resumo sobre estatística;
  • Descrição dos quatro momentos – avaliação de risco;
  • Principais fdp’s (Normal, Binomial, LogNormal, Triangular, PERT).

Módulo III – Introdução ao método de simulação Monte Carlo

  • Como funciona a simulação Monte Carlo;
  • Modelando as incertezas de mercado e incertezas técnicas: Como definir a função de distribuição para cada variável crítica do projeto;
  • Projeção dos Inputs – modelos e técnicas de previsão.

Módulo IV – Utilizando o Risk Simulator e PEAT/DCF-Estocástico para análise de risco

  • Exemplos e exercícios.

LOCALIZAÇÃO Localização no Google Maps

IBEF-Rio, na Av. Rio Branco, 156, Conj. 402/4º andar – Ala C, Centro-RJ - (Fácil acesso com localização privilegiada sobre a Estação Carioca do Metrô, em frente ao VLT, a 100 m do Estacionamento Ed. Garagem - Menezes Cortes - e a 5 min. do aeroporto Santos Dumont).

    Gostaria de ser avisado(a) quando o tema estiver agendado


    * Itens com preenchimento obrigatório

    EDUCAÇÃO EMPRESARIAL

    IBEF Rio de Janeiro

    POLÍTICA DE PAGAMENTO, CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO, CANCELAMENTO E REEMBOLSO

    POLÍTICA DE PRIVACIDADE

    • Pagamento

    O IBEF Rio de Janeiro comunica aos participantes de suas atividades que os pagamentos podem ser realizados da seguinte forma:

    Pessoa Jurídica: faturamos para até 30 dias emitindo boleto e NF.

    Pessoa Física: em espécie (moeda R$) em nossa Secretaria; PIX; transferência bancária; cartão de crédito ou débito pelo PagSeguro em nosso site (não dispomos de máquina física em nossa Sede); boleto à vista; cheque em até 3 vezes, sendo o primeiro cheque descontado em no máximo, 5 (cinco dias) úteis antes da realização do evento e os demais cheques para 30 e 60 dias.

    O prazo máximo de 5 dias úteis antes da realização do evento deverá ser respeitado para todas as modalidades de pagamento, excluindo somente o pagamento on-line através do PagSeguro. A partir deste prazo não podemos garantir a confirmação de inscrição devido ao limite de participantes de cada evento.

    Dados IBEF

    PIX: 34.163.329/0001-95

    Favorecido: Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF Rio de Janeiro
    CNPJ: 34.163.329/0001-95 – I.M: 00.308.927
    Itaú: Nº Banco: 341 – Agência: 8548 – C/C: 25781-8
    Banco do Brasil: Nº Banco: 001 – Agência: 183-X – C/C: 420085-3
    Bradesco: Nº Banco: 237 – Agência: 3122-4 – C/C 082339-2

    Observações

    É indispensável o envio do comprovante de depósito via e-mail para reservas@ibefrio.org.br e financas@ibefrio.org.br, constando nome completo e o respectivo curso/palestra que se refere a fim de identificarmos o pagamento e confirmarmos a inscrição. O prazo de 5 dias úteis anteriores à realização do evento também deverá ser respeitado para o envio da comprovação de pagamento.

    Nota fiscal deverá ser solicitada via e-mail para financas@ibefrio.org.br

    • Confirmação de Inscrição

    A confirmação do evento acontecerá via e-mail quando o número mínimo de inscrições estiver confirmado para viabilizar a sua realização. O prazo para a confirmação será em 24 horas (formato online) e 72 horas (formato presencial) antes da realização do evento.

    Ressaltamos que a inscrição do participante só é efetivada após a confirmação da identificação do pagamento.

    • Cancelamento

     Para solicitar cancelamento de inscrição em eventos, favor enviar e-mail para reservas@ibefrio.org.br com no mínimo 72 horas úteis de antecedência, indicando a sua preferência por reembolso ou crédito.

    Caso este prazo não seja respeitado, o IBEF Rio de Janeiro não possuí nenhuma obrigação de devolução do valor pago, seja este integral ou parcial. Em adição, se o valor estiver sendo parcelado, cabe ao participante honrar com as demais parcelas, independentemente da modalidade de pagamento escolhida. Quando uma inscrição for solicitada e não for cancelada com 72 horas de antecedência e o pagamento (integral ou parcial) não for identificado, será cobrado o valor de R$ 70,00 referente aos custos de impressão do material didático, certificado, placas e outras providências necessárias para receber o participante no referido curso/palestra/evento.

    Exemplo:

    Se o evento estiver marcado para uma segunda-feira, a solicitação de cancelamento deverá ser formalizada, impreterivelmente, na quarta-feira da semana anterior à sua realização. Após este prazo, o participante perde o seu direito ao reembolso ou crédito.

    Em caso de cancelamento do evento, os inscritos serão avisados com antecedência mínima de 24 horas (formato online) e 72 horas (formato presencial) úteis antes da realização. A exceção deste prazo será apenas por motivos de força maior.

    • Reembolso ou Crédito

    Em caso de cancelamento da inscrição pelo participante em até 72 horas antes da realização do evento temos duas formas de devolução dos valores pagos: por depósito na conta corrente do favorecido em até cinco dias úteis após a solicitação ou por meio de crédito por até 06 (seis) meses para utilização em nossas atividades. Para participantes que realizaram o pagamento pelo PagSeguro verificar os procedimentos de cancelamento no próprio site.

    Em caso de cancelamento do evento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido integralmente por depósito na conta corrente do favorecido em até cinco dias úteis após o cancelamento ou por meio de crédito por até 06 (seis) meses para utilização em nossas atividades. Porém, não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa, desta forma sempre orientamos os participantes aguardarem o recebimento da confirmação do evento por e-mail.

    • Informações

    Todos os nossos cursos possuem certificado. Caso alguma Palestra não contenha a informação de que o certificado está incluído e necessite ou deseje a comprovação de presença, favor solicitar via e-mail para reservas@ibefrio.org.br.

    • Política de Privacidade

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    Caso o palestrante/instrutor/participante não deseje ou não possa autorizar o uso da sua imagem ou de seus dados, solicitamos que avise à equipe do IBEF-Rio.

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