A Nova Lei das Estatais – Governança Corporativa (On-line)
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Programa sujeito a alterações.
O controle para o atendimento das finalidades de governança constitui medida essencial para se atingir, dentre outros objetivos, o sucesso na implantação de programas de conformidade corporativa e no alinhamento dos agentes de governança. O curso enfatiza a característica estratégica do controle quando vinculado ao atendimento das finalidades de governança.
OBJETIVOS
Apresentar visão multidisciplinar da gestão de riscos, discorrendo sobre as intercessões entre governança, gestão de riscos e temas correlatos, como estratégia corporativa, gestão com base em risco e ética corporativa. Compreender a visão do governo federal para as estatais em termos de Governança Corporativa, Compliance, Integridade, Riscos, Auditoria e Controles Internos.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais que operam na área de governança e controle, como membros de conselhos corporativos, profissionais da área financeira e de controle, alunos da área de administração e interessados em obter visão abrangente sobre a dinâmica corporativa.
BENEFÍCIOS ESPERADOS PARA O PARTICIPANTE
Proporcionar o conhecimento necessário para a implementação ou consolidação do processo de governança corporativa exigido pela Lei. 13.303/2016 em suas empresas. Além disso, o participante terá a oportunidade de obter uma visão multidisciplinar e abrangente do controle voltado para o atendimento das finalidades estratégicas.
BENEFÍCIOS ESPERADOS PARA A ORGANIZAÇÃO
Ajustar seus estatutos, regulamentos, regimentos internos, carta de intenções e demais documentos exigidos na lei 13.303/16 atualizando, consequentemente, a governança corporativa da empresa.
METODOLOGIA
Aulas expositivas, com exemplos e interação através de perguntas sobre os casos reais dos participantes. Material didático, distribuído previamente aos participantes, composto pelo conjunto de slides e por exemplar do livro “Controle estratégico: estratégia, gestão com base em risco e governança” (Editora CRV). O curso contempla orientações para o aprofundamento analítico do tema, com base na leitura orientada do livro.
PROGRAMA
Módulo I – Aspectos Iniciais
Introdução
- O Conceito de Governança Corporativa;
- Entendendo aspectos da Governança Corporativa;
- Apresentação básica da Lei 13.303/2016, sob o aspecto da governança corporativa;
- Qual objetivo da Lei em comento e quais órgãos estão subordinados a mesma;
- Legislações complementares;
- Empresas Estatais e de Economia mista federais.
Órgãos governamentais responsáveis para legislar a respeito das imposições da Lei 13.303/16.
- Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais;
- A Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societária da União — CGPAR.
Governança
- Finalidades de governança;
- Instrumentos de controle associados.
Estratégia corporativa
- Modelo de negócios;
- Modelo de gestão;
- Sistema de controles.
Módulo II – A Operacionalidade da Lei 13.303
Aspectos Práticos da Governança segundo a lei 13.303/16
- A quem cabe regulamentar os artigos da Nova lei?
- A Carta Anual de Governança Corporativa;
- Políticas e práticas de Governança Corporativa;
- A transparência pública;
- A estrutura de controle e gestão de riscos: como montar um sistema de controle utilizando a metodologia COSO II;
- O Comitê de Auditoria Estatutário;
- A escolha dos membros do conselho de administração e cargos de direção;
- Da função social de realização do interesse coletivo ou de atendimento a imperativo da segurança nacional;
- Da fiscalização pelo Estado e pela Sociedade.
Risco & Controle
- Gestão dos riscos;
- Identificação e tratamento dos riscos;
- Integração na gestão dos riscos;
- Níveis de controle: operacional, gerencial e estratégico.
Gestão com base em risco – ERM
- ERM como modelo de gestão;
- Componentes de Estratégia & Governança;
- Gestão estratégica de riscos;
- Controle estratégico.
Módulo III – Aspectos Conclusivos da Governança Corporativa
- Exemplos de adequações da governança segundo a Lei 13.303/2016;
- Contribuições da Lei 13.303 para a governança corporativa;
- Mensuração de resultados.
Ética
- Ética normativa e ética comportamental;
- Instrumentos para alinhamento ético.
LOCALIZAÇÃO
On-line
EDUCAÇÃO EMPRESARIAL
IBEF Rio de Janeiro
POLÍTICA DE PAGAMENTO, CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO, CANCELAMENTO E REEMBOLSO
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
- Pagamento
O IBEF Rio de Janeiro comunica aos participantes de suas atividades que os pagamentos podem ser realizados da seguinte forma:
Pessoa Jurídica: faturamos para até 30 dias emitindo boleto e NF.
Pessoa Física: em espécie (moeda R$) em nossa Secretaria; PIX; transferência bancária; cartão de crédito ou débito pelo PagSeguro em nosso site (não dispomos de máquina física em nossa Sede); boleto à vista; cheque em até 3 vezes, sendo o primeiro cheque descontado em no máximo, 5 (cinco dias) úteis antes da realização do evento e os demais cheques para 30 e 60 dias.
O prazo máximo de 5 dias úteis antes da realização do evento deverá ser respeitado para todas as modalidades de pagamento, excluindo somente o pagamento on-line através do PagSeguro. A partir deste prazo não podemos garantir a confirmação de inscrição devido ao limite de participantes de cada evento.
Dados IBEF
PIX: 34.163.329/0001-95
Favorecido: Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF Rio de Janeiro
CNPJ: 34.163.329/0001-95 – I.M: 00.308.927
Itaú: Nº Banco: 341 – Agência: 8548 – C/C: 25781-8
Banco do Brasil: Nº Banco: 001 – Agência: 183-X – C/C: 420085-3
Bradesco: Nº Banco: 237 – Agência: 3122-4 – C/C 082339-2
Observações
O IBEF Rio de Janeiro somente se comunica com seus clientes através de seus canais oficiais, seja por e-mail, com o domínio @ibefrio.org.br, ou pelos números de Whatsapp: (21) 96925-0202 / (21) 96740-6784 / (21) 97145-1798.
É indispensável o envio do comprovante de depósito via e-mail para reservas@ibefrio.org.br e financas@ibefrio.org.br, constando nome completo e o respectivo curso/palestra que se refere a fim de identificarmos o pagamento e confirmarmos a inscrição. O prazo de 5 dias úteis anteriores à realização do evento também deverá ser respeitado para o envio da comprovação de pagamento.
Nota fiscal deverá ser solicitada via e-mail para financas@ibefrio.org.br
- Confirmação de Inscrição
A confirmação do evento acontecerá via e-mail quando o número mínimo de inscrições estiver confirmado para viabilizar a sua realização. O prazo para a confirmação será em 24 horas (formato online) e 72 horas (formato presencial) antes da realização do evento.
Ressaltamos que a inscrição do participante só é efetivada após a confirmação da identificação do pagamento.
- Cancelamento
Para solicitar cancelamento de inscrição em eventos, favor enviar e-mail para reservas@ibefrio.org.br com no mínimo 72 horas úteis de antecedência, indicando a sua preferência por reembolso ou crédito.
Caso este prazo não seja respeitado, o IBEF Rio de Janeiro não possuí nenhuma obrigação de devolução do valor pago, seja este integral ou parcial. Em adição, se o valor estiver sendo parcelado, cabe ao participante honrar com as demais parcelas, independentemente da modalidade de pagamento escolhida. Quando uma inscrição for solicitada e não for cancelada com 72 horas de antecedência e o pagamento (integral ou parcial) não for identificado, será cobrado o valor de R$ 70,00 referente aos custos de impressão do material didático, certificado, placas e outras providências necessárias para receber o participante no referido curso/palestra/evento.
Exemplo:
Se o evento estiver marcado para uma segunda-feira, a solicitação de cancelamento deverá ser formalizada, impreterivelmente, na quarta-feira da semana anterior à sua realização. Após este prazo, o participante perde o seu direito ao reembolso ou crédito.
Em caso de cancelamento do evento, os inscritos serão avisados com antecedência mínima de 24 horas (formato online) e 72 horas (formato presencial) úteis antes da realização. A exceção deste prazo será apenas por motivos de força maior.
- Reembolso ou Crédito
Em caso de cancelamento da inscrição pelo participante em até 72 horas antes da realização do evento temos duas formas de devolução dos valores pagos: por depósito na conta corrente do favorecido em até cinco dias úteis após a solicitação ou por meio de crédito por até 06 (seis) meses para utilização em nossas atividades. Para participantes que realizaram o pagamento pelo PagSeguro verificar os procedimentos de cancelamento no próprio site.
Em caso de cancelamento do evento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido integralmente por depósito na conta corrente do favorecido em até cinco dias úteis após o cancelamento ou por meio de crédito por até 06 (seis) meses para utilização em nossas atividades. Porém, não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa, desta forma sempre orientamos os participantes aguardarem o recebimento da confirmação do evento por e-mail.
- Informações
Todos os nossos cursos possuem certificado. Caso alguma Palestra não contenha a informação de que o certificado está incluído e necessite ou deseje a comprovação de presença, favor solicitar via e-mail para reservas@ibefrio.org.br.
- Política de Privacidade
Ao confirmar a sua inscrição nos cursos, palestras e eventos, os participantes e instrutores/palestrantes, autorizam a utilização da sua imagem e também do seu nome nas mídias sociais, impressas e digitais, veiculadas pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças.
Esta autorização é concedida a título gratuito, abrangendo todo território nacional e o exterior, em todas as suas modalidades, pelo prazo de 5 (cinco) anos, independentemente do número de utilizações. Consequentemente, os participantes e instrutores/palestrantes, concordam ser identificados pelo nome, sem título de direitos conexos à sua imagem.
Ao confirmar sua inscrição e/ou participação nas atividades do IBEF, os instrutores/palestrantes e participantes autorizam a utilização de seus dados pessoais e profissionais como por exemplo, e-mail e telefone celular para o envio de comunicados de nossas atividades e o seu compartilhamento somente com empresas associadas a esta Instituição, patrocinadores e/ou parceiras, inclusive para fins promocionais, comerciais e de marketing. A nossa política de uso de dados do IBEF Rio de Janeiro está de acordo com Lei Geral de Proteção de Dados, (Lei nº 13.709 de 14 de agosto de 2018). Para solicitações de exclusão de dados ou descadastro de e-mail de nosso sistema, encaminhar e-mail para administracao@ibefrio.org.br com cópia para marketing@ibefrio.org.br.
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