Análise de Projetos sob Incerteza
GOSTARIA DE SER AVISADO(A) ASSIM QUE ESTIVER AGENDADO? SOLICITE NO BOTÃO AVISE-ME OU SOLICITE O TEMA PARA A SUA EMPRESA Todas as informações sobre o tema encontram-se abaixo.
Programa sujeito a alterações.
OBJETIVO
Este curso visa introduzir o conceito da incerteza em estudos de viabilidade econômica de projetos tradicionais (Valuation), mostrando que os valores encontrados nos estudos tradicionais de Valuation tem uma grande probabilidade de não ocorrerem.
Na modelagem dos projetos, com projeção do DER ou Fluxo de Caixa, considerando as variáveis críticas identificadas na etapa de análise estática e análise dinâmica (Gráfico Tornado estático e dinâmico), identificação de função de distribuição que melhor representa essas variáveis em conjunto com avaliação da matriz de correlação, e executando simulação de risco Monte Carlo, é possível oferecer a seus clientes, uma visão mais realística do estudo realizado.
Este curso apresenta uma breve revisão dos conceitos estatísticos ligados a modelagem de incertezas, principais indicadores econômicos ao se realizar um Valuation, uma breve revisão de conceitos financeiros adotados nesse tipo de análise. Será mostrado também análise de Cenários, e uma breve explanação sobre mitigação de risco de uma carteira de projeto (otimização) e análise de projetos em ambiente de grande volatilidade das principais variáveis e flexibilidade na execução do projeto, segundo análise com utilização de Opções Reais (esses dois temas são abordados em detalhes em cursos específicos).
PÚBLICO-ALVO
Analista de projetos, administradores de carteira de projetos, engenheiros e economista que se dedicam a modelagem e análise de viabilidade de projetos, sejam para estudo econômico de retorno de investimento, seja para estudos de M&A.
PRÉ-REQUISITOS
Ter conhecimento básico das principais técnicas associadas a análise econômica de projetos, matemática financeira, administração financeira (ao longo do curso esses temas serão revistos) e conhecimento básico de Excel.
BENEFÍCIOS ESPERADOS PARA O PARTICIPANTE
Complementar o conhecimento sobre técnicas avançadas associadas e estudo de viabilidade econômica de projetos, técnicas avançadas de mitigação de risco. Todos os alunos poderão utilizar uma licença de demonstração estendida dos softwares Risk Simulator (Add-in-Excel) e PEAT (Project Economic Analysis / Stochastc Discount Cash Flow) da ROV-USA etTodos alunos poderão adquirir a licença do Risk Simulator a preço de academia (grande desconto).
BENEFÍCIOS ESPERADOS PARA A ORGANIZAÇÃO
As organizações que adotam esse tipo de estudo, conseguem avaliar com mais precisão as possíveis incertezas inerentes de um estudo desse tipo, criarem estratégias para participar de leilões e licitações, conseguir uma melhor valia em estudos e M&A e participação em SPE’s, bem como administrarem carteira de investimento de projetos de forma mais precisa.
METODOLOGIA
A metodologia utilizada é voltada para uma ampliação do escopo tradicional de um estudo de Valuation tradicional. O diferencial é que avaliamos os principais parâmetros (inputs) adotados nos modelos de projeção do Fluxo de Caixa (ou DRE), associamos a essas funções de probabilidade e realizamos simulação de risco Monte Carlo. Integramos esses projetos avaliados de forma independentes dentro de uma carteira de projetos (se for o caso), de modo a otimizar o investimento/recursos aplicados.
PROGRAMA
Módulo I – Montagem de Fluxo de Caixa
- Introdução;
- Ferramentas disponíveis no software Risk Simulator e PEAT/DCF Estocástico;
- Padrão de Fluxo de Caixa normalmente empregado;
- Identificação das variáveis relevantes;
- Valor esperado do VPL – tipos de taxas empregadas.
Módulo II – Revisão de Finanças Corporativa e Estatística
- VPL, Taxa de retorno, Fluxo de Caixa Descontado ajustado ao risco;
- Custo de Capital, Modelo CAPM, WACC;
- Resumo sobre estatística;
- Descrição dos quatro momentos – avaliação de risco;
- Principais fdp’s (Normal, Binomial, LogNormal, Triangular, PERT).
Módulo III – Introdução ao método de simulação Monte Carlo
- Como funciona a simulação Monte Carlo;
- Modelando as incertezas de mercado e incertezas técnicas: Como definir a função de distribuição para cada variável crítica do projeto;
- Projeção dos Inputs – modelos e técnicas de previsão.
Módulo IV – Utilizando o Risk Simulator e PEAT/DCF-Estocástico para análise de risco
- Exemplos e exercícios.
LOCALIZAÇÃO
IBEF-Rio, na Av. Rio Branco, 156, Conj. 402/4º andar – Ala C, Centro-RJ - (Fácil acesso com localização privilegiada sobre a Estação Carioca do Metrô, em frente ao VLT, a 100 m do Estacionamento Ed. Garagem - Menezes Cortes - e a 5 min. do aeroporto Santos Dumont).
Para solicitar este tema exclusivamente para a sua empresa na modalidade “In Company” clique aqui.
Realização

