Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO – ANP) Onshore e Offshore (On-line)
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Programa sujeito a alterações.
VEJA DEPOIMENTOS DE QUEM JÁ PARTICIPOU:
O Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO) da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) foi instituído em 2007 por meio da Resolução ANP nº 43/2007, com foco nas instalações marítimas de perfuração e produção de petróleo e gás natural.
Composto por 17 práticas orientadas ao desempenho e à gestão de risco nas instalações, foca na melhoria contínua. Todos os operadores devem comprovar que mantêm o controle dos riscos advindos de toda e qualquer operação executada nas instalações marítimas de perfuração e de produção.
Mais recentemente, em 2014, foi instituído o Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO) para a atividade de refino, através da Resolução ANP nº 5/2014.
Nesse caso, o SGSO é estruturado em 16 (dezesseis) Práticas de Gestão que norteiam as auditorias realizados pela ANP visando o acompanhamento da operação segura das instalações industriais, proteção das vidas e do meio ambiente.
Durante as atividades de fiscalização realizadas pela ANP, quando são identificados desvios dos sistemas de gestão de segurança operacional, são emitidas não conformidades e os operadores são responsáveis pelo saneamento destas, nos prazos estabelecidos pela ANP, conforme a Resolução ANP nº 851/2021.
OBJETIVOS
O objetivo do curso é proporcionar aos alunos uma ampla visão do Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO) da ANP, através da análise das Resoluções e Diretrizes publicadas pela agência, além de um apanhado de temas abordados durante as auditorias.
BENEFÍCIOS PARA VOCÊ
Aperfeiçoamento, atualização e aprofundamento nos conceitos gerais e princípios básicos aplicáveis ao tema: SGSO – SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE SEGURANÇA OPERACIONAL.
BENEFÍCIOS PARA SUA EMPRESA
Capacitar profissionais que atuam no segmento de Óleo & Gás, que tem a ANP como agência reguladora, no atendimento às Resoluções ANP nº 43/2007 (SGSO Offshore) e nº 5/2014 (SGSO de Refino).
Serão apresentadas as Práticas de Gestão que fazem parte das Resoluções, bem como a forma de evidenciar o seu atendimento.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais atuam no setor de Óleo & Gás, iniciando ou não no segmento e profissionais que se relacionam com o setor.
METODOLOGIA
O curso será ministrado através de aulas em ambiente online ao vivo, com forte incentivo à interação para assegurar o processo de aprendizagem, abordando o assunto conforme os tópicos do programa e serão acompanhadas de análises e debates de forma objetiva e clara, no intuito de permitir aos participantes a integração do conhecimento através de casos práticos.
PROGRAMA
Visão geral – Introdução
Módulo I – A SEGURANÇA OPERACIONAL
• Perigos e Riscos associados às características Físico-Químicas dos produtos armazenados, transportados e processados e condições operacionais;
• Riscos às Pessoas;
• Riscos ao Meio Ambiente;
• Riscos às Instalações;
• Riscos à Imagem da Organização.
Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional
Módulo II – ATUAÇÃO DA ANP JUNTO ÀS OPERADORAS
• Visão Geral;
• Fiscalização em unidades operacionais;
• Identificação de Não Conformidades e Intervenções;
• Emissão de Relatórios Técnicos das Auditorias de SGSO realizadas;
• Promoção de Workshops de lições aprendidas de acidentes ocorridos;
• Disseminação de boas práticas da indústria.
Módulo III – PRÁTICAS DE GESTÃO DAS RESOLUÇÕES ANP (SGSO OFFSHORE E SGSO DE REFINO)
• 17 Práticas de Gestão da Resolução ANP nº 43/2007;
• 16 Práticas de Gestão da Resolução ANP nº 5/2014;
• Evidências do atendimento aos requisitos das Resoluções.
Módulo IV – PRÁTICAS DE AUDITORIA DE SGSO
• Realização de Auditorias internas e externas, que promovem o aumento da capacidade de identificação de desvios e a implementação de planos de ação, independentes da atuação da ANP;
• Trilha de auditoria como uma abordagem ordenada para coletar evidências objetivas;
• Aumento do engajamento dos operadores e, consequentemente, os níveis de segurança operacional.
APOIO
LOCALIZAÇÃO
On-line
EDUCAÇÃO EMPRESARIAL
IBEF Rio de Janeiro
POLÍTICA DE PAGAMENTO, CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO, CANCELAMENTO E REEMBOLSO
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
- Pagamento
O IBEF Rio de Janeiro comunica aos participantes de suas atividades que os pagamentos podem ser realizados da seguinte forma:
Pessoa Jurídica: faturamos para até 30 dias emitindo boleto e NF.
Pessoa Física: em espécie (moeda R$) em nossa Secretaria; PIX; transferência bancária; cartão de crédito ou débito pelo PagSeguro em nosso site (não dispomos de máquina física em nossa Sede); boleto à vista; cheque em até 3 vezes, sendo o primeiro cheque descontado em no máximo, 5 (cinco dias) úteis antes da realização do evento e os demais cheques para 30 e 60 dias.
O prazo máximo de 5 dias úteis antes da realização do evento deverá ser respeitado para todas as modalidades de pagamento, excluindo somente o pagamento on-line através do PagSeguro. A partir deste prazo não podemos garantir a confirmação de inscrição devido ao limite de participantes de cada evento.
Dados IBEF
PIX: 34.163.329/0001-95
Favorecido: Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF Rio de Janeiro
CNPJ: 34.163.329/0001-95 – I.M: 00.308.927
Itaú: Nº Banco: 341 – Agência: 8548 – C/C: 25781-8
Banco do Brasil: Nº Banco: 001 – Agência: 183-X – C/C: 420085-3
Bradesco: Nº Banco: 237 – Agência: 3122-4 – C/C 082339-2
Observações
O IBEF Rio de Janeiro somente se comunica com seus clientes através de seus canais oficiais, seja por e-mail, com o domínio @ibefrio.org.br, ou pelos números de Whatsapp: (21) 96925-0202 / (21) 96740-6784 / (21) 97145-1798.
É indispensável o envio do comprovante de depósito via e-mail para reservas@ibefrio.org.br e financas@ibefrio.org.br, constando nome completo e o respectivo curso/palestra que se refere a fim de identificarmos o pagamento e confirmarmos a inscrição. O prazo de 5 dias úteis anteriores à realização do evento também deverá ser respeitado para o envio da comprovação de pagamento.
Nota fiscal deverá ser solicitada via e-mail para financas@ibefrio.org.br
- Confirmação de Inscrição
A confirmação do evento acontecerá via e-mail quando o número mínimo de inscrições estiver confirmado para viabilizar a sua realização. O prazo para a confirmação será em 24 horas (formato online) e 72 horas (formato presencial) antes da realização do evento.
Ressaltamos que a inscrição do participante só é efetivada após a confirmação da identificação do pagamento.
- Cancelamento
Para solicitar cancelamento de inscrição em eventos, favor enviar e-mail para reservas@ibefrio.org.br com no mínimo 72 horas úteis de antecedência, indicando a sua preferência por reembolso ou crédito.
Caso este prazo não seja respeitado, o IBEF Rio de Janeiro não possuí nenhuma obrigação de devolução do valor pago, seja este integral ou parcial. Em adição, se o valor estiver sendo parcelado, cabe ao participante honrar com as demais parcelas, independentemente da modalidade de pagamento escolhida. Quando uma inscrição for solicitada e não for cancelada com 72 horas de antecedência e o pagamento (integral ou parcial) não for identificado, será cobrado o valor de R$ 70,00 referente aos custos de impressão do material didático, certificado, placas e outras providências necessárias para receber o participante no referido curso/palestra/evento.
Exemplo:
Se o evento estiver marcado para uma segunda-feira, a solicitação de cancelamento deverá ser formalizada, impreterivelmente, na quarta-feira da semana anterior à sua realização. Após este prazo, o participante perde o seu direito ao reembolso ou crédito.
Em caso de cancelamento do evento, os inscritos serão avisados com antecedência mínima de 24 horas (formato online) e 72 horas (formato presencial) úteis antes da realização. A exceção deste prazo será apenas por motivos de força maior.
- Reembolso ou Crédito
Em caso de cancelamento da inscrição pelo participante em até 72 horas antes da realização do evento temos duas formas de devolução dos valores pagos: por depósito na conta corrente do favorecido em até cinco dias úteis após a solicitação ou por meio de crédito por até 06 (seis) meses para utilização em nossas atividades. Para participantes que realizaram o pagamento pelo PagSeguro verificar os procedimentos de cancelamento no próprio site.
Em caso de cancelamento do evento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido integralmente por depósito na conta corrente do favorecido em até cinco dias úteis após o cancelamento ou por meio de crédito por até 06 (seis) meses para utilização em nossas atividades. Porém, não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa, desta forma sempre orientamos os participantes aguardarem o recebimento da confirmação do evento por e-mail.
- Informações
Todos os nossos cursos possuem certificado. Caso alguma Palestra não contenha a informação de que o certificado está incluído e necessite ou deseje a comprovação de presença, favor solicitar via e-mail para reservas@ibefrio.org.br.
- Política de Privacidade
Ao confirmar a sua inscrição nos cursos, palestras e eventos, os participantes e instrutores/palestrantes, autorizam a utilização da sua imagem e também do seu nome nas mídias sociais, impressas e digitais, veiculadas pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças.
Esta autorização é concedida a título gratuito, abrangendo todo território nacional e o exterior, em todas as suas modalidades, pelo prazo de 5 (cinco) anos, independentemente do número de utilizações. Consequentemente, os participantes e instrutores/palestrantes, concordam ser identificados pelo nome, sem título de direitos conexos à sua imagem.
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