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Programa sujeito a alterações.
OBJETIVOS
Conhecer os conceitos de governança corporativa de modo a poderem aplicá-los na avaliação e fiscalização de empresas do setor em seu marco regulatório.
PÚBLICO-ALVO
Executivos, Gerentes, Advogados, Consultores, Conselheiros de Administração e Fiscais, Auditores, Setor Público e Privado voltados para área de atividades econômicas com fins lucrativos e demais interessados no tema.
PROGRAMA
Módulo I – Como Formatar uma Estrutura de Governança Corporativa
- Apresentação: Definições de Governança Corporativa; Histórico no mundo e no Brasil;
- Melhores práticas de Governança Corporativa: Transparência; O papel da área de relações com investidores;
- Relacionamento com controladores, conselheiros, analistas de mercado, acionistas minoritários, órgãos reguladores, sociedade civil e imprensa: Accountability;
- Recomendações e diretrizes na divulgação de informações: Compliance;
- Noções das principais regras, determinações no mercado brasileiro: Estrutura;
- Comitês e conselhos de suporte à Governança.
Módulo II – Definição e Funcionamento do Conselho de Administração, Comitê de Auditoria e Conselho Fiscal
- Órgãos de administração das sociedades e a Governança Corporativa: Conselho de Administração e Diretoria;
- Conselho de Administração e Diretoria: Atribuições e competências; Composição; Requisitos e impedimentos para a eleição de seus membros; Regimento interno -regras de funcionamento;
- A importância dos comitês de apoio – Comitê de Auditoria: Atribuições, competências e composição; Requisitos e impedimento para eleição de seus membros; Deveres e responsabilidades de seus membros; Deveres e responsabilidades de seus membros;
- Conselho Fiscal: Qual a sua importância e a sua necessidade; Composição, atribuições e competências; Requisitos e impedimentos para eleição de seus membros; Deveres e responsabilidades de seus membros;
- Comitê de Auditoria X Conselho Fiscal: Diferenças e semelhanças entre ambos;
- Conselho Fiscal e Comitê de Auditoria como órgãos distintos e independentes entre si.
Módulo III – Níveis Diferenciados de Governança Corporativa, Novo Mercado da Bovespa e a Câmara de Arbitragem no Mercado
- Níveis diferenciais de Governança Corporativa e o Novo Mercado da BOVESPA Práticas diferenciadas de Governança Corporativa perante a BOVESPA – contrato; Nível 1: dispersão acionária e prestação de informações adicionais; Nível 2: obrigações do Nível 1, direitos adicionais para os acionistas minoritários e resolução de conflitos via Câmara de Arbitragem do Mercado; Novo Mercado: obrigações do Nível 2 e capital social composto exclusivamente com ações ordinárias; Dispersão acionária (free float); Prestação de informações adicionais; Conselhos de Administração e Fiscal; Distribuições públicas e vedação à negociação (lock up); Alienação de controle e tag along; Cancelamento de registro de companhia aberta, descontinuidade das práticas diferenciadas de Governança Corporativa, rescisão do contrato ou cancelamento da autorização e obrigação de realização de oferta pública de aquisição de ações (OPA); Adesão à Câmara de Arbitragem do Mercado; Modificações do regulamento -audiência restrita.
- Câmara de Arbitragem do Mercado – CAM: Questões a serem submetidas à CAM; Estrutura, composição e manutenção da CAM; Anuência dos participantes; Procedimentos de arbitragem: ordinária, sumária e adhoc; Sentença arbitral; Tutela antecipada; Intervenção do poder judiciário; Sanções aplicáveis.
Módulo IV – Relações com Investidores – Como Gerenciar a Relação, Quais as Tendências Frente às Mudanças de Mercado
- Guidance- sim ou não- previsões e resultados: Guidance e a lei Sarbanes-Oxley; Qual a prática atual das empresas; Qual a tendência; Porque fazer guidance; Porque não fazer guidance;
- Websites: Importância dos sites para o relacionamento com os investidores; Tendências;
- Targeting: Fazendo targeting na sua base de acionistas; Bases e acionistas;
- Ética: A importância de padrões éticos para o RI – relações com investidores; Ética e credibilidade;
- Padrões de conduta para relações com investidores: responsabilidades do RI; Questões de disclosure corporativo; Política corporativa de disclosure; Diretrizes de disseminação de informações.
Módulo V – Gerenciamento de Riscos como Ferramenta de Credibilidade e Valorização das Empresas
- Riscos: Funções e responsabilidades das áreas de risco; Quais riscos controlar; Risco de mercado, crédito e operacional;
- Enterprise risk management: Níveis de risk management;
- Gerenciamento de negócios e portfólio;
- Como efetivar uma área de risk manager;
- Controle de riscos: Modelos e metodologias para controle de riscos;
- Cultura organizacional na gestão de riscos;
- Transferências/ net de riscos;
- Recursos de tecnologia e dados;
- Gerenciamento de riscos: Técnicas de gerenciamento de riscos;
- Fatores de riscos e suas diferentes naturezas.
LOCALIZAÇÃO
IBEF-Rio, na Av. Rio Branco, 156, Conj. 402/4º andar – Ala C, Centro-RJ - (Fácil acesso com localização privilegiada sobre a Estação Carioca do Metrô, em frente ao VLT, a 100 m do Estacionamento Ed. Garagem - Menezes Cortes - e a 5 min. do aeroporto Santos Dumont).
EDUCAÇÃO EMPRESARIAL
IBEF Rio de Janeiro
POLÍTICA DE PAGAMENTO, CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO, CANCELAMENTO E REEMBOLSO
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
- Pagamento
O IBEF Rio de Janeiro comunica aos participantes de suas atividades que os pagamentos podem ser realizados da seguinte forma:
Pessoa Jurídica: faturamos para até 30 dias emitindo boleto e NF.
Pessoa Física: em espécie (moeda R$) em nossa Secretaria; PIX; transferência bancária; cartão de crédito ou débito pelo PagSeguro em nosso site (não dispomos de máquina física em nossa Sede); boleto à vista; cheque em até 3 vezes, sendo o primeiro cheque descontado em no máximo, 5 (cinco dias) úteis antes da realização do evento e os demais cheques para 30 e 60 dias.
O prazo máximo de 5 dias úteis antes da realização do evento deverá ser respeitado para todas as modalidades de pagamento, excluindo somente o pagamento on-line através do PagSeguro. A partir deste prazo não podemos garantir a confirmação de inscrição devido ao limite de participantes de cada evento.
Dados IBEF
PIX: 34.163.329/0001-95
Favorecido: Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF Rio de Janeiro
CNPJ: 34.163.329/0001-95 – I.M: 00.308.927
Itaú: Nº Banco: 341 – Agência: 8548 – C/C: 25781-8
Banco do Brasil: Nº Banco: 001 – Agência: 183-X – C/C: 420085-3
Bradesco: Nº Banco: 237 – Agência: 3122-4 – C/C 082339-2
Observações
O IBEF Rio de Janeiro somente se comunica com seus clientes através de seus canais oficiais, seja por e-mail, com o domínio @ibefrio.org.br, ou pelos números de Whatsapp: (21) 96925-0202 / (21) 96740-6784 / (21) 97145-1798.
É indispensável o envio do comprovante de depósito via e-mail para reservas@ibefrio.org.br e financas@ibefrio.org.br, constando nome completo e o respectivo curso/palestra que se refere a fim de identificarmos o pagamento e confirmarmos a inscrição. O prazo de 5 dias úteis anteriores à realização do evento também deverá ser respeitado para o envio da comprovação de pagamento.
Nota fiscal deverá ser solicitada via e-mail para financas@ibefrio.org.br
- Confirmação de Inscrição
A confirmação do evento acontecerá via e-mail quando o número mínimo de inscrições estiver confirmado para viabilizar a sua realização. O prazo para a confirmação será em 24 horas (formato online) e 72 horas (formato presencial) antes da realização do evento.
Ressaltamos que a inscrição do participante só é efetivada após a confirmação da identificação do pagamento.
- Cancelamento
Para solicitar cancelamento de inscrição em eventos, favor enviar e-mail para reservas@ibefrio.org.br com no mínimo 72 horas úteis de antecedência, indicando a sua preferência por reembolso ou crédito.
Caso este prazo não seja respeitado, o IBEF Rio de Janeiro não possuí nenhuma obrigação de devolução do valor pago, seja este integral ou parcial. Em adição, se o valor estiver sendo parcelado, cabe ao participante honrar com as demais parcelas, independentemente da modalidade de pagamento escolhida. Quando uma inscrição for solicitada e não for cancelada com 72 horas de antecedência e o pagamento (integral ou parcial) não for identificado, será cobrado o valor de R$ 70,00 referente aos custos de impressão do material didático, certificado, placas e outras providências necessárias para receber o participante no referido curso/palestra/evento.
Exemplo:
Se o evento estiver marcado para uma segunda-feira, a solicitação de cancelamento deverá ser formalizada, impreterivelmente, na quarta-feira da semana anterior à sua realização. Após este prazo, o participante perde o seu direito ao reembolso ou crédito.
Em caso de cancelamento do evento, os inscritos serão avisados com antecedência mínima de 24 horas (formato online) e 72 horas (formato presencial) úteis antes da realização. A exceção deste prazo será apenas por motivos de força maior.
- Reembolso ou Crédito
Em caso de cancelamento da inscrição pelo participante em até 72 horas antes da realização do evento temos duas formas de devolução dos valores pagos: por depósito na conta corrente do favorecido em até cinco dias úteis após a solicitação ou por meio de crédito por até 06 (seis) meses para utilização em nossas atividades. Para participantes que realizaram o pagamento pelo PagSeguro verificar os procedimentos de cancelamento no próprio site.
Em caso de cancelamento do evento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido integralmente por depósito na conta corrente do favorecido em até cinco dias úteis após o cancelamento ou por meio de crédito por até 06 (seis) meses para utilização em nossas atividades. Porém, não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa, desta forma sempre orientamos os participantes aguardarem o recebimento da confirmação do evento por e-mail.
- Informações
Todos os nossos cursos possuem certificado. Caso alguma Palestra não contenha a informação de que o certificado está incluído e necessite ou deseje a comprovação de presença, favor solicitar via e-mail para reservas@ibefrio.org.br.
- Política de Privacidade
Ao confirmar a sua inscrição nos cursos, palestras e eventos, os participantes e instrutores/palestrantes, autorizam a utilização da sua imagem e também do seu nome nas mídias sociais, impressas e digitais, veiculadas pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças.
Esta autorização é concedida a título gratuito, abrangendo todo território nacional e o exterior, em todas as suas modalidades, pelo prazo de 5 (cinco) anos, independentemente do número de utilizações. Consequentemente, os participantes e instrutores/palestrantes, concordam ser identificados pelo nome, sem título de direitos conexos à sua imagem.
Ao confirmar sua inscrição e/ou participação nas atividades do IBEF, os instrutores/palestrantes e participantes autorizam a utilização de seus dados pessoais e profissionais como por exemplo, e-mail e telefone celular para o envio de comunicados de nossas atividades e o seu compartilhamento somente com empresas associadas a esta Instituição, patrocinadores e/ou parceiras, inclusive para fins promocionais, comerciais e de marketing. A nossa política de uso de dados do IBEF Rio de Janeiro está de acordo com Lei Geral de Proteção de Dados, (Lei nº 13.709 de 14 de agosto de 2018). Para solicitações de exclusão de dados ou descadastro de e-mail de nosso sistema, encaminhar e-mail para administracao@ibefrio.org.br com cópia para marketing@ibefrio.org.br.
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