Fintechs: Um Novo Mercado Financeiro
GOSTARIA DE SER AVISADO(A) ASSIM QUE ESTIVER AGENDADO? SOLICITE NO BOTÃO AVISE-ME OU SOLICITE O TEMA PARA A SUA EMPRESA Todas as informações sobre o tema encontram-se abaixo.
Programa sujeito a alterações.
Com o advento recente de novas tecnologias digitais disruptivas, diversos setores da economia sofreram profundas transformações. Os mercados financeiro e de capitais, em especial, vêm experimentando uma grande revolução por força do fenômeno FinTech.
O uso de inteligência artificial, de algoritmos ultravelozes, de análise baseada em big data e de armazenamento de dados em nuvem, fizeram com que diversas startups financeiras, bem como gigantes de tecnologia (BigTechs), invadissem o mercado financeiro e de capitais oferecendo soluções, serviços e produtos inovadores e mais acessíveis, tais como pagamentos digitais, peer to peer lending, equity crowdfunding e criptomoedas.
Tais inovações financeiras, ao impactar fortemente na dinâmica do mercado, trouxeram diversas respostas normativo-regulatórias, como, por exemplo, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o Cadastro Positivo. Além disso, o Banco Central já divulgou uma série de comunicados acerca de normas regulatórias que futuramente entrarão em vigor, tais como o Open Banking, o Pagamento Instantâneo e Sandboxes Regulatórias. Ademais, já existem diversas regulações setoriais relacionadas a determinadas atividades, tais como fintechs de crédito e equity crowdfunding. Toda essa rede normativa se entrelaça e interage, nem sempre de forma harmônica e compatível, motivo pelo qual torna-se relevante a sua compreensão sistemática.
OBJETIVO
O curso visa dar aos alunos e participantes uma visão completa sobre o ecossistema FinTech, bem como sobre os efeitos que novas tecnologias disruptivas estão causando no mercado financeiro, mediante o estudo das principais atividades que se encontram englobadas nesse guarda-chuva conceitual, bem como as repercussões jurídico-regulatórias envolvidas.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais da área jurídica, profissionais da área de compliance e conformidade regulatória e empresarial, CEOs e executivos de FinTechs e empresas que atuam no mercado financeiro e de capitais, servidores de órgãos reguladores e todos os demais interessados na relação entre Direito, Inovação e Tecnologia no mercado financeiro.
BENEFÍCIOS ESPERADOS PARA O PARTICIPANTE
A palestra tem por objetivo transmitir uma noção geral sobre o fenômeno FinTech e fornecer conhecimentos teóricos e práticos mais aprofundados sobre diversos temas atuais e relevantes relacionados ao mercado financeiro, sua regulação e as intensas modificações advindas de novas tecnologias disruptivas que estão ocorrendo no Brasil e no mundo.
BENEFÍCIOS ESPERADOS PARA A ORGANIZAÇÃO
Oferecimento de palestra sobre tema inovador, relevante e atual, permitindo o debate sobre questões que se encontram em estágio embrionário no Brasil e que suscitam grande interesse por parte de profissionais de diversas áreas que de alguma forma se relacionam com o mercado financeiro e de capitais.
PROGRAMA
- Nova Revolução Industrial e Economia do Compartilhamento: nova dinâmica dos mercados a partir da nova Era dos Dados Digitais;
- Big Data, Blockchain, IA e Computação em Nuvem: breve estudo das tecnologias-base disruptivas que estão por trás das inovações tecnológico-financeiras;
- Crise Financeira Global: importante fator de crescimento exponencial das Fintechs;
- Ecossistema Fintech: panorama geral das atividades bancárias e financeiras afetadas pela tecnologia;
- BigTechs – “too big to ignore”: o impacto das gigantes de tecnologia no mercado financeiro;
- Aspectos regulatórios: LGPD, Open Banking, Cadastro Positivo e Sandbox;
- Fintechs de crédito, SCD – Sociedade de Crédito Direto e SEP – Sociedade de Empréstimo entre Pessoas: o estudo da Resolução CMN/Bacen. 4.656/2018;
- Equity crowdfunding e a desintermediação na captação de capital semente: o estudo da Instrução CVM n. 588/2017;
- Meios de pagamento, Pagamento Instantâneo e a revolução em curso do mercado de pagamentos brasileiro: estudo da Lei n. 12.865/2013 e do Comunicado BACEN n. 32.927/2018);
- Criptomoedas, Initial Coin Offerings(ICOs) e Security Token Offerings (STOs): aspectos relevantes da “tokenização” da poupança popular.
LOCALIZAÇÃO
IBEF-Rio, na Av. Rio Branco, 156, Conj. 402/4º andar – Ala C, Centro-RJ - (Fácil acesso com localização privilegiada sobre a Estação Carioca do Metrô, em frente ao VLT, a 100 m do Estacionamento Ed. Garagem - Menezes Cortes - e a 5 min. do aeroporto Santos Dumont).
EDUCAÇÃO EMPRESARIAL
IBEF Rio de Janeiro
POLÍTICA DE PAGAMENTO, CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO, CANCELAMENTO E REEMBOLSO
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
- Pagamento
O IBEF Rio de Janeiro comunica aos participantes de suas atividades que os pagamentos podem ser realizados da seguinte forma:
Pessoa Jurídica: faturamos para até 30 dias emitindo boleto e NF.
Pessoa Física: em espécie (moeda R$) em nossa Secretaria; PIX; transferência bancária; cartão de crédito ou débito pelo PagSeguro em nosso site (não dispomos de máquina física em nossa Sede); boleto à vista; cheque em até 3 vezes, sendo o primeiro cheque descontado em no máximo, 5 (cinco dias) úteis antes da realização do evento e os demais cheques para 30 e 60 dias.
O prazo máximo de 5 dias úteis antes da realização do evento deverá ser respeitado para todas as modalidades de pagamento, excluindo somente o pagamento on-line através do PagSeguro. A partir deste prazo não podemos garantir a confirmação de inscrição devido ao limite de participantes de cada evento.
Dados IBEF
PIX: 34.163.329/0001-95
Favorecido: Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF Rio de Janeiro
CNPJ: 34.163.329/0001-95 – I.M: 00.308.927
Itaú: Nº Banco: 341 – Agência: 8548 – C/C: 25781-8
Banco do Brasil: Nº Banco: 001 – Agência: 183-X – C/C: 420085-3
Bradesco: Nº Banco: 237 – Agência: 3122-4 – C/C 082339-2
Observações
O IBEF Rio de Janeiro somente se comunica com seus clientes através de seus canais oficiais, seja por e-mail, com o domínio @ibefrio.org.br, ou pelos números de Whatsapp: (21) 96925-0202 / (21) 96740-6784 / (21) 97145-1798.
É indispensável o envio do comprovante de depósito via e-mail para reservas@ibefrio.org.br e financas@ibefrio.org.br, constando nome completo e o respectivo curso/palestra que se refere a fim de identificarmos o pagamento e confirmarmos a inscrição. O prazo de 5 dias úteis anteriores à realização do evento também deverá ser respeitado para o envio da comprovação de pagamento.
Nota fiscal deverá ser solicitada via e-mail para financas@ibefrio.org.br
- Confirmação de Inscrição
A confirmação do evento acontecerá via e-mail quando o número mínimo de inscrições estiver confirmado para viabilizar a sua realização. O prazo para a confirmação será em 24 horas (formato online) e 72 horas (formato presencial) antes da realização do evento.
Ressaltamos que a inscrição do participante só é efetivada após a confirmação da identificação do pagamento.
- Cancelamento
Para solicitar cancelamento de inscrição em eventos, favor enviar e-mail para reservas@ibefrio.org.br com no mínimo 72 horas úteis de antecedência, indicando a sua preferência por reembolso ou crédito.
Caso este prazo não seja respeitado, o IBEF Rio de Janeiro não possuí nenhuma obrigação de devolução do valor pago, seja este integral ou parcial. Em adição, se o valor estiver sendo parcelado, cabe ao participante honrar com as demais parcelas, independentemente da modalidade de pagamento escolhida. Quando uma inscrição for solicitada e não for cancelada com 72 horas de antecedência e o pagamento (integral ou parcial) não for identificado, será cobrado o valor de R$ 70,00 referente aos custos de impressão do material didático, certificado, placas e outras providências necessárias para receber o participante no referido curso/palestra/evento.
Exemplo:
Se o evento estiver marcado para uma segunda-feira, a solicitação de cancelamento deverá ser formalizada, impreterivelmente, na quarta-feira da semana anterior à sua realização. Após este prazo, o participante perde o seu direito ao reembolso ou crédito.
Em caso de cancelamento do evento, os inscritos serão avisados com antecedência mínima de 24 horas (formato online) e 72 horas (formato presencial) úteis antes da realização. A exceção deste prazo será apenas por motivos de força maior.
- Reembolso ou Crédito
Em caso de cancelamento da inscrição pelo participante em até 72 horas antes da realização do evento temos duas formas de devolução dos valores pagos: por depósito na conta corrente do favorecido em até cinco dias úteis após a solicitação ou por meio de crédito por até 06 (seis) meses para utilização em nossas atividades. Para participantes que realizaram o pagamento pelo PagSeguro verificar os procedimentos de cancelamento no próprio site.
Em caso de cancelamento do evento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido integralmente por depósito na conta corrente do favorecido em até cinco dias úteis após o cancelamento ou por meio de crédito por até 06 (seis) meses para utilização em nossas atividades. Porém, não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa, desta forma sempre orientamos os participantes aguardarem o recebimento da confirmação do evento por e-mail.
- Informações
Todos os nossos cursos possuem certificado. Caso alguma Palestra não contenha a informação de que o certificado está incluído e necessite ou deseje a comprovação de presença, favor solicitar via e-mail para reservas@ibefrio.org.br.
- Política de Privacidade
Ao confirmar a sua inscrição nos cursos, palestras e eventos, os participantes e instrutores/palestrantes, autorizam a utilização da sua imagem e também do seu nome nas mídias sociais, impressas e digitais, veiculadas pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças.
Esta autorização é concedida a título gratuito, abrangendo todo território nacional e o exterior, em todas as suas modalidades, pelo prazo de 5 (cinco) anos, independentemente do número de utilizações. Consequentemente, os participantes e instrutores/palestrantes, concordam ser identificados pelo nome, sem título de direitos conexos à sua imagem.
Ao confirmar sua inscrição e/ou participação nas atividades do IBEF, os instrutores/palestrantes e participantes autorizam a utilização de seus dados pessoais e profissionais como por exemplo, e-mail e telefone celular para o envio de comunicados de nossas atividades e o seu compartilhamento somente com empresas associadas a esta Instituição, patrocinadores e/ou parceiras, inclusive para fins promocionais, comerciais e de marketing. A nossa política de uso de dados do IBEF Rio de Janeiro está de acordo com Lei Geral de Proteção de Dados, (Lei nº 13.709 de 14 de agosto de 2018). Para solicitações de exclusão de dados ou descadastro de e-mail de nosso sistema, encaminhar e-mail para administracao@ibefrio.org.br com cópia para marketing@ibefrio.org.br.
Caso o palestrante/instrutor/participante não deseje ou não possa autorizar o uso da sua imagem ou de seus dados, solicitamos que avise à equipe do IBEF-Rio.
Para solicitar este tema exclusivamente para a sua empresa na modalidade “In Company” clique aqui.
Realização