Finanças Sustentáveis para a Biodiversidade (On-line)
Na esteira da crise natural (sem precedentes) do planeta, em outubro de 2024, representantes de países-membros do G20 chegaram a um consenso de que a perda de biodiversidade está em pé de igualdade com as mudanças climáticas na lista de prioridades que o mundo precisa enfrentar. Neste sentido, na Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade (COP 15), mais de 180 países chegaram a um acordo conhecido como Marco Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal (MGBKM), em dezembro de 2022. O objetivo principal deste acordo está calcado na vontade política de deter e reverter a perda de biodiversidade até o ano de 2030.
O MGBKM enfatiza especialmente o papel das finanças sustentáveis para a biodiversidade na concretização de seus objetivos e estabelece uma meta específica para a mobilização de recursos financeiros. Neste contexto, a COP 16 da Biodiversidade na Colômbia busca acelerar a preservação de 30% das áreas biodiversas até 2030 e um estudo conjunto da Cornell University, The Nature Conservancy e Paulson Institute mostrou que é necessário mobilizar o equivalente a US$ 700 bilhões por ano para promover a conservação e reverter a perda da biodiversidade.
Em função das considerações acima, o curso Finanças Sustentáveis para a Biodiversidade fornece informações práticas sobre instrumentos financeiros, mais especificamente, sobre Títulos Verdes (Green Bonds), mostrando a importância destes títulos como mecanismos que visam à redução dos riscos à biodiversidade e bem como a geração de impactos positivos na economia real. Além disso, no desenrolar do curso, serão apresentadas as Unidades de Crédito de Sustentabilidade (UCS) como estruturas financeiras que viabilizam, entre outras questões, investimentos na conservação e restauração de florestas em áreas privadas e públicas, com ganhos de capital e geração de negócios.
OBJETIVOS
• Contextualizar as finanças sustentáveis, biodiversidade e os serviços ecossistêmicos;
• Compreender o conceito e a importância das finanças sustentáveis para a biodiversidade;
• Destacar as iniciativas do financiamento sustentável para a biodiversidade no Brasil e no mundo;
• Enfatizar a experiência internacional e a realidade do mercado brasileiro dos Green Bonds;
• Analisar as diretrizes (padronizadas) para enquadramento e aplicação dos Títulos Verdes nas organizações, destacando as UCS;
• Fornecer orientações que auxiliem os agentes do mercado ao reportar o enquadramento dos projetos para a emissão de um Título Verde vinculado à biodiversidade e aos serviços ecossistêmicos.
PÚBLICO ALVO
Para todo e qualquer profissional do setor privado ou público interessado em obter uma visão sobre finanças sustentáveis para a biodiversidade, incluindo executivos do agronegócio, cooperativas agrícolas e de instituições financeiras e bancárias.
BENEFÍCIOS PARA VOCÊ
Proporcionar conhecimento pragmático sobre finanças sustentáveis para a biodiversidade, orientando os participantes, interessados no mercado de títulos verdes no Brasil, sobre o processo de organização e emissão de títulos verdes, reporte e geração de negócios.
BENEFÍCIOS PARA A SUA EMPRESA
Os títulos verdes (ou green bonds) são instrumentos utilizados na captação de recursos de implementação ou refinanciamento de projetos e ativos que causam impactos positivos do ponto de vista ambiental (e climático). Neste sentido, para toda e qualquer organização, os green bonds são uma alternativa que estimula e viabiliza iniciativas (e tecnologias) com impactos socioambientais positivos, considerados boas alternativas para investimento e que proporcionam melhores retornos e riscos menores, além de obter ganhos de capital e geração de oportunidades para as organizações.
METODOLOGIA
• O curso será ministrado através de aulas online ao vivo, por meio da apresentação de material didático.
• Haverá forte incentivo à interação entre os participantes para poder assegurar o processo de aprendizagem e o networking do conhecimento.
• Os assuntos abordados estarão de acordo com os tópicos do programa e serão acompanhados de análises e debates de forma clara e objetiva com exemplos de casos reais.
PROGRAMA
Módulo I
• Introdução às Finanças Sustentáveis e a Biodiversidade:
• O que são finanças sustentáveis?
• Importância das finanças sustentáveis para os negócios.
• Biodiversidade: definição e contextualização.
Módulo II
• Iniciativas de Financiamento Sustentável para a Biodiversidade:
• Finanças sustentáveis para a biodiversidade e serviços ecossistêmicos no Brasil: cenário atual.
• Normas e iniciativas internacionais de financiamento sustentável para a biodiversidade.
Módulo III
• Os Green Bonds:
• Potencial do mercado brasileiro e tendências internacionais.
• Diretrizes para enquadramento e aplicação dos Títulos Verdes nas organizações, cujo objetivo é a preservação e conservação da biodiversidade.
• Modelos de emissão de títulos verdes.
Módulo IV
• Alinhamento com as Melhores Práticas:
• Uso e gestão de recursos, seleção e avaliação de projetos e relato.
• Importância das divulgações da Força-Tarefa sobre Divulgações Financeiras Relacionadas à Natureza (TNFD)
• As Unidades de Crédito de Sustentabilidade (UCS) do Grupo BMV.
APOIO
LOCALIZAÇÃO
On-line
INVESTIMENTO
PAGAMENTO EM 3 VEZES SEM JUROS DE R$ 113,33 NO CARTÃO DE CRÉDITO. UTILIZE A OPÇÃO PAGSEGURO.
Integral: R$ 340,00
FOA - Funcionários de Organizações Associadas ao IBEF: R$ 255,00
Associados ao IBEF: R$ 170,00
O investimento inclui: Certificado e material didático digital.
EDUCAÇÃO EMPRESARIAL
IBEF Rio de Janeiro
POLÍTICA DE PAGAMENTO, CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO, CANCELAMENTO E REEMBOLSO
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
- Pagamento
O IBEF Rio de Janeiro comunica aos participantes de suas atividades que os pagamentos podem ser realizados da seguinte forma:
Pessoa Jurídica: faturamos para até 30 dias emitindo boleto e NF.
Pessoa Física: em espécie (moeda R$) em nossa Secretaria; PIX; transferência bancária; cartão de crédito ou débito pelo PagSeguro em nosso site (não dispomos de máquina física em nossa Sede); boleto à vista; cheque em até 3 vezes, sendo o primeiro cheque descontado em no máximo, 5 (cinco dias) úteis antes da realização do evento e os demais cheques para 30 e 60 dias.
O prazo máximo de 5 dias úteis antes da realização do evento deverá ser respeitado para todas as modalidades de pagamento, excluindo somente o pagamento on-line através do PagSeguro. A partir deste prazo não podemos garantir a confirmação de inscrição devido ao limite de participantes de cada evento.
Dados IBEF
PIX: 34.163.329/0001-95
Favorecido: Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF Rio de Janeiro
CNPJ: 34.163.329/0001-95 – I.M: 00.308.927
Itaú: Nº Banco: 341 – Agência: 8548 – C/C: 25781-8
Banco do Brasil: Nº Banco: 001 – Agência: 183-X – C/C: 420085-3
Bradesco: Nº Banco: 237 – Agência: 3122-4 – C/C 082339-2
Observações
O IBEF Rio de Janeiro somente se comunica com seus clientes através de seus canais oficiais, seja por e-mail, com o domínio @ibefrio.org.br, ou pelos números de Whatsapp: (21) 96925-0202 / (21) 96740-6784 / (21) 97145-1798.
É indispensável o envio do comprovante de depósito via e-mail para reservas@ibefrio.org.br e financas@ibefrio.org.br, constando nome completo e o respectivo curso/palestra que se refere a fim de identificarmos o pagamento e confirmarmos a inscrição. O prazo de 5 dias úteis anteriores à realização do evento também deverá ser respeitado para o envio da comprovação de pagamento.
Nota fiscal deverá ser solicitada via e-mail para financas@ibefrio.org.br
- Confirmação de Inscrição
A confirmação do evento acontecerá via e-mail quando o número mínimo de inscrições estiver confirmado para viabilizar a sua realização. O prazo para a confirmação será em 24 horas (formato online) e 72 horas (formato presencial) antes da realização do evento.
Ressaltamos que a inscrição do participante só é efetivada após a confirmação da identificação do pagamento.
- Cancelamento
Para solicitar cancelamento de inscrição em eventos, favor enviar e-mail para reservas@ibefrio.org.br com no mínimo 72 horas úteis de antecedência, indicando a sua preferência por reembolso ou crédito.
Caso este prazo não seja respeitado, o IBEF Rio de Janeiro não possuí nenhuma obrigação de devolução do valor pago, seja este integral ou parcial. Em adição, se o valor estiver sendo parcelado, cabe ao participante honrar com as demais parcelas, independentemente da modalidade de pagamento escolhida. Quando uma inscrição for solicitada e não for cancelada com 72 horas de antecedência e o pagamento (integral ou parcial) não for identificado, será cobrado o valor de R$ 70,00 referente aos custos de impressão do material didático, certificado, placas e outras providências necessárias para receber o participante no referido curso/palestra/evento.
Exemplo:
Se o evento estiver marcado para uma segunda-feira, a solicitação de cancelamento deverá ser formalizada, impreterivelmente, na quarta-feira da semana anterior à sua realização. Após este prazo, o participante perde o seu direito ao reembolso ou crédito.
Em caso de cancelamento do evento, os inscritos serão avisados com antecedência mínima de 24 horas (formato online) e 72 horas (formato presencial) úteis antes da realização. A exceção deste prazo será apenas por motivos de força maior.
- Reembolso ou Crédito
Em caso de cancelamento da inscrição pelo participante em até 72 horas antes da realização do evento temos duas formas de devolução dos valores pagos: por depósito na conta corrente do favorecido em até cinco dias úteis após a solicitação ou por meio de crédito por até 06 (seis) meses para utilização em nossas atividades. Para participantes que realizaram o pagamento pelo PagSeguro verificar os procedimentos de cancelamento no próprio site.
Em caso de cancelamento do evento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido integralmente por depósito na conta corrente do favorecido em até cinco dias úteis após o cancelamento ou por meio de crédito por até 06 (seis) meses para utilização em nossas atividades. Porém, não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa, desta forma sempre orientamos os participantes aguardarem o recebimento da confirmação do evento por e-mail.
- Informações
Todos os nossos cursos possuem certificado. Caso alguma Palestra não contenha a informação de que o certificado está incluído e necessite ou deseje a comprovação de presença, favor solicitar via e-mail para reservas@ibefrio.org.br.
- Política de Privacidade
Ao confirmar a sua inscrição nos cursos, palestras e eventos, os participantes e instrutores/palestrantes, autorizam a utilização da sua imagem e também do seu nome nas mídias sociais, impressas e digitais, veiculadas pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças.
Esta autorização é concedida a título gratuito, abrangendo todo território nacional e o exterior, em todas as suas modalidades, pelo prazo de 5 (cinco) anos, independentemente do número de utilizações. Consequentemente, os participantes e instrutores/palestrantes, concordam ser identificados pelo nome, sem título de direitos conexos à sua imagem.
Ao confirmar sua inscrição e/ou participação nas atividades do IBEF, os instrutores/palestrantes e participantes autorizam a utilização de seus dados pessoais e profissionais como por exemplo, e-mail e telefone celular para o envio de comunicados de nossas atividades e o seu compartilhamento somente com empresas associadas a esta Instituição, patrocinadores e/ou parceiras, inclusive para fins promocionais, comerciais e de marketing. A nossa política de uso de dados do IBEF Rio de Janeiro está de acordo com Lei Geral de Proteção de Dados, (Lei nº 13.709 de 14 de agosto de 2018). Para solicitações de exclusão de dados ou descadastro de e-mail de nosso sistema, encaminhar e-mail para administracao@ibefrio.org.br com cópia para marketing@ibefrio.org.br.
Caso o palestrante/instrutor/participante não deseje ou não possa autorizar o uso da sua imagem ou de seus dados, solicitamos que avise à equipe do IBEF-Rio.
Para solicitar este tema exclusivamente para a sua empresa na modalidade “In Company” clique aqui.
Realização