Ciclo de Empreendedorismo

18h00 às 22h00
Carga Horária: 24 horas - Núcleo: /
TEMA SEM DATA PREVISTA PARA A PRÓXIMA REALIZAÇÃO.
GOSTARIA DE SER AVISADO(A) ASSIM QUE ESTIVER AGENDADO? SOLICITE NO BOTÃO AVISE-ME


OU SOLICITE O TEMA PARA A SUA EMPRESA

Todas as informações sobre o tema encontram-se abaixo.
Programa sujeito a alterações.

O Ciclo de Empreendedorismo tem como objetivo fomentar e dar suporte aos novos negócios e iniciativas na cidade do Rio de Janeiro. O IBEF, como Instituto, acredita no potencial da nossa cidade e também no capital humano carioca e percebe uma grande carência de conhecimento aliado a prática de empreender.

Em uma tentativa de reverter este cenário, resolvemos desenvolver um ambiente no qual novos e antigos empreendedores possam compartilhar suas experiências e adquirir informação e know-how durante e após o ciclo.

Estamos abertos para novas ideias e empresas. Nossa infraestrutura e tradição de 47 anos em propiciar networking podem ajudar na expansão e no desenvolvimento de novos negócios.

De acordo com a Revista Exame foi realizada uma pesquisa com centenas de startups que fecharam as portas. Segundo o Instituto CB Insights, responsável pela pesquisa, a principal causa de fracasso com 42% dos votos foi a “Falta de necessidade do Mercado”. A falha número um foi de criar soluções para problemas que não existem ou que o cliente não identifica valor suficiente para as soluções oferecidas.

Existe uma grande probabilidade de o Plano de Negócios dessas empresas não terem sido feito de maneira adequada.

Venha conferir conosco em nosso Ciclo de Empreendedorismo as outras causas de fechamento das startups e como elaborar um Plano de Negócios consistente.

Sejam bem-vindos!

OBJETIVOS

Fornecer elementos ao empreendedor para melhor enfrentar os desafios no ambiente de negócios atual de volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade onde mais prudente que projetar cenários de longo prazo é ter agilidade na capacidade de resposta às demandas do ambiente.

PÚBLICO-ALVO

Pequenos e médios empresários, empreendedores, intra-empreendedores, investidores e profissionais que tenham interesse e/ ou curiosidade sobre Empreendedorismo.

BENEFÍCIOS ESPERADOS PARA O PARTICIPANTE

Aumento da habilidade e capacidade em analisar um negócio sob a ótica empresarial, possibilitando capturar os fatores críticos que levam a uma empresa a ter sucesso.

BENEFÍCIO ESPERADOS PARA A ORGANIZAÇÃO

Inserir os temas Inovação & Empreendedorismo no dia-a-dia dos associados, buscando contribuir para que suas organizações tenham força estratégica e estejam sempre atentas e conectadas com novas ideias.

METODOLOGIA

Exposição teórica, oficinas de trabalho, debates, reflexões em grupo, estudos de caso, leitura e compreensão de temas e dinâmicas de grupo.

PROGRAMA

Módulo I – A arte de empreender

Introdução

  • Visão geral do curso e entregáveis;
  • Expectativas da turma.

Mundo Startup

  • Pesquisa Exame – Razões que levam as empresas ao fracasso;
  • Start Up Enxuta;
  • Cubo Itaú, InovaBra, Endevour;

Roteiro do Plano de Negócios

  • Empreender no mundo 4.0;
  • O que um Plano de Negócios deve conter;
    • Sumário executivo;
    • Qual a oportunidade?
    • Qual o problema que a empresa endereça e qual a solução oferecida?
    • Seus diferenciais;
  • Modelo de Negócio;
    • Planejamento Estratégico;
    • Planejamento de Marketing;
    • Plano Operacional;
    • Planejamento Financeiro;
    • Riscos e Critérios de Saída.
  • O que um investidor tem interesse em ver no BP;
  • Orientações de Pitch para investidores.

Oficina do Módulo I

  • Distribuição de temas para trabalho em grupo;
  • Apresentação individual dos Planos de Negócios.

Módulo II – Planejamento Estratégico

  • Formulação da Estratégia
    • Propósito da Empresa (Missão, Valores e Visão);
    • Análise do ambiente (SWOT);
    • Análise competitiva (Porter);
    • Modelo de negócios (Business Model CANVAS);
    • Mapeamento de macroprocessos e competências críticas.
  • Execução da Estratégia
    • Tradução da Estratégia (mapa estratégico, indicadores e metas, iniciativas estratégicas e orçamento estratégico);
    • Alinhamento da organização à estratégia;
    • Definição da governança da estratégia;
    • Como acompanhar a execução da estratégia.
  • Oficina do Módulo II

Módulo III – Planejamento de Marketing

  • Os 4Ps do Marketing:
    • Produto;
    • Preço;
    • Praça;
    • Promoção;
    • Pesquisa de Marketing e os 4Ps;
  • Gerenciamento de Canal:
    • Definição;
    • Funções e Tipos;
    • Objetivos;
  • Marketing Digital:
    • Como fazer Marketing Digital?;
    • Ferramentas do Marketing Digital;
  • Branding:
    • Como gerenciar a sua Marca?
  • Marketing de Relacionamento:
    • O que é Marketing de Relacionamento?;
    • Como implementar;
    • Importância;
  • Estratégias de Vendas e Negociação:
    • Reflexões;
    • Exemplos;
  • Oficina do Módulo III

Módulo IV – Planejamento Financeiro

  • Visão financeira da empresa
    • A empresa do ponto de vista financeiro;
    • Balanço Patrimonial;
    • Receita, Despesa, Custo e Lucro;
    • Demonstração de Resultados;
    • Fluxo de Caixa;
    • Ponto de Equilíbrio da empresa.
  • Decisões de Investimento
    • Considerações sobre risco x retorno nas análises de investimentos;
    • A importância da definição do Custo de Oportunidade;
    • Critérios de seleção de projetos de investimentos;
    • Elaboração de projeções, fluxos de caixa e orçamento.
  • Decisões de Financiamento
    • Financiamento de capital de giro;
    • Fontes de financiamento;
    • Estrutura de capital.
  • Decisões de Distribuição de Dividendos
    • Separando a pessoa física da jurídica;
    • Remuneração do capital investido x pró-labore;
    • Valor econômico agregado (EVA).
  • Oficina do Módulo IV

Módulo V – Plano Operacional

  • Elementos Básicos
    • Localização e Instalações;
    • Produção e Controle de Qualidade;
    • Gerenciamento de Estoques;
    • Suprimento e Distribuição;
    • Equipamentos e Sistemas;
    • Dimensionamento da Equipe;
    • Saúde e Segurança no trabalho;
    • Controles.
  • Gestão (portão para dentro)
    • Matriz de atividades;
    • Descrição de cargos e perfis;
    • Matriz organizacional;
    • Atribuição aos responsáveis por qualificação e competência;
    • Lay-Out dos Equipamentos e Mobiliário;
    • Procedimentos Operacionais;
    • Gestão de Pessoas;
    • Manutenção de Equipamentos;
    • Comunicação (empresa-colaborador, colaborador-empresa).
  • Gestão (portão para fora)
    • Consciência da importância da Experiência de Consumo;
    • Atendimento ao cliente;
    • Gestão de terceiros.
  • Oficina do Módulo V

Módulo VI – PITCH para Investidores

  • Apresentação sumária de 15 minutos para banca de orientadores e investidores;
  • Feedback do Pitch pela banca;
  • Feedback do Sumário Executivo pelos orientadores;
  • Fechamento.

LOCALIZAÇÃO Localização no Google Maps

IBEF-Rio, na Av. Rio Branco, 156, Conj. 402/4º andar – Ala C, Centro-RJ - (Fácil acesso com localização privilegiada sobre a Estação Carioca do Metrô, em frente ao VLT, a 100 m do Estacionamento Ed. Garagem - Menezes Cortes - e a 5 min. do aeroporto Santos Dumont).

    Gostaria de ser avisado(a) quando o tema estiver agendado


    * Itens com preenchimento obrigatório

    EDUCAÇÃO EMPRESARIAL

    IBEF Rio de Janeiro

    POLÍTICA DE PAGAMENTO, CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO, CANCELAMENTO E REEMBOLSO

    POLÍTICA DE PRIVACIDADE

    • Pagamento

    O IBEF Rio de Janeiro comunica aos participantes de suas atividades que os pagamentos podem ser realizados da seguinte forma:

    Pessoa Jurídica: faturamos para até 30 dias emitindo boleto e NF.

    Pessoa Física: em espécie (moeda R$) em nossa Secretaria; PIX; transferência bancária; cartão de crédito ou débito pelo PagSeguro em nosso site (não dispomos de máquina física em nossa Sede); boleto à vista; cheque em até 3 vezes, sendo o primeiro cheque descontado em no máximo, 5 (cinco dias) úteis antes da realização do evento e os demais cheques para 30 e 60 dias.

    O prazo máximo de 5 dias úteis antes da realização do evento deverá ser respeitado para todas as modalidades de pagamento, excluindo somente o pagamento on-line através do PagSeguro. A partir deste prazo não podemos garantir a confirmação de inscrição devido ao limite de participantes de cada evento.

    Dados IBEF

    PIX: 34.163.329/0001-95

    Favorecido: Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF Rio de Janeiro
    CNPJ: 34.163.329/0001-95 – I.M: 00.308.927
    Itaú: Nº Banco: 341 – Agência: 8548 – C/C: 25781-8
    Banco do Brasil: Nº Banco: 001 – Agência: 183-X – C/C: 420085-3
    Bradesco: Nº Banco: 237 – Agência: 3122-4 – C/C 082339-2

    Observações

    O IBEF Rio de Janeiro somente se comunica com seus clientes através de seus canais oficiais, seja por e-mail, com o domínio @ibefrio.org.br, ou pelos números de Whatsapp: (21) 96925-0202 / (21) 96740-6784 / (21) 97145-1798.

    É indispensável o envio do comprovante de depósito via e-mail para reservas@ibefrio.org.br e financas@ibefrio.org.br, constando nome completo e o respectivo curso/palestra que se refere a fim de identificarmos o pagamento e confirmarmos a inscrição. O prazo de 5 dias úteis anteriores à realização do evento também deverá ser respeitado para o envio da comprovação de pagamento.

    Nota fiscal deverá ser solicitada via e-mail para financas@ibefrio.org.br

    • Confirmação de Inscrição

    A confirmação do evento acontecerá via e-mail quando o número mínimo de inscrições estiver confirmado para viabilizar a sua realização. O prazo para a confirmação será em 24 horas (formato online) e 72 horas (formato presencial) antes da realização do evento.

    Ressaltamos que a inscrição do participante só é efetivada após a confirmação da identificação do pagamento.

    • Cancelamento

     Para solicitar cancelamento de inscrição em eventos, favor enviar e-mail para reservas@ibefrio.org.br com no mínimo 72 horas úteis de antecedência, indicando a sua preferência por reembolso ou crédito.

    Caso este prazo não seja respeitado, o IBEF Rio de Janeiro não possuí nenhuma obrigação de devolução do valor pago, seja este integral ou parcial. Em adição, se o valor estiver sendo parcelado, cabe ao participante honrar com as demais parcelas, independentemente da modalidade de pagamento escolhida. Quando uma inscrição for solicitada e não for cancelada com 72 horas de antecedência e o pagamento (integral ou parcial) não for identificado, será cobrado o valor de R$ 70,00 referente aos custos de impressão do material didático, certificado, placas e outras providências necessárias para receber o participante no referido curso/palestra/evento.

    Exemplo:

    Se o evento estiver marcado para uma segunda-feira, a solicitação de cancelamento deverá ser formalizada, impreterivelmente, na quarta-feira da semana anterior à sua realização. Após este prazo, o participante perde o seu direito ao reembolso ou crédito.

    Em caso de cancelamento do evento, os inscritos serão avisados com antecedência mínima de 24 horas (formato online) e 72 horas (formato presencial) úteis antes da realização. A exceção deste prazo será apenas por motivos de força maior.

    • Reembolso ou Crédito

    Em caso de cancelamento da inscrição pelo participante em até 72 horas antes da realização do evento temos duas formas de devolução dos valores pagos: por depósito na conta corrente do favorecido em até cinco dias úteis após a solicitação ou por meio de crédito por até 06 (seis) meses para utilização em nossas atividades. Para participantes que realizaram o pagamento pelo PagSeguro verificar os procedimentos de cancelamento no próprio site.

    Em caso de cancelamento do evento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido integralmente por depósito na conta corrente do favorecido em até cinco dias úteis após o cancelamento ou por meio de crédito por até 06 (seis) meses para utilização em nossas atividades. Porém, não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa, desta forma sempre orientamos os participantes aguardarem o recebimento da confirmação do evento por e-mail.

    • Informações

    Todos os nossos cursos possuem certificado. Caso alguma Palestra não contenha a informação de que o certificado está incluído e necessite ou deseje a comprovação de presença, favor solicitar via e-mail para reservas@ibefrio.org.br.

    • Política de Privacidade

    Ao confirmar a sua inscrição nos cursos, palestras e eventos, os participantes e instrutores/palestrantes, autorizam a utilização da sua imagem e também do seu nome nas mídias sociais, impressas e digitais, veiculadas pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças.

    Esta autorização é concedida a título gratuito, abrangendo todo território nacional e o exterior, em todas as suas modalidades, pelo prazo de 5 (cinco) anos, independentemente do número de utilizações. Consequentemente, os participantes e instrutores/palestrantes, concordam ser identificados pelo nome, sem título de direitos conexos à sua imagem.

    Ao confirmar sua inscrição e/ou participação nas atividades do IBEF, os instrutores/palestrantes e participantes autorizam a utilização de seus dados pessoais e profissionais como por exemplo, e-mail e telefone celular para o envio de comunicados de nossas atividades e o seu compartilhamento somente com empresas associadas a esta Instituição, patrocinadores e/ou parceiras, inclusive para fins promocionais, comerciais e de marketing. A nossa política de uso de dados do IBEF Rio de Janeiro está de acordo com Lei Geral de Proteção de Dados, (Lei nº 13.709 de 14 de agosto de 2018). Para solicitações de exclusão de dados ou descadastro de e-mail de nosso sistema, encaminhar e-mail para administracao@ibefrio.org.br com cópia para marketing@ibefrio.org.br.

    Caso o palestrante/instrutor/participante não deseje ou não possa autorizar o uso da sua imagem ou de seus dados, solicitamos que avise à equipe do IBEF-Rio.

    Para solicitar este tema exclusivamente para a sua empresa na modalidade “In Company” clique aqui.

    Realização