Ferramentas para Gerenciamento de Projetos
GOSTARIA DE SER AVISADO(A) ASSIM QUE ESTIVER AGENDADO? SOLICITE NO BOTÃO AVISE-ME OU SOLICITE O TEMA PARA A SUA EMPRESA Todas as informações sobre o tema encontram-se abaixo.
Programa sujeito a alterações.
Os projetos fazem parte da realidade das empresas e esses projetos precisam ser operados, documentados e controlados. As ferramentas de gerenciamento de projetos passam a ter vital importância para operacionaliza-los, desde o seu portfólio, controle de cronograma e outras demandas relacionadas a projetos, como gestão de custos, gestão de riscos, gestão das comunicações. Precisamos gerenciar também, todas as outras atividades e ocorrências do projeto que precisam ser registradas, para orientação nas decisões da empresa. As ocorrências que são registradas durante o projeto, formam um acervo de informações de projeto, conhecida como lições aprendidas, que são usadas em outros projetos para que erros do passado, não sejam repetidos.
Benefícios para Empresa
Proporcionar aos colaboradores, conhecimento no uso de ferramentas de mercado para planejamento e controle dos projetos. Essas ferramentas controlam todo o ciclo de vida do projeto, garantindo que a média a alta gestão, possa ter acesso as informações para tomada de decisão. Como exemplo, o cenário de múltiplos projetos, onde não há recursos para todos, há necessidade de se estabelecer informações sobre o mercado e dos projetos, que permitam priorizar de forma adequada os projetos em um portfólio.
Benefícios para o Participante
Conhecer ferramentas de mercado, relacionadas à gestão de projetos, desde o portfólio até o cronograma, para planejamento e controle dos projetos. Essas ferramentas não se limitam ao cronograma, mas também a gestão do portfólio, riscos, custos, equipe, atividades, workflow e processos.
Público-Alvo
Analistas, controladores e gerentes de projetos, e profissionais das mais diversas áreas de atuação, que busquem conhecer as ferramentas de gerenciamento de projetos e como aplicá-las, de forma integrada.
PROGRAMA
Onde se aplicam as ferramentas de gerenciamento de projetos:
Gestão de portfólio – para gerenciar a carteira de projetos, considerando a limitação de recursos das empresas e o número de projetos cada vez maiores;
Gestão de cronograma – um dos pontos mais críticos e visíveis da gestão dos projetos é a gestão do cronograma, pois dele derivam boa parte dos outros controles, como avanço, valor agregado, custos e etc… Em alguns casos a gestão do cronograma, se confunde com a gestão do projeto;
Gestão do escopo – define o que será entregue no projeto e é representado graficamente pela EAP (Estrutura Analítica do Projeto), ou WBS (Work Breakdown Structure). Essa estrutura é base para todo o planejamento, orientando cronograma, custos, RH, e outros. Mas também representa de forma consolidada, o avanço do projeto;
Gestão de riscos – os riscos podem levar um projeto ao fracasso, e precisam ser gerenciados, porém como a quantidade desses e o seu nível de complexidade é cada vez maior, precisam ter ferramentas que os gerencie, relacionando riscos as atividades do projeto, gerando com isso um nível mínimo de automação;
Workflow – permite o acompanhamento das atividades do projeto, integrando equipes da empresa e outras equipes que participam do projeto;
Gestão da comunicação – visa fazer a publicação das informações do projeto em tempo real para equipe do projeto e reunir informações de avanço, curva “S” e outros para a média gerencia das instituições;
Gestão de processos – os processos orientam a gestão dos projetos no seu planejamento e execução, mas também orientam o planejamento e estudo dos processos das atividades do projeto.
Ferramentas de Mercado – As principais ferramentas de mercado nacionais e internacionais, que se aplicam ao nosso mercado e nossas empresas. Dentre elas temos MS Project, Project Builder; WBS ChartPró, PERT Expert, Biz Agi, etc…
Exercícios práticos – Como usamos as ferramentas de mercado, mostrando o seu uso de forma integrada. Garantindo com isso a automação dos processos relacionados a gestão de projetos. Esses exercícios mostram de forma prática as áreas de gestão como portfólio, cronograma, escopo, riscos, workflow, comunicação, processos, etc…
LOCALIZAÇÃO
IBEF-Rio, na Av. Rio Branco, 156, Conj. 402/4º andar – Ala C, Centro-RJ - (Fácil acesso com localização privilegiada sobre a Estação Carioca do Metrô, em frente ao VLT, a 100 m do Estacionamento Ed. Garagem - Menezes Cortes - e a 5 min. do aeroporto Santos Dumont).
Para solicitar este tema exclusivamente para a sua empresa na modalidade “In Company” clique aqui.
Realização

