Teste de Impairment e Cálculo do Purchase Price Allocation (PPA) (On-line)
GOSTARIA DE SER AVISADO(A) ASSIM QUE ESTIVER AGENDADO? SOLICITE NO BOTÃO AVISE-ME OU SOLICITE O TEMA PARA A SUA EMPRESA Todas as informações sobre o tema encontram-se abaixo.
Programa sujeito a alterações.
CURSO CERTIFICADO NO CRC-RJ PARA FINS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA (EPC)
08 PONTOS EM TODAS AS CATEGORIAS
VEJA DEPOIMENTOS DE QUEM JÁ PARTICIPOU:
De acordo com as normas internacionais de contabilidade, o ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade. O benefício econômico futuro incorporado a um ativo é o seu potencial em contribuir, direta ou indiretamente, para o fluxo de caixa ou equivalentes de caixa para a entidade.
Tal potencial pode ser produtivo, quando o recurso for parte integrante das atividades operacionais da entidade. Pode também ter a forma de conversibilidade em caixa ou equivalentes de caixa ou pode ainda ser capaz de reduzir as saídas de caixa, como no caso de processo industrial alternativo que reduza os custos de produção. Dessa forma, nenhum ativo poderá estar mensurado contabilmente por um valor superior ao seu potencial de geração de benefícios, seja pela sua venda ou pelo seu uso.
Caso existam indicadores de que o valor recuperável do ativo esteja abaixo de seu valor contábil, a entidade necessitará realizar um teste de IMPAIRMENT.
Nesse contexto, caso o ativo esteja contabilizado por um valor excedente ao seu valor de recuperação, será necessário reconhecer uma perda pela redução ao valor recuperável ou simplesmente “Perda por Impairment”, objetivo central da IAS 36 – NBC TG 01 (Redução ao Valor Recuperável de Ativos).
OBJETIVOS
Apresentação prática dos procedimentos que devem ser adotados para realizar o teste de recuperabilidade dos ativos conforme previstas na NBC TG 01 e IAS 36.
Compreensão do cálculo do valor justo dos ativos e passivos de uma empresa adquirida em combinação de negócios.
Apuração do mais ou menos-valia, do goodwill ou da compra vantajosa.
PÚBLICO-ALVO
Contadores, executivos, advogados, auditores internos e externos, consultores, administradores, peritos, analistas de mercado e demais profissionais interessados.
BENEFÍCIOS ESPERADOS PARA O PARTICIPANTE
Conhecimento das principais questões práticas e profundas sobre redução ao valor recuperável de ativos, incluindo as circunstâncias de execução do teste de impairment, bem como o passo a passo para o cálculo do Purchase Price Allocation (PPA).
BENEFÍCIOS ESPERADOS PARA A ORGANIZAÇÃO
Profissionais com capacidade em analisar a diferença entre o valor justo de um ativo e seu valor contábil (mais e menos-valia).
METODOLOGIA
Aula expositiva com teoria e prática bem como apresentação de cases.
PROGRAMA
MÓDULO I:
- Introdução;
- Conceito de valor recuperável;
- Evidências de problemas de recuperação em ativos;
- Reconhecimento e mensuração de valor recuperável;
- Valor líquido de venda;
- Valor em uso;
- Ativos intangíveis;
- Goodwill;
- Unidade geradora de caixa;
- Reversão da perda por desvalorização do ativo;
- Custo médio ponderado de capital;
- Aspectos tributários da perda por impairment;
- Divulgação;
- Exemplos de divulgação do impairment em demonstrações financeiras;
- Exemplo de laudo de impairment.
MÓDULO II:
- Combinação de negócios (NBC TG 15 – IFRS 3);
- Cálculo do Purchase Price Allocation (PPA).
APOIO
LOCALIZAÇÃO
On-line
Para solicitar este tema exclusivamente para a sua empresa na modalidade “In Company” clique aqui.
Realização

