Mestre em Administração Estratégica de Negócios – UNAM – Argentina (concluindo), MBA em Logística pelo IBMEC e MBA em Varejo e Serviços – Centro de Pesquisa e Varejo – CEPEV e graduado em Administração de Empresas também pelo IBMEC.
Trabalhou em diversas empresas de diferentos segmentos: Deloitte, Rede Multi Market, Instituto Costa Verde, Amoedo, Nova Rainha e atualmente na Fábrica de Bolo Vó Alzira.
Com sólida experiência adquirida durante a carreira – área de Gestão de Projetos (Acompanhamento de Programas, Definição de Portfólio, Implantação de PMO, Forte orientação para cumprimento das restrições dos projetos), na área de Gestão Administrativa (Acompanhamentos, Controles, Análises Operacionais, Estratégicas e Contratos); Gestão Comercial (Negociações com empresas dos diversos setores); Logística (Implementação de Centrais de Distribuição, trabalhando com foco nos pilares logísticos: Armazenar, Distribuir e Gerir Estoques); Financeira (Análises de fluxo de caixa, Budget, Forecast e Investimentos); Marketing (Criação de campanhas promocionais, Eventos diversos, Ferramentas para aumento de faturamento) e R.H. (Contratação e Treinamento), focado na elaboração, implementação e acompanhamento dos resultados.
Vivência na atuação em elaboração de Budgets, Business Plan, acompanhamento de Real X Orçado, estudo de mercado, preparando e criando relatórios financeiros e gerenciais para a tomada de decisão. Experiência em Planejamento e Controle Orçamentário de Custos, através de identificação de gaps, definição de indicadores, parâmetros e clusters para análises, negociação e validação de metas, elaboração e implementação de planos de ação e ferramentas para acompanhamento dos resultados. Foco orientado para redução das despesas fixas e variáveis, identificando oportunidades de ganho através da implementação de ferramentas para análise de contratos e consumo e padronização das ações visando o alcance das metas.
Experiência em Organização e Métodos, participando de projetos de modelagem de processos, com foco na otimização da rotina de trabalho e na integração dos setores da empresa através da identificação e análise de processos e seus respectivos pontos críticos/de melhoria e indicadores de desempenho; elaboração e avaliação de políticas e procedimentos e confecção de manuais operacionais;

Temas ministrados no IBEF-Rio por Marcos Vinicius Cavalcante dos Santos