Gerenciamento dos Riscos da Cadeia Logística – case do REPETRO SPED

09 de setembro de 2019 - 09h00 às 18h00
Carga Horária: 08 horas - Núcleo:

Mesmo antes da última onda mundial de inconstâncias econômicas e políticas, as cadeias logísticas – supply chains (SC) encontravam-se em trajetória de crescente complexidade. Executivos enfrentavam mais extensos e intrincados processos de SC sob ambientes desafiadores, sendo forçados a alcançar novos territórios, em busca de oportunidades para redução de custos e maior agilidade. A globalização e a interdependência crescente da SC elevaram ainda mais o nível de volatilidade e vulnerabilidade, sem chance aparente de normalização e expondo as SCs das empresas a riscos de falhas amplificados raramente vistos até então, mais amplos em escopo e maiores quanto ao impacto potencial do que aqueles do passado recente. A incerteza tornou-se norma. Este novo ambiente exige uma SC mais inteligente e resiliente.
Focando o case do REPETRO SPED, este quadro se mostra particularmente interessante graças às incertezas procedimentais, operacionais e fiscais que perduram desde sua criação em 1999, agravadas pela atual metamorfose sofrida com sua transformação para regime aduaneiro/tributário e sua adequação ao SPED, que se não forem bem conhecidas, planejadas e tratadas certamente acarretarão dissabores financeiros e temporais insuportáveis aos seus usuários.

OBJETIVO

Atendendo à crescente demanda por capacitação profissional para o enfrentamento desse desafio, este curso explora as habilidades necessárias para a reunião de todos os participantes chaves da SC estendida e para a facilitação do planejamento conjunto, da mitigação dos riscos e do acompanhamento dos resultados operacionais, mediante soluções que contemplem todas as funções empresariais e tomadas de decisões estratégicas essenciais para o sucesso da empresa.
É ministrado por um Engenheiro especialista no assunto e instrutor profissional experimentado, que irá apresentar a metodologia, aplicada a casos reais e consolidada através de exercício prático real, além de esclarecer dúvidas dos participantes relacionadas com os temas apresentados.

PÚBLICO-ALVO

Dirigentes, gestores, consultores, engenheiros de produção e de suprimento, economistas, analistas e operadores logísticos e de comércio exterior, traders.

BENEFÍCIOS ESPERADOS PARA O PARTICIPANTES

Capacitar-se a identificar os pontos da cadeia logística do Repetro SPED onde os benefícios podem ser maximizados com o aumento da proteção contra falhas.

BENEFÍCIOS ESPERADOS PARA A ORGANIZAÇÃO

Capacitação de profissionais para otimização de custos, alavancagem de lucros, além de ganhos na agilidade e flexibilidade com maior segurança de suas operações logísticas com o Repetro SPED.

PROGRAMA

Módulo I – Introdução

Módulo II – Conceitos
1. Perigos e riscos afetando a Cadeia Logística
2. Riscos negativos e positivos
3. Riscos operacionais e financeiros

Módulo III – Gerenciamento de riscos da Cadeia Logística
4. Planejamento
4.1 Identificação: visões gerenciais e tipos de riscos
4.2. Avaliação: probabilidade X impacto
4.3. Mitigação
5. Execução
5.1 Varredura
5.2 Resposta
5.3 Medição: Valor em Risco (VaR), preferências ao risco, função utilidade, resiliência
6. Estudos de casos

Módulo IV – Estratégias de Mitigação
7. Operacionais
8. Operacionais/financeiras
9. Conforme a preferência ao risco
10. “Hedging” operacional
11. “Hedging” financeiro
12. Medidas para evitar interrupção da cadeia

Módulo V – Case do Repetro Sped: consolidação da metodologia apresentada pela aplicação dos procedimentos de análise e resultado à cadeia logística do Repetro Sped com uso de ferramentas computacionais
13. Categorização dos riscos
14. Definição dos padrões e processos empresariais
15. Princípios da análise Bayesiana
16. Princípios do método de simulação de Monte Carlo via Cadeia Markoviana (MCMC)
17. Ferramentas analíticas
18. Construção automatizada do modelo a partir de dados operacionais desbalanceados, aperfeiçoado pelo conhecimento de especialistas
19. Análise das probabilidades dos fatores de risco
20. Análise dos impactos dos fatores de risco
21. Definição e escolha das estratégias de mitigação, considerando seus custos e seus efeitos
22. Resultados e conclusões

LOCALIZAÇÃO Localização no Google Maps

IBEF-Rio, na Av. Rio Branco, 156, Conj. 402/4º andar – Ala C, Centro-RJ - (Fácil acesso com localização privilegiada sobre a Estação Carioca do Metrô, em frente ao VLT, a 100 m do Estacionamento Ed. Garagem - Menezes Cortes - e a 5 min. do aeroporto Santos Dumont).

INVESTIMENTO

Integral: R$ 540,00

FOA - Funcionários de Organizações Associadas ao IBEF: R$ 504,00

Associados ao IBEF: R$ 270,00

O investimento inclui: Certificado, material didático e intervalo com kit lanche individual.

Dados do Participante

* Itens com preenchimento obrigatório.

Condições do Serviço

EDUCAÇÃO EMPRESARIAL

IBEF Rio de Janeiro

POLÍTICA DE PAGAMENTO, CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO, CANCELAMENTO E REEMBOLSO/INFORMAÇÕES

  • Pagamento

O IBEF Rio de Janeiro comunica aos participantes de suas atividades que os pagamentos podem ser realizados da seguinte forma:

Pessoa Jurídica: faturamos para até 30 dias emitindo boleto e NF.

Pessoa Física: em espécie (moeda R$) em nossa Secretaria; depósito bancário; boleto à vista; cheque em até 3 vezes, sendo o primeiro cheque descontado em no máximo, 5 (cinco dias) úteis antes da realização do evento e os demais cheques para 30 e 60 dias; cartão de crédito ou débito pelo PagSeguro em nosso site (não dispomos de máquina física em nossa Sede).

O prazo máximo de 5 dias úteis antes da realização do evento deverá ser respeitado para todas as modalidades de pagamento, excluindo somente o pagamento on-line através do PagSeguro. A partir deste prazo não podemos garantir a confirmação de inscrição devido ao limite de participantes de cada evento.

Dados para Depósito

Favorecido: Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF Rio de Janeiro
CNPJ: 34.163.329/0001-95 – I.M: 00.308.927
Itaú: Nº Banco: 341 – Agência: 8548 – C/C: 25781-8
Banco do Brasil: Nº Banco: 001 – Agência: 183-X – C/C: 420085-3
Bradesco: Nº Banco: 237 – Agência: 3122-4 – C/C 082339-2

Observações

É indispensável o envio do comprovante de depósito via e-mail para reservas@ibefrio.org.br e financas@ibefrio.org.br, constando nome completo e o respectivo curso/palestra que se refere a fim de identificarmos o pagamento e confirmarmos a inscrição. O prazo de 5 dias úteis anteriores à realização do evento também deverá ser respeitado para o envio da comprovação de pagamento.

Nota fiscal deverá ser solicitada via e-mail para financas@ibefrio.org.br

  • Confirmação de Inscrição

A confirmação do evento acontecerá via e-mail quando o número mínimo de inscrições estiver confirmado para viabilizar a sua realização. O prazo para a confirmação será em 72 horas antes da realização do evento.

Ressaltamos que a inscrição do participante só é efetivada após a confirmação da identificação do pagamento.

  • Cancelamento

 Para solicitar cancelamento de inscrição em eventos, favor enviar e-mail para reservas@ibefrio.org.br com no mínimo 72 horas úteis de antecedência, indicando a sua preferência por reembolso ou crédito.

Caso este prazo não seja respeitado, o IBEF Rio de Janeiro não possuí nenhuma obrigação de devolução do valor pago, seja este integral ou parcial. Em adição, se o valor estiver sendo parcelado, cabe ao participante honrar com as demais parcelas, independentemente da modalidade de pagamento escolhida. Quando uma inscrição for solicitada e não for cancelada com 72 horas de antecedência e o pagamento (integral ou parcial) não for identificado, será cobrado o valor de R$ 70,00 referente aos custos de impressão do material didático, certificado, placas e outras providências necessárias para receber o participante no referido curso/palestra/evento.

Exemplo:

Se o evento estiver marcado para uma segunda-feira, a solicitação de cancelamento deverá ser formalizada, impreterivelmente, na quarta-feira da semana anterior à sua realização. Após este prazo, o participante perde o seu direito ao reembolso ou crédito.

Em caso de cancelamento do evento, os inscritos serão avisados com antecedência mínima de 72 horas úteis antes da realização. A exceção deste prazo será apenas por motivos de força maior.

  • Reembolso ou Crédito

Em caso de cancelamento da inscrição pelo participante em até 72 horas antes da realização do evento temos duas formas de devolução dos valores pagos: por depósito na conta corrente do favorecido em até cinco dias úteis após a solicitação ou por meio de crédito por até 06 (seis) meses para utilização em nossas atividades. Para participantes que realizaram o pagamento pelo PagSeguro verificar os procedimentos de cancelamento no próprio site.

Em caso de cancelamento do evento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido integralmente por depósito na conta corrente do favorecido em até cinco dias úteis após o cancelamento ou por meio de crédito por até 06 (seis) meses para utilização em nossas atividades. Porém, não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa, desta forma sempre orientamos os participantes aguardarem o recebimento da confirmação do evento por e-mail.

  • Informações

Todos os nossos cursos possuem certificado. Caso alguma Palestra não contenha a informação de que o certificado está incluído e necessite ou deseje a comprovação de presença, favor solicitar via e-mail para reservas@ibefrio.org.br.

Ao confirmar a sua inscrição nos cursos, palestras e eventos, os participantes e instrutores/palestrantes, autorizam a utilização da sua imagem e também do seu nome nas mídias sociais, impressas e digitais, veiculadas pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças.

Esta autorização é concedida a título gratuito, abrangendo todo território nacional e o exterior, em todas as suas modalidades e sem limite de tempo ou número de utilizações. Consequentemente, os participantes e instrutores/palestrantes, concordam ser identificados pelo nome, sem título de direitos conexos à sua imagem.

Ao confirmar sua inscrição e/ou participação nas atividades do IBEF, os instrutores/palestrantes e participantes autorizam a utilização de seus dados pessoais e profissionais para o envio de comunicados de nossas atividades e compartilhamento com empresas associadas e parceiras do Instituto.

Caso o palestrante/instrutor/participante não deseje ou não possa autorizar o uso da sua imagem ou de seus dados, solicitamos que avise à equipe do IBEF-Rio.

Para solicitar este tema exclusivamente para a sua empresa na modalidade “In Company” clique aqui.

Realização