Gestão Social e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS

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Todas as informações sobre o tema encontram-se abaixo.
Programa sujeito a alterações.

Cada vez mais os produtos e serviços se assemelham. E seus preços e condições de comercialização se equivalem. Para se diferenciar em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas necessitam agregar valor ao seu negócio, promovendo sua imagem e reputação junto aos seus stakeholders.

Ao mesmo tempo, as empresas e seus empreendimentos são impactados pelas relações com a sociedade. Nesse sentido, por exemplo, os cronogramas dos novos empreendimentos têm sofrido atrasos significativos devido a falhas no relacionamento do empreendedor com segmentos sociais afetados direta ou indiretamente por suas ações.

O impacto das tecnologias da informação sobre a faixa mais jovem da população, revolucionou o processo de comunicação, levando as novas gerações a incorporarem atitudes e práticas aos hábitos de consumo.

Independente do segmento empresarial, a sociedade reconhece e premia com suas escolhas, as empresas preocupadas com o impacto de seus negócios e com o desenvolvimento sustentável. A incorporação dos ODS aos negócios se constitui em uma janela de oportunidades que não deve ser negligenciada. Por outro lado, a gestão das condicionantes socioambientais é imprescindível para o sucesso de um empreendimento.

E sobre como aproveitar essa janela de oportunidades e como melhorar a gestão socioambiental, que esse curso está estruturado.

OBJETIVOS

Contribuir com as organizações para que identifiquem e incorporem os ODS aos seus negócios, sem aumento significativo de custos, dando conhecimento aos seus stakeholders de como estão implementando e gerenciando as variáveis do desenvolvimento sustentável na organização.

Definir estratégias promocionais que contribuam para impactar a imagem e a reputação da empresa, a partir da identificação de como a organização está trabalhando os ODS.

PÚBLICO-ALVO

Gerentes e executivos de organizações interessados em conhecer ferramentas e desenvolver estratégias que facilitem a incorporação dos ODS em suas áreas de atuação.

Profissionais de áreas de Responsabilidade Social, Comunicação e Marketing, Recursos Humanos, SMS e outras, que tenham sob sua responsabilidade, implementar projetos e atividades ligados ao desenvolvimento sustentável em suas organizações.

BENEFÍCIOS ESPERADOS PARA O PARTICIPANTE

Saber identificar quais os ODS estão presentes em sua organização e como os mesmos se relacionam às condicionantes socioambientais. Conhecer na prática mecanismos e estratégias que facilitam a incorporação das ODS nas áreas de atuação e sua organização. Estar capacitado para estruturar e implantar um programa de comunicação que leve em conta os ODS e divulgar seus resultados os diferentes públicos de interesse.

BENEFÍCIOS PARA A ORGANIZAÇÃO

Identificar os ODS presentes em suas atividades e desenvolver estratégias para implementá-los, relacionando-os às condicionantes socioambientais. Divulgar suas ações de promoção dos ODS junto aos seus públicos de interesse. Ser reconhecida como organização participante dos esforços para a consecução dos ODS da ONU, impactando positivamente sua imagem e reputação.

METODOLOGIA

Aprender fazendo. Assim podemos resumir a metodologia do curso. Trabalhar com base científica e referencial teórico, privilegiando a participação e a cooperação, por meio do diálogo e de dinâmicas de grupo. Exposição dialogada e construção crítica, ampliando o acesso ao conhecimento.

Apresentação e discussão de cases reais. O curso se desenvolverá em 4 módulos de 2 horas cada um. Serão trabalhados Modelos operacionais de PECOM, Ferramentas de Gestão de Condicionantes socioambientais e implementação dos ODS dentre outros.

PROGRAMA

Módulo I – Por que a ONU estabeleceu os ODS 

  • Quais são, o que representam e como foram estabelecidos os ODS;
  • Quem são os responsáveis pelo cumprimento dos ODS: o papel dos Governos, das Empresas e das Organizações Sociais;
  • O papel dos diferentes agentes sociais na implementação dos ODS;
  • Os compromissos do Brasil com os ODS;
  • O papel de cada um na consecução dos ODS. Qual o tamanho do seu todo?
  • Os ODS na prática.

Módulo II – Condicionantes socioambientais: oportunidade ou ameaça? 

  • O papel dos órgãos fiscalizadores no estabelecimento e na implementação das condicionantes socioambientais;
  • Atendimento às medidas socioambientais e suas correlações com os ODS;
  • Como transformar ameaças em oportunidades.

Módulo III – Sustentabilidade: luxo ou necessidade? 

  • A organização no Sec. XXI e suas relações com os novos arranjos socioeconômicos;
  • Os princípios da sustentabilidade no dia a dia das organizações;
  • O valor agregado das práticas sustentáveis.

Módulo IV – Planejamento estratégico de comunicação

  • Comunicando o cumprimento das condicionantes socioambientais ais diferentes públicos;
  • Promoção das atividades da Organização em relação aos ODS;
  • Construção de um PECOM (Plano estratégico de Comunicação).

LOCALIZAÇÃO Localização no Google Maps

IBEF-Rio, na Av. Rio Branco, 156, Conj. 402/4º andar – Ala C, Centro-RJ - (Fácil acesso com localização privilegiada sobre a Estação Carioca do Metrô, em frente ao VLT, a 100 m do Estacionamento Ed. Garagem - Menezes Cortes - e a 5 min. do aeroporto Santos Dumont).

INVESTIMENTO

Integral: R$ 640,00

FOA - Funcionários de Organizações Associadas ao IBEF: R$ 480,00

Associados ao IBEF: R$ 320,00

O investimento inclui: Certificado, material didático (slides), material extra e intervalo com kit lanche individual.

Gostaria de ser avisado(a) quando o tema estiver agendado


* Itens com preenchimento obrigatório

EDUCAÇÃO EMPRESARIAL

IBEF Rio de Janeiro

POLÍTICA DE PAGAMENTO, CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO, CANCELAMENTO E REEMBOLSO/INFORMAÇÕES

  • Pagamento

O IBEF Rio de Janeiro comunica aos participantes de suas atividades que os pagamentos podem ser realizados da seguinte forma:

Pessoa Jurídica: faturamos para até 30 dias emitindo boleto e NF.

Pessoa Física: em espécie (moeda R$) em nossa Secretaria; depósito bancário; boleto à vista; cheque em até 3 vezes, sendo o primeiro cheque descontado em no máximo, 5 (cinco dias) úteis antes da realização do evento e os demais cheques para 30 e 60 dias; cartão de crédito ou débito pelo PagSeguro em nosso site (não dispomos de máquina física em nossa Sede).

O prazo máximo de 5 dias úteis antes da realização do evento deverá ser respeitado para todas as modalidades de pagamento, excluindo somente o pagamento on-line através do PagSeguro. A partir deste prazo não podemos garantir a confirmação de inscrição devido ao limite de participantes de cada evento.

Dados para Depósito

Favorecido: Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF Rio de Janeiro
CNPJ: 34.163.329/0001-95 – I.M: 00.308.927
Itaú: Nº Banco: 341 – Agência: 8548 – C/C: 25781-8
Banco do Brasil: Nº Banco: 001 – Agência: 183-X – C/C: 420085-3
Bradesco: Nº Banco: 237 – Agência: 3122-4 – C/C 082339-2

Observações

É indispensável o envio do comprovante de depósito via e-mail para reservas@ibefrio.org.br e financas@ibefrio.org.br, constando nome completo e o respectivo curso/palestra que se refere a fim de identificarmos o pagamento e confirmarmos a inscrição. O prazo de 5 dias úteis anteriores à realização do evento também deverá ser respeitado para o envio da comprovação de pagamento.

Nota fiscal deverá ser solicitada via e-mail para financas@ibefrio.org.br

  • Confirmação de Inscrição

A confirmação do evento acontecerá via e-mail quando o número mínimo de inscrições estiver confirmado para viabilizar a sua realização. O prazo para a confirmação será em 72 horas antes da realização do evento.

Ressaltamos que a inscrição do participante só é efetivada após a confirmação da identificação do pagamento.

  • Cancelamento

 Para solicitar cancelamento de inscrição em eventos, favor enviar e-mail para reservas@ibefrio.org.br com no mínimo 72 horas úteis de antecedência, indicando a sua preferência por reembolso ou crédito.

Caso este prazo não seja respeitado, o IBEF Rio de Janeiro não possuí nenhuma obrigação de devolução do valor pago, seja este integral ou parcial. Em adição, se o valor estiver sendo parcelado, cabe ao participante honrar com as demais parcelas, independentemente da modalidade de pagamento escolhida. Quando uma inscrição for solicitada e não for cancelada com 72 horas de antecedência e o pagamento (integral ou parcial) não for identificado, será cobrado o valor de R$ 70,00 referente aos custos de impressão do material didático, certificado, placas e outras providências necessárias para receber o participante no referido curso/palestra/evento.

Exemplo:

Se o evento estiver marcado para uma segunda-feira, a solicitação de cancelamento deverá ser formalizada, impreterivelmente, na quarta-feira da semana anterior à sua realização. Após este prazo, o participante perde o seu direito ao reembolso ou crédito.

Em caso de cancelamento do evento, os inscritos serão avisados com antecedência mínima de 72 horas úteis antes da realização. A exceção deste prazo será apenas por motivos de força maior.

  • Reembolso ou Crédito

Em caso de cancelamento da inscrição pelo participante em até 72 horas antes da realização do evento temos duas formas de devolução dos valores pagos: por depósito na conta corrente do favorecido em até cinco dias úteis após a solicitação ou por meio de crédito por até 06 (seis) meses para utilização em nossas atividades. Para participantes que realizaram o pagamento pelo PagSeguro verificar os procedimentos de cancelamento no próprio site.

Em caso de cancelamento do evento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido integralmente por depósito na conta corrente do favorecido em até cinco dias úteis após o cancelamento ou por meio de crédito por até 06 (seis) meses para utilização em nossas atividades. Porém, não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa, desta forma sempre orientamos os participantes aguardarem o recebimento da confirmação do evento por e-mail.

  • Informações

Todos os nossos cursos possuem certificado. Caso alguma Palestra não contenha a informação de que o certificado está incluído e necessite ou deseje a comprovação de presença, favor solicitar via e-mail para reservas@ibefrio.org.br.

Ao confirmar a sua inscrição nos cursos, palestras e eventos, os participantes e instrutores/palestrantes, autorizam a utilização da sua imagem e também do seu nome nas mídias sociais, impressas e digitais, veiculadas pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças.

Esta autorização é concedida a título gratuito, abrangendo todo território nacional e o exterior, em todas as suas modalidades e sem limite de tempo ou número de utilizações. Consequentemente, os participantes e instrutores/palestrantes, concordam ser identificados pelo nome, sem título de direitos conexos à sua imagem.

Ao confirmar sua inscrição e/ou participação nas atividades do IBEF, os instrutores/palestrantes e participantes autorizam a utilização de seus dados pessoais e profissionais para o envio de comunicados de nossas atividades e compartilhamento com empresas associadas e parceiras do Instituto.

Caso o palestrante/instrutor/participante não deseje ou não possa autorizar o uso da sua imagem ou de seus dados, solicitamos que avise à equipe do IBEF-Rio.

Para solicitar este tema exclusivamente para a sua empresa na modalidade “In Company” clique aqui.

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