Gestão de Riscos Corporativos: Mapeamento e Quantificação

18h00 às 22h00
TEMA SEM DATA PREVISTA PARA A PRÓXIMA REALIZAÇÃO.
GOSTARIA DE SER AVISADO(A) ASSIM QUE ESTIVER AGENDADO? SOLICITE NO BOTÃO AVISE-ME


OU SOLICITE O TEMA PARA A SUA EMPRESA

Todas as informações sobre o tema encontram-se abaixo.
Programa sujeito a alterações.

Atualmente uma corrida foi iniciada nas empresas que operam no Brasil e também no exterior para implantação de sistemas de gerenciamento de risco.

Tal ação foi motivada pelas recentes mudanças na legislação relacionada à problemas de terrorismo, corrupção (Lava-Jato) e responsabilidade social das empresas, apoiado nos eventos catastróficos que ocorreram no Brasil como o caso de Mariana/Brumadinho, e internacionalmente como a fraude no sistema de emissão de gases na Volkswagen/Alemanha.

Este movimento pode ser espontâneo ou motivado por regulações originadas nos diversos órgãos reguladores e fiscalizadores do Brasil (TCU, AGU, SUSEP, BACEN, Aduana/Receita Federal). Repentinamente setores foram criados, demonstrando uma carência tremenda de pessoas realmente capacitadas para implementarem sistemas de gestão.

OBJETIVOS

Trata-se de um curso prático onde serão simuladas atividades de implantação de um sistema piloto. É de fundamental importância que analistas aprendam a desenvolver Mapas de Riscos, obter e apontar Indicadores de Vulnerabilidade (global e setorial), avaliando o impacto com o custo da mitigação.

Complementarmente o curso permitirá a conscientização de atividades, como: gestão de Compliance e Controles Internos, que certamente contribuirá na formação do profissional focado na Gestão de Riscos.

Os conceitos de controle se dará por meio de mapeamento de processos, utilização das melhores práticas eliminando fraquezas e ineficiências.

PÚBLICO ALVO

Profissionais encarregados de implantar sistema de gestão de risco nas empresas, sejam colaboradores, consultores, especificamente ligados à etapa de Identificação, Classificação, Mapeamento/Registro e Quantificação de riscos corporativos.

BENEFÍCIOS PARA O PARTICIPANTE

Aos participantes será apresentada a forma adequada de conduta da Área de Riscos, sua atuação e como emitir relatórios para a Alta Administração.

Outro benefício é o de permitir o entendimento dos conceitos básicos de Controles Internos e de Compliance, alinhando a empresa ao mercado atual.

BENEFÍCIOS PARA A ORGANIZAÇÃO

Quadros técnicos capacitados para exercerem as funções de Analistas de Riscos capazes de entender e interpretar o risco na visão da gestão empresarial, de exercer análises para poder interagir com toda Governança, demonstrando tolerância a determinados riscos visíveis e evitando eventuais barreiras que possam impedir que se monitore, tempestivamente, os processos visando possibilidades de materialização do risco diante do apetite de fatores internos ou externos.

METODOLOGIA

O treinamento será desenvolvido, basicamente, com apresentação do material em audiovisual, exemplos de casos reais e discussão dos assuntos apresentados, com o objetivo de fixar os conceitos apresentados.

O material necessário para o acompanhamento do curso será fornecido em forma de apostila, descritiva. Serão utilizados programas disponibilizados pelo Governo Federal (CGU e TCU) e pela empresa ROV-Brasil, em versão Excel (a mesma que utiliza para um pequeno serviço de consultoria).

PROGRAMA:

Módulo I – Introdução:

Riscos Corporativos – Apresentação Geral do tema

  • O que é Risco, do ponto de vista de gestão empresarial
  • O que é Gestão de Riscos?
  • Qual a ligação de Governança Corporativa, Compliance e Gestão de Risco
  • Razões para Implantação de uma Área de Riscos na Empresa;
  • Como é o processo de análise de riscos corporativos?
  • Razões para Monitoramento Tempestivo de Riscos na Empresa;
  • Principais Barreiras – Responsabilidade sobre Riscos.
  • Modelo de mapeamento, quantificação e divulgação dos riscos corporativos (exemplos de alguns modelos já empregados)
  • Avaliação do padrão de Tolerância ao Risco de cada empresa (Função Utilidade)

Módulo II – Primeira etapa:

– Identificação das variáveis linguísticas, do Apetite e a Tolerância ao Risco

– Determinação dos parâmetros de Apetite e Tolerância ao Risco Corporativo

    • Conceito de Função Utilidade para identificar da Tolerância ao Risco
    • Definição das escalas de gestão de risco, segundo o valor esperado do evento de risco

– Conceito de Teoria Fuzzy aplicada ao método de quantificação do risco e como é feita a conversão de valores qualitativos em valores quantitativos

    • Demonstração da necessidade de linearização da escala Impacto
    • Definição dos conjuntos categóricos (variáveis linguísticas) que definem a variável probabilidade e a variável Intensidade ou impacto

– Organização da taxonomia associada a classificação dos eventos de risco em Pilares (ou Divisão de Negócio) Categoria Grades temas de risco) e grupo de risco. O objetivo dessa classificação é produzir diversos relatórios de interesse dos stakeholders e administração interna.

Módulo III – Segunda etapa:

Mapeamento dos Riscos Corporativos

– Qualificação do Gestor de Risco (Risk Owner) dentro da cadeia de processos de negócio onde poderão ocorrer os eventos que serão mapeados e levantamento inicial dos eventos críticos de risco

  • Introdução. Identificação da Visão, Missão e Valores e do Planejamento Estratégico da empresa – Caracterização de como esses itens podem ser afetados por um evento de risco corporativo.
  • Identificação dos principais processos de negócios onde o Gestor de Risco está envolvido ou responsável por sua mitigação, monitoramento e publicidade.
  • Qualificação formal do Gestor de Risco (Risk Owner).

– Brainstorm – Identificação dos Eventos Críticos de Risco

  • Identificação dos riscos potenciais associados ao Risk Owner.
  • Caracterização dos eventos-de-risco (causas e consequência) que explique o risco identificado.
  • Identificação dos tipos de riscos mapeados (administrativos, operacional ou corporativo). Identificação se é um risco herdado de uma etapa anterior dentro da cadeia do processo de negócio ou que será herdado estágio seguinte.
  • Identificação dos controles atuais que mitigam os riscos identificados.
  • Descrição final dos eventos de risco mapeados, segundo suas causas, consequências e controles.

– Quantificação dos Eventos Críticos de isco – Eventos Corporativos

  • Identificação dos especialistas alocados cada atividade afetada pelo evento de risco.
  • Processo de votação da percepção qualitativa da probabilidade associada à causa e do impacto pecuniário, relacionado a cada evento de risco. Objetivo dessa etapa é quantificar o Risco Bruto e o Risco Residual com base no ambiente de tolerância ao Risco da empresa.
  • Detalhamento dos controles já implantados e a implantar. O objetivo dessa etapa é obter o Risco Inerente ou Atual e o grau de vulnerabilidade ou Graus de Fragilidade da empresa.

– Elaboração de Relatórios

  • Montagem de Mapas de Risco.
  • Montagem de Indicadores de Vulnerabilidade global e setorial.
  • Montagem de Matriz Risco Atual versus custo de mitigação.

LOCALIZAÇÃO Localização no Google Maps

IBEF-Rio, na Av. Rio Branco, 156, Conj. 402/4º andar – Ala C, Centro-RJ - (Fácil acesso com localização privilegiada sobre a Estação Carioca do Metrô, em frente ao VLT, a 100 m do Estacionamento Ed. Garagem - Menezes Cortes - e a 5 min. do aeroporto Santos Dumont).

INVESTIMENTO

Integral: 880.00

Funcionários de Organizações Associadas - FOA: 660.00

Associado: 440.00

O investimento inclui: Certificado, material didático e intervalo com kit lanche individual.

Gostaria de ser avisado(a) quando o tema estiver agendado


* Itens com preenchimento obrigatório

Evento


* Itens com preenchimento obrigatório

EDUCAÇÃO EMPRESARIAL

IBEF Rio de Janeiro

POLÍTICA DE PAGAMENTO, CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO, CANCELAMENTO E REEMBOLSO

  • Pagamento

O IBEF Rio de Janeiro comunica aos participantes de suas atividades que os pagamentos podem ser realizados da seguinte forma:

Pessoa Jurídica: faturamos para até 30 dias emitindo boleto e NF.

Pessoa Física: em espécie (moeda R$) em nossa Secretaria; depósito bancário; boleto à vista; cheque em até 3 vezes, sendo o primeiro cheque descontado em no máximo, 5 (cinco dias) úteis antes da realização do evento e os demais cheques para 30 e 60 dias; cartão de crédito ou débito pelo PagSeguro em nosso site (não dispomos de máquina física em nossa Sede).

O prazo máximo de 5 dias úteis antes da realização do evento deverá ser respeitado para todas as modalidades de pagamento, excluindo somente o pagamento on-line através do PagSeguro. A partir deste prazo não podemos garantir a confirmação de inscrição devido ao limite de participantes de cada evento.

Dados para Depósito

Favorecido: Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF Rio de Janeiro
CNPJ: 34.163.329/0001-95 – I.M: 00.308.927
Itaú: Nº Banco: 341 – Agência: 8548 – C/C: 25781-8
Banco do Brasil: Nº Banco: 001 – Agência: 183-X – C/C: 420085-3
Bradesco: Nº Banco: 237 – Agência: 3122-4 – C/C 082339-2

Observações

É indispensável o envio do comprovante de depósito via e-mail para reservas@ibefrio.org.br e financas@ibefrio.org.br, constando nome completo e o respectivo curso/palestra que se refere a fim de identificarmos o pagamento e confirmarmos a inscrição. O prazo de 5 dias úteis anteriores à realização do evento também deverá ser respeitado para o envio da comprovação de pagamento.

Nota fiscal deverá ser solicitada via e-mail para financas@ibefrio.org.br

  • Confirmação de Inscrição

A confirmação do evento acontecerá via e-mail quando o número mínimo de inscrições estiver confirmado para viabilizar a sua realização. O prazo para a confirmação será em 72 horas antes da realização do evento.

Ressaltamos que a inscrição do participante só é efetivada após a confirmação da identificação do pagamento.

  • Cancelamento

 Para solicitar cancelamento de inscrição em eventos, favor enviar e-mail para reservas@ibefrio.org.br com no mínimo 72 horas úteis de antecedência, indicando a sua preferência por reembolso ou crédito.

Caso este prazo não seja respeitado, o IBEF Rio de Janeiro não possuí nenhuma obrigação de devolução do valor pago, seja este integral ou parcial. Em adição, se o valor estiver sendo parcelado, cabe ao participante honrar com as demais parcelas, independentemente da modalidade de pagamento escolhida. Quando uma inscrição for solicitada e não for cancelada com 72 horas de antecedência e o pagamento (integral ou parcial) não for identificado, será cobrado o valor de R$ 70,00 referente aos custos de impressão do material didático, certificado, placas e outras providências necessárias para receber o participante no referido curso/palestra/evento.

Exemplo:

Se o evento estiver marcado para uma segunda-feira, a solicitação de cancelamento deverá ser formalizada, impreterivelmente, na quarta-feira da semana anterior à sua realização. Após este prazo, o participante perde o seu direito ao reembolso ou crédito.

Em caso de cancelamento do evento, os inscritos serão avisados com antecedência mínima de 72 horas úteis antes da realização. A exceção deste prazo será apenas por motivos de força maior.

  • Reembolso ou Crédito

Em caso de cancelamento da inscrição pelo participante em até 72 horas antes da realização do evento temos duas formas de devolução dos valores pagos: por depósito na conta corrente do favorecido em até cinco dias úteis após a solicitação ou por meio de crédito por até 06 (seis) meses para utilização em nossas atividades. Para participantes que realizaram o pagamento pelo PagSeguro verificar os procedimentos de cancelamento no próprio site.

Em caso de cancelamento do evento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido integralmente por depósito na conta corrente do favorecido em até cinco dias úteis após o cancelamento ou por meio de crédito por até 06 (seis) meses para utilização em nossas atividades. Porém, não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa, desta forma sempre orientamos os participantes aguardarem o recebimento da confirmação do evento por e-mail.

Informações

Todos os nossos cursos possuem certificado. Caso alguma Palestra não contenha a informação de que o certificado está incluído e necessite ou deseje a comprovação de presença, favor solicitar via e-mail para reservas@ibefrio.org.br.

Ao confirmar a sua inscrição nos cursos, palestras e eventos, os participantes e instrutores/palestrantes, autorizam a utilização da sua imagem e também do seu nome nas mídias sociais, impressas e digitais, veiculadas pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças.

Esta autorização é concedida a título gratuito, abrangendo todo território nacional e o exterior, em todas as suas modalidades e sem limite de tempo ou número de utilizações. Consequentemente, os participantes e instrutores/palestrantes, concordam ser identificados pelo nome, sem título de direitos conexos à sua imagem.

Caso o palestrante/instrutor/participante não deseje ou não possa autorizar o uso da sua imagem, solicitamos que avise à equipe do IBEF-Rio.

Realização